Sporting CP, SC Braga e Belenenses fazem todos parte da Liga Europa, no entanto, apenas os Guerreiros do Minho parecem estar a aguentar o ritmo de jogo das competições europeias, deixando-os como líderes do respectivo grupo, tendo já subido no ranking da UEFA. Já o conjunto leonino e os Azuis do Restelo parecem estar a enfrentar grandes dificuldades nos respectivos agrupamentos, encontrando-se ambos com apenas 1 ponto somado.
Sporting CP volta a marcar passo

Bryan Ruiz abre o marcador ao minuto 16, no entanto, não foi suficiente para travar a onda de maus resultados fora de portas.
O Sporting CP encontra-se no grupo H, juntamente com o Lokomotiv Moscovo, Besiktas e Skenderbeu. Este agrupamento é liderado pelos russos do Lokomotiv, que levam já 6 pontos somados, deixando os turcos do Besiktas em 2º lugar com 4 pontos, ficando o conjunto orientado por Jorge Jesus em 3º lugar com apenas 1 ponto, fruto do empate do último encontro, na Turquia. Os Leões encontram-se a 1 jogo de igualar a pior série de sempre nos jogos fora de casa, na Liga Europa. Esta pior série aconteceu entre Setembro de 1992 e Setembro de 2001, entre a vitória na Suíça, por 0-2 em terreno do Grasshoppers, e o triunfo por 0-3 na Dinamarca, sobre o Midtjylland. Foi no intervalo destes dois triunfos que o Sporting passou 17 partidas sem provar o sabor da vitória.
Agora, o conjunto leonino está apenas a 1 jogo de igualar a pior série de sempre, tendo esta má onde de resultados iniciado em 2011 em Vaslui, na Roménia, onde perderam por 1-0, estendendo-se até agora. Recordamos que a última vitória fora, na Liga Europa, foi contra o FC Zurique, por 0-2. No meio de tudo isto, há já um dado histórico: o Sporting sofreu sempre golos nas últimas 16 partidas em que não venceu fora nas provas europeias. Mesmo na pior serie (entre 1992 e 2001), os leões empataram jogos a zero. Apesar de tudo, o conjunto comandado por Jorge Jesus possui qualidade para fazer muito melhor, devendo esta ser apenas uma má que, esperam os portugueses, chegue rapidamente ao fim. Na próxima jornada os Leões recebem o Skenderbeu, após esse encontro, é a vez do conjunto de Alvalade viajar até à Albânia, onde se espera terminar esta má onda de resultados.
Belenenses sofre goleada pesada
O Belenenses faz parte do grupo I, juntamente com a Fiorentina, Basel e Lech Poznan, encontrando-se em último lugar com apenas 1 ponto, a par com os polacos, 3º classificados. Este agrupamento é liderado pelos suíços do Basel, que levam já 6 pontos, seguindo-se a líder do campeonato italiano Fiorentina, com 3 pontos. Os Azuis do Restelo viveram um época histórica, no apuramento à fase de grupos, onde não provaram o sabor da derrota uma única vez, tendo ainda sobrevivido ao 1º embate na Polónia, em terreno do Lech Poznan, empatando por 1-1. No entanto, foi na recepção aos Príncipes de Florença que escorregaram e acabaram derrotados por 0-4, num jogo onde a equipa orientada por Paulo Sousa assumiu o controlo do jogo desde o primeiro minuto e, aos poucos, foi traduzindo a sua superioridade no marcador. Os Azuis do Restelo estão agrupados num grupo onde a sua própria qualidade não se destaca tanto como, por exemplo, a da Fiorentina, o que os deixa com muito trabalho pela frente, tendo dois jogos decisivos pela frente, onde primeiro irá viajar até à Suíça, em território do Basel, seguindo da recepção ao mesmo, em que caso consiga pontuar nos dois encontros, seria um grande passo em direcção às eliminatórias, algo que nunca antes fizeram.
SC Braga soma segunda vitória consecutiva

Hassan marca o tento solitário que gerou a festa minhota.
O SC Braga, faz parte do grupo F, juntamente com o Groningen, Slovan Liberec e Marselha, sendo este grupo liderado pelos próprios Guerreiros do Minho, somando a 2ª vitória consecutiva neste agrupamento da Liga Europa, o que o deixa já líder isolado com 6 pontos. Atrás do conjunto português seguem-se o Slovan Liberec e o Marselha, 2º e 3º classificados, ambos com 3 pontos, deixando os holandeses em último lugar sem nenhum ponto somado. Este último embate, na recepção ao Groningen, foi um jogo marcado por muito sofrimento por parte dos minhotos, que se colocaram em vantagem logo aos 5 minutos de jogo através de Hassan. O conjunto português dominou por completo o jogo no meio campo do adversário, na primeira meia hora do jogo, após isso, as coisas complicaram-se para o comandados de Paulo Fonseca e tiveram alguns momentos de aperto. O encontro que ficou marcado, além do resultado, pela lesão de Arghus. O defesa central brasileiro estreou-se com a camisola dos Guerreiros do Minho, acabando por sair lesionado na primeira parte e tudo indica que vai falhar os próximos jogos. Nesta altura, Paulo Fonseca apenas tem um central disponível. Seguem-se dois encontros complicados, ambos contra o Marselha, sendo a 3ª jornada em Portugal, e a 4ª em França. Os franceses são, teoricamente, os mais fortes do grupo, no entanto, estes não atravessam uma boa fase na competição caseira, algo que o conjunto português pode tirar proveito.
Terminada a semana europeia, que contou com a participação de cinco equipas portuguesas, duas delas na Liga dos Campeões, o grande destaque vai para o SC Braga, que subiu cinco lugares no ranking UEFA. Os minhotos ocupam agora o 60º lugar no ranking da UEFA, enquanto que o Belenenses, goleado pela Fiorentina, caiu um lugar, ficando agora na 154ª posição. Já o Sporting CP ocupa o 37º lugar.
Boas Apostas!