Rosenborg – Sporting (Liga Europa)
O Sporting viaja até à Noruega para medir forças com o único emblema que ainda não pontuou neste grupo D da Liga Europa 2019/20. O Rosenborg é o adversário que se segue no caminho dos “leões”.
O Rosenborg ainda não sabe o que é pontuar nesta fase de grupos da Liga Europa 2019/20, embora continue matematicamente na luta pelo acesso à próxima fase da competição. Os noruegueses iniciaram o seu percurso com uma derrota no reduto do LASK Linz (1-0), perderam na receção ao PSV Eindhoven (1-4) e, há duas semanas atrás, sucumbiram na visita a Alvalade (1-0).
A motivação está longe de imperar na hostes do Rosenborg, campeão norueguês em título que está já na ponta final da temporada e já não tem aspirações no que concerne à luta pelo título. A equipa está desgastada sobretudo do ponto de vista psicológico e venceu apenas um dos últimos sete jogos que disputou, somando três empates e o mesmo número de derrotas nos restantes jogos. Nos últimos seis jogos, o Rosenborg sofreu sempre golos e só o Sporting não foi capaz de fazê-lo em mais que uma ocasião. Ainda que seja matematicamente possível, de momento, o Rosenborg não tem dados sinais de poder marcar presença na fase a eliminar da Liga Europa. O encontro com o Sporting pode converter-se num “volte face”, mas será preciso produzir mais que em Alvalade.
Em Trondheim, o Rosenborg é uma equipa difícil de bater. Ao cabo de 19 jogos oficiais no seu próprio terreno, o Rosenborg perdeu apenas por duas vezes. Não obstante, o facto de ter perdido oito dos últimos nove desafios em competições da UEFA não dá margem para grande otimismo à entrada para esta receção ao Sporting. Note-se que os noruegueses têm toda a equipa disponível para este jogo.
Onze provável: Hansen, Hedestad, Reginiussen, Hovland, Meling, Lundemo, Asen, Jensen, Akintola, Adebenro, Soderlund
O Sporting venceu os dois encontros que disputou em contexto de Liga Europa sob as ordens de Jorge Silas, ambos em casa. Após uma estreia “amarga” com derrota por três bolas a duas na visita ao PSV Eindhoven, a equipa leonina recebeu e perdeu com os austríacos do LASK Linz por duas bolas a uma, levando a melhor também diante do Rosenborg.
Após uma sequência de três vitórias consecutivas, o Sporting voltou a ficar muito aquém das expectativas em termos exibicionais e perdeu em Tondela por uma bola a zero. A equipa sportinguista voltou a ser muito contestada pelos adeptos e viaja agora até à Noruega em busca de um resultado que permita serenar os ânimos e, claro está, dar um passo importante rumo à fase seguinte da Liga Europa.
É expectável que Silas leve a jogo praticamente toda a equipa titular. Jovane Cabral, Fernando e Battaglia ficam de fora deste compromisso devido a lesão.
Onze provável: Renan, Rosier, Coates, Mathieu, Acuna, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Bolasie, Vietto, Phellype
O Sporting deverá conseguir regressar a Portugal com pontos na bagagem, mas o Rosenborg é sempre um adversário difícil de bater a jogar em casa, ainda para mais tendo em conta que poderá ser a última oportunidade da equipa norueguesa para lutar pelo apuramento.