Os oitavos de final da Liga Europa terminaram então sem grandes surpresas, com o Manchester United, Besiktas e Celta de Vigo a seguirem em frente, mas com o Lyon a tirar da prova a forte AS Roma que tem vindo a conseguir uma boa temporada.
Romero salva Red Devils ao cair do pano
Depois de empatar a uma bola na 1ª mão da eliminatória, o Manchester United chegou a Old Trafford em vantagem mas procurou a vitória à mesma, acabando por vencer apenas por 1-0 num encontro onde esteve um pouco aquém das expectativas. A primeira oportunidade de perigo surgiu logo aos 4 minutos, canto batido do lado esquerdo, Marcos Rojo cabeceia para defesa de Medvedev e Ibrahomivc, na recarga, a acertar no poste. Os Red Devils apertaram de tal maneira com o Rostov durante os primeiros 15 minutos que os russos só conseguiram dar sinais de vida aos 17 minutos ao chegarem perto da grande área inglesa. Aos 26 minutos ficou uma grande penalidade por assinalar a favor do Manchester United, com Mkhitaryan a ser claramente empurrado pelas costas pelo guarda-redes Medvedev.
Logo a seguir, aos 29 minutos, Mkhitaryan teve a melhor oportunidade de golo nos pés no cara-a-cara com o guarda-redes russo, mas atirou ao lado. Aos 33 minutos foi Zlatan Ibrahimovic a acertar com um forte remate no poste direito. Com o começo do segundo tempo foi o Rostov o primeiro a conseguir criar perigo, valendo uma boa intervenção de Sergio Romero. Os Red Devils continuaram a criar várias situações de perigo ao longo do segundo tempo, acabando por finalmente encontrar o tão desejado golo aos 69 minutos, com Mkhitaryan a cruar do lado direito, Ibrahimovic desvia de calcanhar para o segundo poste e Juan Mata aparece para finalizar. Aos 4 minutos de compensação da 2ª parte foi então que Sergio Romero brilhou, fazendo uma grande defesa num remate de livre-directo, evitando o empate.
O Manchester United segue agora para os quartos de final e tem pela frente o Anderlecht.
Besiktas goleia em desvantagem numérica
Depois de empatar por 1-1 na 1ª mão, disputada na Grécia, o Besiktas contava agora com o incansável apoio dos seus adeptos dentro de portas para aumentar a vantagem na eliminatória e garantir a qualificação à próxima fase. A primeira situação de golo surgiu aos 6 minutos, com Ricardo Quaresma a bater um bom livre-directo para uma boa defesa de Leali. Contudo, apenas 3 minutos depois Aboubakar, de cabeça, colocaria os turcos em vantagem depois de um bom cruzamento de Talisca. Uma enorme falha defensiva do Olympiakos. Aos 21 minutos o Besiktas fez o 2-0, com Quaresma a correr pelo corredor direito a cruzar atrasado para o segundo poste, com Ryan Babel a ter tempo para recepcionar e rematar colocado. À passagem da meia hora de jogo o Olympiakos deu finalmente sinal de vida, com Cissokho a assistir Elyounoussi que fez o 2-1 com um belíssimo remate acrobata. Aos 39 minutos Aboubakar é expulso por agressão e o Besiktas fica reduzido a 10 unidades.
Com o começo do segundo tempo, e em desvantagem, anteviam-se momentos difíceis para a turma da casa. Contudo, depois de alguns momentos de perigo nas duas balizas, apareceu finalmente outro golo, com Ryan Babel a bisar na partida. Na seguinte ocasião de golo turca foi Tosun, em campo apenas à 2 minutos, quem fechou as contas ao fazer o 4-1 aos 83 minutos, assistido por Talisca.
O Besiktas qualificou-se então para os quartos de final, onde terá pela frente o Lyon.
Outras curtas da jornada:
- O Celta de Vigo foi até à Rússia, casa do FK Krasnodar, com uma vantagem mínima, vencendo por 2-1 na 1ª mão em Espanha, e levou a melhor em território russo por 0-2.
- A AS Roma conseguiu vencer o Lyon por 2-1, mas não foi suficiente para assegurar a qualificação.
- Num duelo de compatriotas, Borussia M’gladbach e Schalke terminaram empatados por 3-3 no Borussia Park, com o Schalke a seguir em frente na prova.
Boas Apostas!