À passagem da 2ª jornada da Fase de Grupos da Liga Europa, destacam-se alguns resultados como as goleadas da Fiorentina e da AS Roma, tal como os russos do Zenit e do FK Krasnodar, cada um a marcar 5 golos. Mais negativamente, ficam os registos do Inter de Milão de do Nice, que voltaram a perder.
Inter de Milão foi a ovelha negra dos italianos

No dia em que faz 40 anos, Totti lança a Roma numa goleada onde faz duas assistências.
A AS Roma é agora líder do Grupo E, constituído pelo Austria Viena, Plzen e Astra Giurgiu, liderando a par com os austríacos, ambos com 4 pontos. Nesta 2ª jornada, no dia do aniversário de Il Capitano, Francesco Totti que fez 40 anos, os italianos dominaram a partida com mestria e arrancaram uma goleada na recepção ao Astra Giurgiu, com o aniversariante em destaque a fazer duas assistências, para Strootman e Mohamed Salah, aos 14 e 55 minutos. Federico Fazio marcou também na partida, com a Roma a ter ainda uma ajuda do defesa brasileiro Frabrício, que marcou um auto-golo. Fechadas as contas a 4-0, os italianos apresentam um registo de 5 golos marcados e 1 golo sofrido.
Já a Fiorentina também conseguiu arrancar um grande resultado na recepção ao Qarabag. Este jogo ficou marcado pela expulsão de Medvedev aos 38 minutos, numa altura em que o jogo ainda se encontrava empatado a zero. Contudo, esta expulsão veio proporcionar a goleada da Fiorentina, que chegou ao intervalo já a vencer por 3-0, com Babacar a bisar e Kalicinic a marcar o restante. Maruro Zárate, saído do banco, também bisou na partida, com o Qarabag a marcar o golo de honra aos 90+1 minutos.
A partida terminava assim por 5-1, num encontro onde a Fiorentina foi claramente superior e os visitante se limitavam a tentar defender e sair em contra-ataque. Os Príncipes de Florença lideram o Grupo J a par com o PAOK, ambos com 4 pontos, com o Slovan Liberec e o Qarabag a dividirem o último lugar, ambos com 1 ponto.

Inter de Milão continua a desiludir, somando a 2ª derrota consecutiva.
Já o Inter de Milão não conseguiu o mesmo feito que os seus compatriotas, acabando derrotado por 3-1 em casa do Sparta Praga. Outra desilusão para os adeptos dos Nerazzurri que viram a sua equipa a somar a 2ª derrota na prova, começando em desvantagem desde bem cedo, com Václav Kadlec a bisar com golos aos 7 e 25 minutos. O Inter de Milão tentava prevalecer utilizando passes entre si, chegando a fazer o 2-1 aos 71 minutos, através de Rodrigo Palacio. Contudo, a equipa da casa que usava principalmente o contra-ataque acabaria por chegar ao 3-1 aos 76 minutos, fechando assim as contas do marcador. O Inter é último classificado sem nenhum ponto, com o Sparta Praga em 3º lugar com 3 pontos, e o Southampton e o Hapoel Be’er Sheva a liderarem, ambos com 4 pontos.
Russos implacáveis na 2ª jornada
Os russos também deram que falar nesta 2ª jornada da Liga Europa. O FK Krasnodar goleou o Nice, na Rússia, por 5-2, num jogo onde apesar de terem tido menos posse de bola, foram bastante eficazes e criaram muito perigo durante todo o jogo. A goleada começou aos 22 e 35 minutos através de Smolov e Joãozinho, com Balotelli a marcar para o Nice ainda antes do intervalo. Joãozinho voltaria a marcar aos 65 minutos, fazendo o 3-1, com Cyprien a marcar para os franceses aos 71. Quando o marcador parecia encerrado, Ari bisa com golos aos 86 e 90 minutos. O Krasnordar lidera o Grupo I a par com o Schalke, ambos com 6 pontos, com o Red Bull Salzburg e o Nice em último lugar, sem nenhum ponto.

Zenit destrói AZ Alkmaar.
Ora se o FK Krasnodar goleou, o Zenit dizimou o AZ Alkmaar, com uma goleada por 5-0. Num jogo cheio de acção e de momentos emocionantes, tornou-se óbvia a superioridade dos caseiros, com os visitantes apenas focados no contra-ataque. O Zenit chegou ao 1-0 através de Kokorin, aos 26 minutos, que voltaria a marcar aos 59. O jogo foi para o intervalo apenas por 1-0, com Giuliano a marcar logo no início do 2º tempo. Criscito também marcou, de grande penalidade, aos 66 minutos, e Shatov fechou as contas aos 80, uma goleada que coloca os russos em 1º lugar do Grupo D com 6 pontos, deixando o Dundalk em 2º com 4 pontos, o AZ Alkmaar em 3º com apenas 1, e o Maccabi Tel Aviv em último lugar, sem nenhum ponto somado.
Guerreiros do Minho perdem mais uma batalha

Shakhtar volta a ser mais forte que o SC Braga.
Com as duas equipas a tentarem controlar a posse de bola, foi a equipa da casa que foi melhor em campo, controlando o jogo com mestria. O Shakhtar Donetsk venceu a partida por 2-0, com dois golos a abrirem cada parte do jogo, sendo o 1º golo bastante madrugador, por intermédio de Stepanenko logo aos 5 minutos, e Kovalenko a marcar o 2º aos 56. Foi um resultado justo para os ucranianos que foram melhores em campo, perante um SC Braga muito apagado na partida. O Shakhtar Donetsk lidera o Grupo H com 6 pontos, deixando o Gent em 2º com 4, o SC Braga em 3º lugar com apenas 1 ponto e o Konyaspor em último lugar sem nenhum ponto somado.
Outras curtas da jornada
- O Austria Viena empata em casa com o Plzen, sem golos, tal como o Southampton, que foi empatar a zero ao território do Hapoel Be’er Sheva.
- Athletic Bilbao e Genk vencem o Rapid Viena e Sassuolo, respectivamente, no Grupo F, ficando todos com 3 pontos.
- Manchester United vence por o Zorya por vantagem mínima, com os ingleses a mostrarem pouco interesse na Liga Europa.
- O FC Zurich, da 2ª divisão suíça, vence o Osmanlispor e passa para 2º lugar do Grupo L, mesmo atrás do Villarreal que empatou a uma bola em casa do Steaua Bucareste.
Boas Apostas!