Anfitriã da Copa América 2019, a seleção do Brasil prepara a participação na competição em solo português. A “Canarinha” vai medir forças com a congénere do Panamá este sábado, no estádio do Dragão.

Foto: "Ivo Carvalho"

Foto: “Ivo Carvalho”

Panamá e República Checa vão ser as duas adversárias da seleção brasileira nesta pausa para compromissos internacionais. Tite escolheu Portugal para se estabelecer durante esta primeira semana de trabalho que culminará com um embate diante dos panamianos no estádio do Dragão, em encontro amigável agendado para o próximo sábado. O Brasil não conta com a sua figura de proa, Neymar, lesionado há várias semanas. Na ausência do craque do PSG, o elemento que gerava maior expectativa junto do público era Vinícius Júnior, jovem do Real Madrid que no entanto também acabou por ficar de fora da lista de eleitos devido a lesão, após ter abandonado a segunda mão da eliminatória entre Ajax e Real Madrid muito queixoso.

O azar de uns é a sorte de outros e David Neres foi o principal beneficiado com a situação. O jogador que defende as cores do Ajax esteve em grande na goleada aplicada ao Real Madrid no Santiago Bernabéu (1-4) e Tite optou por chama-lo para o lugar de Vinícius Júnior, promovendo a estreia absoluta na equipa. No entanto, Neres não vai ser o único a entoar o hino brasileiro pela primeira vez com a camisola da seleção principal vestida. Alex Telles, jogador do Porto, estrear-se-á pela seleção principal do Brasil a jogar num terreno que bem conhece. Éder Militão, jogador que já tem contrato assinado com o Real Madrid para a próxima época, é outros dos elementos que consta entre as escolhas para os últimos dois jogos de preparação antes de ser revelada a lista final da equipa brasileira para encarar a fase final da Copa América 2019, prova cujo pontapé de saída está marcado para dia 14 de junho. A prova continental corresponderá à segunda ocasião em que a seleção brasileira disputa uma fase final sob as ordens de Tite, isto depois de ter caído no Mundial da Rússia às mãos da Bélgica. Há um dado importante a reter: sempre que disputou a Copa América em território nacional, o Brasil conquistou o troféu. Após o encontro de sábado, frente ao Panamá, a seleção brasileira vai viajar para Praga, capital checa que vai acolher o segundo embate de preparação no dia 26.

Na lista elaborada por Tite, destaque para uma forte presença de jogadores que atuam na Premier League: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Fabinho (Liverpool), Felipe Anderson (West Ham), Richarlison (Everton), Firmino (Liverpool) e Gabriel Jesus (Manchester City). O elemento mais mediático de todos os convocados é provavelmente Phillipe Coutinho, jogador do Barcelona que viajou para o Porto acompanhado do companheiro de equipa Arthur.

Boas apostas!