Este sábado foi dia do frenético El Classico, um dos embates mais aguardados por todo o mundo, com o gigantes Barcelona e Real Madrid a medirem forças em Camp Nou, onde a luta durou foi literalmente até ao último minuto da partida, com o embate a terminar 1-1.

Balde de água fria ao cair do pano

Suárez coloca Barcelona em vantagem quase até ao final da partida.

Suárez coloca Barcelona em vantagem quase até ao final da partida.

No sábado à tarde, Camp Nou foi novamente palco do emocionante El Classico entre duas das melhores equipas do mundo, com o encontro a terminar empatado a uma bola, graças a um golo do capitão Sergio Ramos, mesmo ao cair do pano, como já é típico dele em marcar golos aos 90 minutos, de cabeça, e salvar os Merengues. Esta não é a primeira vez que Sergio Ramos dá pontos ao Real Madrid, sendo na verdade a quarta vez que o capitão marca de cabeça aos 90 minutos para ganhar pontos importantes ou até mesmo títulos europeus. A primeira vez foi em Abril de 2006, contra o Málaga, numa altura em que os Galácticos ocupavam o 3º lugar do campeonato espanhol a 13 pontos de diferença do Barcelona, que seria campeão nesse ano. Nessa jornada o Barcelona foi derrotado pelo Sevilla, e o Real Madrid venceu por 1-2 em Málaga, com golo de Sérgio Ramos aos 90 minutos, depois de cruzamento de Zidane.

A segunda vez foi bem mais recente, tendo acontecido no Estádio da Luz, em 2014, na final da Liga dos Campeões que colocava frente a frente o conjunto Galáctico contra o vizinho da capital de Espanha, o Atlético de Madrid. Um golo de Diego Godín, aos 36 minutos, persistiu quase até ao final da partida, mas um canto aos 93 minutos, batido por Modric, viria a encontrar a cabeça de Sergio Ramos, que subiu mais alto que os defesas Colchoneros e marcava o golo que levaria o jogo a porlongamento, onde Bale, Marcelo e Ronaldo fixariam o resultado em 4-1, conquistando La Décima.

Na final da última Supertaça Europeia, contra o Sevilla, seria a terceira vez que Sergio Ramos viria a salvar os Merengues, num jogo onde até cometeu a grande penalidade que deixou o Real em maus lençóis, dando a liderança ao Sevilla, por 1-2 aos 72 minutos. Contudo, o capitão madrileno viria a redimir-se aos 93 minutos, marcando o golo que levou a equipa a porlongamento, onde Carvajal seria decisivo ao fazer o 3-2, aos 119 minutos.

Esta sábado, num dos clássicos mais sonantes do futebol mundial, o Real Madrid entrou em Camp Nou com 6 pontos de vantagem na tabela sobre o Barcelona e entrou em campo confiante e sem pressão. Numa primeira parte sem Iniesta, onde apesar de terem mais posse de bola não foi aquele domínio habitual no meio-campo adversário, a equipa catalã esteve um pouco irreconhecível, com André Gomes ainda a apresentar dificuldade em saber estar no meio-campo do Blaugrana, e o com o Real Madrid a fazer pressão alta e a não deixar o Barça sair a jogar, usufruindo ainda de espaços e oportunidades para criar perigo. Para além da falta de Iniesta, foi também sentida a falta de Gareth Bale e o seu forte poder de explosão.

Sergio Ramos salva Los Blancos novamente aos 90 minutos.

Sergio Ramos salva Los Blancos novamente aos 90 minutos.

Chegado o segundo tempo, dois factores mudariam o curso do jogo, o golo de Luis Suárez, assistido por Neymar, e a entrada de Iniesta. Com estes dois factores, o Barcelona voltou a ser aquele dominante, com um futebol personalizado e consistente, toda uma mudança devido à entrada de Iniesta. O Real Madrid, com Ronaldo já um pouco desaparecido e com Benzema a ser menos um durante quase todo o jogo, valendo-lhe muito Modric a potenciar o jogo da sua equipa, só voltou a conseguir encaixar nos últimos minutos. Neymar e Messi falharam ocasiões de matar o jogo, algo que Sergio Ramos não fez, guardando um balde de água fria para o fim do jogo.

Foi novamente de bola parada, depois de um cruzamento de Modric, que Sergio Ramos ganhou o duelo aéreo e cabeceou para o empate, que mantém a turma de Zidane a 6 pontos de vantagem do 2º Barcelona. Esta foi a quarta vez que o capitão marca aos 90 minutos e salva os madrilenos.

Valencia volta a ficar pelo caminho

Fornals marca no último lance do jogo e dá 1 ponto ao Málaga.

Fornals marca no último lance do jogo e dá 1 ponto ao Málaga.

O Valencia somou o 6º jogo consecutivo sem conseguir vencer no campeonato espanhol, empatando por 2-2 na recepção ao Málaga. A partida começou logo de forma emocionante, com dois golos logo nos primeiros 10 minutos, primeiro por Pablo Fornals, a dar vantagem aos forasteiros com um belo golo num remate de primeira, numa bola alta, de fora da grande área do Valencia. Seguiu-se pouco depois o golo do empate de Los Che, com Rodrigo a desviar a bola, de cabeça, para o fundo das redes na sequência de um livre de Parejo. Ainda no primeiro tempo, o Valencia chegou mesmo a colocar-se em vantagem com Medrán a fazer o 2-1.

Foi então no último lance do jogo que o Valencia viria a levar um balde de água fria, com Nesiry a assistir para o segundo golo no jogo de Fornals. O Valencia fica assim em 16º lugar com 12 pontos, apenas 2 acima da linha de água, com o Málaga a manter-se em 11º lugar.

Outas curtas da jornada:

  • Atlético de Madrid decepciona ao empatar a zero no Vicente Calderón, contra o Espanyol, permanecendo em 4º lugar ao não aproveitar a derrota do Sevilla, que perdeu em casa do Granada por 2-1, ficando assim os Sevillistas em 3º com 27 pontos, e os Colchoneros em 4º com 25.
  • Meia dúzia de golos em casa do Real Betis, contra o Celta de Vigo, termina em empate.
  • Athletic Bilbao vence na recepção ao Eibar, por 3-1, e sobe para 5º lugar, ultrpassando o Villarreal que empatou a zero em casa do Leganés.

Boas Apostas!