Ainda com uma jornada por disputar até ao final da Liga BBVA, o Barcelona sagrou-se já o novo campeão da época 2014/15, podendo agora focar-se a 100% no final da Taça do Rei e, também, na final da Liga dos Campeões. Sob os comandos de Luis Enrique, o Barcelona manteve-se até à 25ª jornada do campeonato espanhol no encalço do Real Madrid, até lhes conseguir roubar a liderança e sagrar-se campeão, esta tem vindo a ser uma grande temporada para os Culés, podendo vir a ser recheada de títulos. Já o Athletic Bilbao, apesar de não conseguir um desempenho semelhante ao da época transacta, em que terminou o campeonato em 4º lugar, encontram-se em 7º lugar, fora de qualquer lugar de acesso a competições Europeias. Contudo, como habitual, marca bem a sua presença na Taça do Rei.
Em busca da 27ª Taça do Rei

Barça afunda Submarino Amarelo na meia-final.
Já sagrado campeão da Liga BBVA, o Barcelona encontra-se ainda a mostrar um excelente desempenho na Liga dos Campeões, onde se prepara para disputar a final contra a Juventus, no dia 06 de Junho. Já na Taça do Rei, o Barça é o conjunto espanhol que mais vezes se sagrou vencedor desta competição, tendo já levantado 26 Taças do Rei, sendo o Athletic Bilbao, adversário desta final, o 2º conjunto com mais títulos, 23. Sob os comandos de Luis Enrique, este conjunto entrou nesta competição na 4ª ronda, onde levou a melhor, com grande facilidade, sobre o Huesca, conjunto da Segunda Divisão B. Seguindo para os oitavos-de-final, os Culés tiveram finalmente pela frente equipas do mesmo escalão de futebol, começando então pelo Elche, que levou a melhor por 9-0, resultado das duas mãos disputadas. Foi então nos quartos-de-final que tiveram maior dificuldade em progredir, tendo que enfrentar o poderoso Atlético de Madrid, que chegou a esta fase ao tirar do seu caminho o Real Madrid, na eliminatória anterior. Tendo levado a melhor sobre os Colchoneros em ambas mãos, por 4-2 como resultado final, o Barça avança então para a meia-final onde se superiorizou, com alguma facilidade, ao Villarreal, tendo vencido por 3-1 na 1ª e na 2ª mão. Apesar do melhor marcador desta Taça do Rei ser Iago Aspas, do Sevilla, com 7 golos, destacam-se ainda Neymar e Pedro Rodríguez, 2º e 3º melhores marcadores desta competição, 6 golos para o atacante brasileiro, e 5 para o avançado espanhol.
O jejum de 31 anos

Os Leões de San Mamés ficam um passo mais perto de quebrar o jejum de 31 anos.
Apesar de ser figura constante nas fases de eliminatórias na Taça do Rei, o Athletic Bilbao já não levanta a Taça do Rei há 31 anos, tendo conquistado o último título nesta competição na época de 1983/84, em que venceu também o principal escalão de futebol espanhol, e a Supertaça de Espanha. Sob os comandos do técnico Ernesto Valverde, este conjunto entrou na corrida pela Taça do Rei na 4ª ronda, onde tirou do seu caminho, com alguma dificuldade, o Alcoyano, um conjunto da Segunda Divisão B. Seguindo então para os oitavos-de-final, os Leões de San Mamés tiveram pela frente conjuntos do respectivo campeonato, onde eliminaram na primeira fase de eliminatórias o Celta de Vigo. Já nos quartos-de-final, embora com alguma dificuldade, e após empaterem a 1ª mão por 0-0, os bascos conseguiram-se superiorizar e levar a melhor por 1-0 na 2ª mão. Aparentemente, o embate de maior facilidade realizou-se na meia-final, onde levou a melhor sobre o Espanyol, tendo empatado a 1ª mão por 1-1, e vencido a 2ª por 0-2. Completamente focado em quebrar o jejum de títulos que dura já há 31 anos, nomeadamente o da Taça do Rei, que já conquistou por 23 vezes, sendo o 2º conjunto espanhol com mais títulos desta competição, o Athletic Bilbao prepara-se para fazer frente ao mais recente campeão da Liga BBVA.
Uma vez que o Real Madrid não se manifestou para permitir a realização da final da Taça do Rei no Santiago Bernabéu, a federação espanhola decidiu fazer uma votação para definir se o jogo se iria disputar em Valencia, Sevilha, Bilbau ou Barcelona. O Camp Nou foi o Estádio eleito, com 8 votos a mais que o novo San Mamés. Esta será na verdade a 7ª vez que estes conjuntos se encontram na final da Taça do Rei, tendo o Barcelona levado a melhor por 5 vezes, e o Athletic Bilbao as restantes 2. A última vez que estes conjuntos se encontraram na final desta competição, foi também a última vez que o Barça levantou a Taça do Rei, em 2011/12.
Boas Apostas!