Saint-Étienne – Nantes (Ligue 1)
O Saint-Étienne e o Nantes colocam-se frente a frente esta sexta-feira no Stade Geoffroy-Guichard, num desafio a contar para a 15ª jornada da Ligue 1. O Saint-Étienne chega aqui depois de uma vitória sofrida contra o Nimes na Taça da Liga, a meio da semana, e procura agora regressar às vitórias no campeonato depois de ter sido derrotado às mãos do Lyon. Do outro lado chega um Nantes que vem de um bom momento de forma, e a vitória aqui aproximaria a equipa dos lugares de acesso à Liga Europa.
O Saint-Étienne ocupa o 7º lugar com 22 pontos, fruto de 6 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com parciais de 19 golos marcados e 18 golos sofridos. Depois de perder às mãos do Lyon (1-0) na última jornada do campeonato, uma derrota que pôs fim a um registo de 4 jogos sem perder, o Saint-Étienne acabou por ter de recorrer às grandes penalidades para vencer o Nimes a meio da semana, num jogo para a Taça da Liga. O foco da equipa está agora em regressar às vitórias no campeonato e aproximar-se do 4º classificado Lille, em posição de acesso à Liga Europa.
Para tal a equipa conta com o factor casa, onde tem sido claramente mais forte ao longo de toda a temporada, somando 5 vitórias e 2 empates nos 7 jogos disputados em casa para o campeonato, contabilizando 13 golos marcados e 6 golos sofridos. Loic Perrin, lesionado, é a única baixa aos comandos dos Verdes. Contra o Lyon, o técnico Jean Louis Gasset adoptou uma linha defensiva de 3 unidades, mas voltou a mudar para o habitual 4-2-3-1 contra o Nimes, e deverá manter a mesma formação defensiva.
Onze Provável: Ruffier – Debuchy, Subotic, Kolodziejczak e Silva – M’Vila e Selnaes – Monnet-Paquet, Cabella e Diony – Khazri.
O Nantes, por sua vez, ocupa o 11º lugar com 17 pontos, fruto de 4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 19 golos sofridos. O Nantes chega aqui num bom momento de forma, não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos que disputou, vencendo mesmo 3 deles. Ainda assim, os Canários falharam em dar seguimento às vitórias e empataram os últimos dois jogos, primeiro em terreno do Rennes (1-1) e depois na recepção ao Angers (1-1).
Fora de portas a equipa apresenta maior dificuldade em pontuar, vencendo apenas 2 dos 7 jogos disputados fora para o campeonato, perdendo 3 deles, contabilizando 8 golos marcados e 12 golos sofridos. Uma vitória aqui colocaria a equipa na metade cimeira da tabela classificativa, ficando mais próxima da luta pelos lugares de acesso às competições europeias. Valentin Rongier regressa após ter cumprido castigo, mas deverá ficar de fora depois de ter saído do treino de terça-feira com queixas no joelho. Tem valido à equipa a capacidade ofensiva de Emiliano Sala, o melhor marcador do campeonato, a par com Mbappé, com 11 tentos assinalados, mais de metade dos golos da equipa.
Onze Provável: Tatarusanu – Fabio, Carlos, Pallois e Lima – Girotto, Touré e Moutoussamy – Boschilla, Sala e Limbombe.
O Saint-Étienne chega aqui num bom momento de forma caseira, mas recebe um adversário que não perdeu nenhum dos últimos 5 jogos consecutivos do campeonato, tendo armas suficientes para lhe causar problemas. O Saint-Étienne é candidato à vitória, mas o Nantes, com um avançado de pé quente, deverá conseguir causar problemas suficientes para entrar no marcador.