O grande destaque da 25ª jornada do Brasileirão 2017 vai para a ascensão do Santos ao segundo lugar da tabela classificativa por troca com o Grêmio. No “clássico” Paulista, disputado no Morumbi, Corinthians e São Paulo empataram a uma bola.

Foto: "Ricardo Moreira/Fotoarena"

Foto: “Ricardo Moreira/Fotoarena”

A vitória que o Santos precisava. Depois da eliminação nos quartos-de-final da Libertadores às mãos dos equatorianos do Barcelona de Guayaquil, o Santos soube reerguer-se ao vencer na receção ao Atlético Paranaense na Vila Belmiro. Um golo solitário de Bruno Henrique na primeira parte foi o suficiente para o “Peixe” conquistar os três pontos e ascender ao segundo lugar da tabela, colocando para trás das costas uma eliminação com contornos traumáticos, que chegou a impor um “clima de velório” no balneário, tal como admitiu o treinador Levir Culpi. Na Vila Belmiro, o Santos foi sempre mais direto que o Atlético Paranaense treinado por Fabiano Soares (ex-técnico do Estoril). Já sem aspirações na prova continental mais importante da América do Sul, cabe agora ao Santos focar-se no campeonato – o líder Corinthians está a dez pontos de distância.

O Grêmio, vice-líder desde 13 de julho, deslocou-se à Arena Fonte Nova “pressionado” pelo triunfo do Santos. Ao contrário do que aconteceu com a equipa Paulista a meio da semana, o “Tricolor das Pampas” teve motivos para celebrar, uma vez que a vitória diante do Botafogo (1-0) permitiu avançar para as meias-finais da Libertadores 2017. Em Salvador, frente ao Bahia, o Grêmio caiu já em tempo de compensação. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou uma grande penalidade a favor da equipa local e Rodrigão encarregou-se de cobrar o lance com sucesso, batendo o guarda-redes Paulo Victor. A formação do Rio Grande do Sul perdeu os últimos três desafios que disputou para o campeonato brasileiro.

Empate no Majestoso

Se o São Paulo encarasse todos os adversários com a mesma predisposição que exibiu no Majestoso, disputado no Morumbi, certamente estaria em melhor posição. Em tarde de receção ao rival Corinthians, com mais de 60 mil nas bancadas, o “Tricolor Paulista” mostrou que é capaz de muito mais do que aquilo que tem feito, sobretudo no primeiro tempo, chegando inclusive ao intervalo em vantagem graças a um golo de Petros, jogador com passado associado ao Corinthians. O empate apontado por Clayson a 12 minutos do apito final acaba por ser a consequência de um período do jogo em que o São Paulo perdeu força e ao longo do qual apresentou mais dificuldades para assumir, permitindo um crescimento do Corinthians de Carille que acabou por empatar a partida. O resultado permite ao Corinthians continuar a liderar com uma “almofada” de dez pontos, ao passo que o São Paulo segue abaixo da zona de perigo com 28 pontos, menos um que o Vitória (16º).

Palmeiras confirma bom momento

Duelo equilíbrio no Maracanã entre Fluminense e Palmeiras, com a balança a pender para o lado do “Verdão” no final dos 90 minutos. Um grande golo de Egídio fez a diferença e permitiu ao ainda campeão em título conquistar a terceira vitória nos últimos quatro jogos, permanecendo no 4º posto da tabela, a apenas um ponto do Santos (2º).

Resultados da jornada:

Flamengo 1-1 Avaí
Santos 1-0 Atlético Paranaense
São Paulo 1-1 Corinthians
Chapecoense 1-0 Ponte Preta
Atlético Goianiense 1-2 Cruzeiro
Coritiba 2-3 Botafogo
Fluminense 0-1 Palmeiras
Atlético Mineiro 1-3 Vitória
Bahia 1-0 Grêmio
Sport 1-1 Vasco da Gama

Boas Apostas!