Santa Cruz – Coritiba (Brasileirão Série A)
Encontro entre adversários diretos na 16ª jornada do campeonato brasileiro. O Santa Cruz, conjunto que está de volta ao principal escalão do futebol brasileiro, mede forças com o Coritiba. Jogo importante para ambas equipas, separadas por dois pontos ao cabo de 15 jornadas.
O Santa Cruz está na 14ª posição da tabela classificativa, fora do “Z4” de despromoção. Apesar da atual situação, está apenas dois pontos acima da linha de perigo e a margem de erro é reduzida. Qualquer deslize poderá devolver a equipa ao lugares de relegação e tudo indica que a formação de Recife terá que conviver com esta realidade até ao fim. Eliminado da Copa do Brasil pelo Vasco da Gama após uma derrota caseira por três bolas a duas, o Santa Cruz venceu o último encontro que disputou para o campeonato frente ao América Mineiro, equipa que também luta pela permanência no primeiro escalão. Ao vencer no Independência por três bolas a zero, o Santa Cruz conquistou a primeira vitória fora de portas na atual edição do Brasileirão, resultado que ditou o afastamento do português Sérgio Vieira do comando técnico do América Mineiro. Antes disso, na 14ª jornada, o Santa Cruz já tinha surpreendido ao vencer na receção ao Internacional de Porto Alegre num encontro que curiosamente também ditou o fim da ligação entre o “Colorado” e o técnico Argel. Embora tenha conquista 12 dos 17 pontos a jogar em casa, o Santa Cruz não é uma equipa particularmente forte a jogar perante os seus adeptos. Ao cabo de oito encontros no estádio do Arruda, venceu quatro jogos e perdeu outros tantos. As derrotas frente a adversários como o Sport (0-1) ou o Ponte Preta (0-3) demonstram que o Santa não tem sido particularmente eficiente na hora de encarar rivais diretos a jogar em casa. De resto, o Santa Cruz quer conquistar bons resultados para poder encarar a primeira participação da sua história na Copa Sul-Americana (no final de agosto) com outro tipo de disponibilidade.
O regresso de Uillian Correia às opções de Milton Mendes é a principal novidade para esta partida. Allan Vieira também poderá ser opção, lateral-esquerdo que não participou nas últimas três partidas disputadas pelo Santa Cruz. Grafite (suspenso) e Neris (lesionado) são baixas confirmadas para este encontro.
Onze Provável: Tiago Cardoso, Léo Moura, Wellington, Danny Morais, Tiago Costa, Uillian Correira, João Paulo, Marcílio, Arthur, Grafite, Keno
O Coritiba está na penúltima posição à entrada para a 16ª jornada do campeonato brasileiro. Com 15 pontos conquistados até à data, está a apenas um do Figueirense, primeiro emblema acima da linha de água. Numa jornada em que defronta o Santa Cruz fora de portas, o “Coxa” crê que é possível abandonar a zona de perigo. Sem vencer há três jogos, o Coritiba empatou frente a Fluminense (0-0), Botafogo (0-0) e perdeu com o Atlético Mineiro no último suspiro (2-1). Embora seja uma equipa difícil de bater tal como demonstram os resultados nivelados que tem vindo a alcançar, o Coritiba tem empatado demasiados jogos (6), sobretudo nas últimas rondas. Só venceu três jogos até à data frente a Cruzeiro (1-0), Sport (3-2) e Atlético Paranaense (1-0), todos disputados em casa.
A situação nas hostes do Coritiba é tensa e os últimos dias ficaram marcados por um episódio caricato. Substituído no compromisso com o Atlético de Mineiro (2-1), Juan dirigiu insultou o técnico Pachequinho e foi afastado pela direção do clube dos trabalhos da equipa por um período de 10 dias – entretanto, o atleta já reconheceu que errou em conferência de imprensa. Além de Juan, César González e Ruy estão impedidos de ir a jogo.
Onze Provável: Wilson, Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Alan Santos e Raphael Veiga; Kleber e Kazim
A 16ª jornada coloca frente a frente duas equipas que não se defrontam em jogos oficiais há quase nove anos. Santa Cruz e Coritiba mediram forças pela última vez na Série B 2007, altura em que o “Coxa” levou a melhor nos dois encontros disputados. Perspetiva-se um encontro equilibrado entre duas equipas semelhantes do ponto de vista qualitativo.