Rukh Brest – FK Minsk (Lyga Vysshaya)
Numa partida relativa à 5.ª jornada do campeonato da Bielorrússia, a Lyga Vysshaya, o Stadyen DASK Brestski, em Brest, acolherá um confronto entre duas equipas que lutam por escapar à despromoção. No próximo sábado, ao início da tarde, à hora portuguesa, Rukh Brest e FK Minsk medirão forças, à procura de retomar o caminho dos bons resultados, depois de terem caído de produção nas últimas jornadas, na sequência de uma boa entrada, da parte de ambos, no campeonato do principal escalão do futebol bielorrusso.
O Rukh Brest está a cumprir a época de estreia na Lyga Vysshaya e, naturalmente, não tem expectativas demasiado elevadas, até porque, se vier a conseguir manter-se entre a elite, já será sinal de uma ótima campanha. Orientada por Aleksandr Sednev, a formação da cidade de Brest chega a esta jornada 5 do campeonato no 14.º lugar da tabela classificativa, o primeiro acima da zona de descida. Com 4 pontos, obtidos depois de uma vitória, um empate e duas derrotas, onde marcou um golo e sofreu dois apenas, o Rukh Brest leva uma vantagem de dois pontos relativamente ao Smolevichy-STI.
Na última jornada do campeonato, o Rukh Brest arrancou um empate, sem golos, na visita ao terreno do Slavia Mozyr. Um resultado que acabou por ser positivo, até devido ao facto de Abdoulaye Diallo ter recebido ordem de expulsão aos 62 minutos e ter deixado a equipa em inferioridade numérica durante a última meia hora do encontro. O Rukh quebrou, assim, uma série de duas derrotas seguidas, contra Energetyk-BGU (0-1) e BATE (0-1), depois de ter conseguido estrear-se com uma surpreendente vitória em casa do Dínamo Minsk (1-0).
Onze provável: Nechaev, Gayduchik, Rakhmanov, Kolpachuk, William, Andronic, Osuchukwu, Grechikho, Kontsevoy, Vasiljev, Petrenko
O FK Minsk cumpre a quarta temporada consecutiva no mais alto escalão do futebol bielorrusso e mantém o objetivo da permanência, até pela diferença ao nível do orçamento financeiro por comparação com a maior parte das equipas da Lyga Vysshaya. A experiência recolhida nos últimos anos faz a equipa querer manter-se de forma tranquila. Para já, o FK Minsk aparece na 9.ª posição da classificação geral, com os mesmos seis pontos do BATE, do Dínamo Minsk e do Isloch. Em 4 jogos, o saldo é de duas vitórias, zero empates e duas derrotas, seis golos marcados e oito sofridos.
Na última jornada, que decorreu no passado fim-de-semana, o conjunto liderado pelo técnico Andrey Razin somou a segunda derrota consecutiva, ao sair goleado da receção ao BATE Borisov, por expressivos 0-3. Na ronda anterior, o FK Minsk tinha perdido (0-2) fora com o Energetyk-BGU. Para trás, ficaram as duas vitórias a abrir o campeonato, na visita ao terreno do Belshina (3-1) e na receção ao rival e então favorito Dínamo Minsk (3-2). Na visita a Brest, o FK Minsk procurará retomar o caminho dos pontos, tendo para isso de ultrapassar a goleada sofrida ante o BATE.
Onze provável: Leonov, Ostroukh, Zaleskiy, Zinovich, Chahovets, Nasibulin, Shramchenko, Yarotskiy, Sazonchik, Khvashchinskiy, Rolovic
Estando frente a frente duas equipas com objetivos muito aproximados, a expectativa é a de um jogo bem disputado, com ambas à procura de levar a melhor sob o adversário, nomeadamente por intermédio da conquista dos três pontos. Ora, em casa, o Rukh Brest deverá tentar ter uma postura mais afirmativa em campo, o que permitirá ao FK Minsk ter alguns espaços no último terço do terreno para poder aproveitar. Sendo uma equipa ofensivamente mais apetrechada, a formação de Andrey Razin terá aqui uma boa oportunidade para pontuar, num jogo que se prevê animado e com algumas ocasiões de golo. Assim, a melhor opção será a do mercado agregado de dupla possibilidade e total de golos, de vitória do FK Minsk ou Empate e mais de 1,5 golos, cotado a 2.00 na Betclic.