De vice-campeão alemão a “lanterna vermelha” da competição. O Schalke 04, segundo colocado da última edição da Bundesliga, está a passar mal neste início de época e ocupa o último lugar do escalão máximo do futebol alemão.

Foto: "Schalke 04"

Foto: “Schalke 04”

Adversário do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Schalke 04 só não saiu derrotado de dois dos seis jogos oficiais que já disputou nesta etapa inicial da temporada, um deles precisamente frente à formação portuguesa na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (1-1) e outro diante do FC Schweinfurt 05, para a Taça da Alemanha.

Na época passada, o Schalke 04 brilhou sob as ordens de Domenico Tedesco, jovem treinador de 32 anos que, tal como Julian Nagelsmann (Hoffenheim) relativizou a tenra idade e guiou a sua equipa a uma valorosa prestação. Leon Goretzka, uma das pedras basilares do sucesso da equipa de Gelsenkirchen, deixou o clube para rumar ao Bayern de Munique, mas nada justifica o mau momento que a equipa atravessa é difícil de explicar.

Ainda que sem conseguir discutir o título germânico com o Bayern de Munique, o Schalke 04 alcançou o segundo posto da tabela e com uma margem interessante em relação aos demais concorrentes. O Schalke 04 nunca foi uma equipa que se destacasse pela prática de um futebol espectacular, mas exibiu sempre uma consistência merecedora de elogios, baseando a sua estratégia sobretudo numa organização forte a nível defensivo. No entanto, o “método” que fez com a equipa chegasse ao topo, poderá não ser o mesmo que permitirá à equipa prolongar a estadia nos lugares cimeiros, por numerosos fatores de ordem competitiva. A posição de Domenico Tedesco está em cada vez mais em causa.

Quatro jogos, quatro derrotas

O Schalke 04 perdeu os quatro encontros que disputou para a Bundesliga, caso virgem na atual edição da competição. Depois de ter iniciado o seu percurso com um desaire às mãos do Wolfsburg por duas bolas a uma, perdeu na recelão ao Hertha (0-2), na ida a casa do Borussia Monchengladbach (2-1) e, no último fim-de-semana, na receção ao Bayern de Munique (0-2).

As duas próximas jornadas poderão ser decisivas para o futuro de Domenico Tedesco: no fim-de-semana que se avizinha, o Schalke vai defrontar o Freiburg, ao passo que para o seguinte está agendada a receção ao Mainz antes de nova jornada europeia com a deslocação à Rússia para enfrentar o Lokomotiv de Moscovo. Segundo a imprensa alemã, esta série de três jogos será determinante, até porque depois do encontro na Rússia, haverá lugar a uma pausa para compromissos de seleções, um período que, caso a saída de Tedesco se precipite, será decisivo para quem vier a seguir. Resta aguardar para aferir de que forma é que a equipa se comportará nos jogos que se avizinham.

Boas apostas!