Sérvia – Lituânia (Qualificação Euro 2024)
Na próxima sexta-feira, as seleções nacionais da Sérvia e da Lituânia vão defrontar-se no relvado do Stadion Rajko Mitic, na cidade de Belgrado, a propósito da realização da 1.ª jornada do Grupo G da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. A equipa orientada pelo selecionador nacional Dragan Stojkovic assume papel de favorita ao apuramento num grupo ao lado de Hungria, Montenegro, Bulgária e Lituânia, num novo cenário onde os sérvios não correrão por fora, mas sim terão de lidar com o peso das expectativas sob os seus ombros. Pela frente, estará a equipa comandada pelo treinador Edgaras Jankauskas, tida provavelmente como a mais fraca do grupo a nível teórico, mas a tentar acumular experiência e somar resultados surpreendentes contra adversários mais robustos qualitativamente.
Análise Sérvia
A seleção nacional da Sérvia vai arrancar a sua campanha de apuramento para o próximo Campeonato da Europa, de 2024, na sequência de uma prestação onde defraudou as expectativas na fase final do Mundial 2022. No Grupo G da competição realizada no Qatar, o conjunto a cargo de Dragan Stojkovic terminou na 4.ª e última posição da tabela classificativa, com apenas um ponto, a três dos Camarões e a cinco da Suíça. Em três jornadas, os sérvios somaram zero vitórias, um empate e duas derrotas, com cinco golos marcados e oito golos sofridos.
No retrospeto mais recente da equipa nacional da Sérvia terá sempre de estar a fraca prestação no Qatar’22, mas a última amostra remonta ao mês de janeiro, num jogo amigável realizado contra os Estados Unidos, em Los Angeles, onde o grupo de Stojkovic venceu por 2-1, sem os seus principais jogadores disponíveis. Em setembro passado, a Sérvia garantiu a subida à Liga A da Liga das Nações da UEFA, ao vencer o Grupo 4 da Divisão B, com 13 pontos, acima de Noruega, Eslovénia e Suécia.
Onze provável: V. Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic, Pavlovic; Zivkovic, Lukic, S. Milinkovic-Savic, Kostic, Tadic; Mitrovic, Vlahovic
Análise Lituânia
A seleção nacional da Lituânia teve como última grande experiência competitiva a participação na última edição da Liga das Nações, onde fechou a sua campanha no 4.º e último lugar do quadro classificativo do Grupo 1 da Liga C, acabando despromovida à Liga D. Em seis jornadas, os lituanos somaram zero vitórias, um empate e cinco derrotas, com apenas dois golos marcados e um total de 14 golos sofridos. Acabaram a sete pontos de distância das Ilhas Faroé, a 10 do Luxemburgo e a 12 da promovida Turquia.
Sem ganhar há nove jogos consecutivos, a Seleção Lituana teve como última experiência competitiva a participação na Taça do Báltico, onde acabou no 4.º lugar, ao perder o jogo do 3.º lugar frente à Estónia (0-2), já depois de ter perdido o acesso à final, após marcação de grandes penalidades, num jogo que acabou no tempo regulamentar com empate a 0-0 frente à Islândia. Sem competir desde novembro passado, a equipa orientada por Edgaras Jankauskas terá pela frente um novo período, até porque o treinador entrou no início do passado mês de fevereiro para o comando técnico da seleção nacional.
Onze provável: Gertmonas; Mikoliunas, Satkus, Slivka, Girdvainis, Barauskas; Novikovas, Vorobjovas, Simkus, Golubickas; Cernych
Dica de Prognóstico
Pela diferença de forças qualitativas entre as duas seleções, quer individual, quer coletivamente, a todos os níveis e magnitudes, espera-se um jogo amplamente dominado pela Sérvia desde cedo, até porque em casa terá de vencer todos os jogos, em teoria, para poder confirmar o favoritismo e ficar com uma das duas vagas de qualificação para o Euro 2024. Perante uma Lituânia com deficiências no processo defensivo, prevê-se que a equipa dos Balcãs crie várias oportunidades de golo ainda dentro dos primeiros 45 minutos de jogo, pelo que o melhor investimento recairá na Vitória da Sérvia ao Intervalo, com cotação de 1.42 na Betano.
Casas de Apostas com os melhores Bónus