Sérvia – Montenegro (UEFA Nations League)
A Sérvia e Montenegro colocam-se frente a frente este sábado no Estádio Estrela Vermelha, num desafio a contar para a 5ª jornada do Grupo 4 da Liga das Nações C. A selecção da casa é líder deste agrupamento e encontra-se invicta, pelo que uma vitória aqui seria um grande passo rumo à promoção nesta Liga das Nações. Do outro lado, a selecção de Montenegro ainda sonha emm seguir em frente, e os 3 pontos seriam suficientes subirem à liderança do agrupamento.
A Sérvia ocupa o 1º lugar deste Grupo 4 com 8 pontos, fruto de duas vitórias e dois empates, com parciais de 5 golos marcados e 2 golos sofridos. A Sérvia chega aqui ainda invicta neste Grupo 4, tendo começado a campanha neste agrupamento com uma vitória em terreno da Lituânia (0-1), empatando depois na recepção à Roménia (2-2), vencendo em terreno deste Montenegro (0-2) e por fim um empate na recepção à Roménia (0-0). Os sérvios lideram o grupo com 1 ponto a mais que o 2º Montenegro, e 2 pontos a mais que a 3ª Roménia, o que deixa a qualificação longe de estar assegurada, e torna a vitória neste desafio um factor absoluto.
A Sérvia conta com um lote de bons jogadores, onde sobressaem nomes como os talentosos, e jovens, defesas Milenkovic (Fiorentina) e Veljkovic (Werder Bremen), os médios Tadic (Ajax), Matic (Manchester United), Ljajic (Besiktas), Kostic (Frankfurt), Zivkovic (Benfica), entre outros, e o ponta de lança Mitrovic, (Fulham). Dmitrovic, do Eibar, e Milinkovic-Savic, da Lazio, estão de fora, ambos por lesão, mas o regresso do médio defensivo Matic aumenta ainda mais a qualidade da equipa no centro do terreno. Nota para o bom momento do avançado Mitrovic, o melhor marcador desta Liga C com 4 tentos assinalados.
Onze Provável: Jovanovic – Rukavina, Veljkovic, Milenkovic e Kolarov – Lukic e Matic – Kostic, Ljajic e Tadic – Mitrovic.
O Montenegro, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 7 pontos, fruto de duas vitórias, um empate e uma derrota, com parciais de 6 golos marcados e 3 golos sofridos. A selecção de Montenegro arrancou o seu percurso neste agrupamento com um empate em casa da Roménia (0-0), vencendo depois na recepção à Lituânia (2-0), perdendo na recepção à Sérvia (0-2), e goleando depois em casa da Lituânia (1-4). Esta é uma selecção com poucos nomes conhecidos no futebol europeu, com destaque apenas para o guardião Petkovic, do Lorient, e para o defesa Marusic, da Lazio.
Elementos como o patrão da defesa Savic, o médio Vukcevic, do Levante e o capitão e ponta de lança Jovetic, do Monaco, estão de fora, todos por lesão, e são baixas importantíssimas para a selecção de Montenegro. Vencer aqui é imprescindível para as aspirações dos montenegrinos em seguir em frente, mas em casa de um rival com elementos bem talentosos, e com as baixas com que conta, vencer não será tarefa nada fácil.
Onze Provável: Petkovic – Stojkovic, Kopitovic, Simic e Tomasevic – Kosovic e Scekic – Vesovic, Ivanic e Jovovic – Mugosa.
A Sérvia tem aqui uma oportunidade de ouro de se colocar em bom plano para seguir em frente na prova, tendo que para isso somar os 3 pontos contra uma selecção que chega aqui sem alguns dos seus elementos mais importantes.