Roda – Utrecht (Eredivisie)
Emblemas com ambições distintas na Eredivisie 2015/16, Roda JC e Utrecht defrontam-se esta quinta-feira. A formação da casa regressou às vitórias para o campeonato na última jornada – não vencia desde Agosto – e ambiciona conseguir novo triunfo para ganhar terreno na luta pela manutenção. Já o Utrecht ambiciona terminar a participação num posto que permita garantir o acesso ao “play-off” de qualificação para a Liga Europa.
A última jornada ficou marcada pelo regresso do Roda às vitórias, formação recém-promovida que não vencia há doze partidas para o campeonato e tinha sido derrotado no primeiro encontro que disputou em 2016, frente ao AZ Alkmaar (0-1). A última vitória do Roda na Eredivisie antes da última jornada obrigava-nos a recuar, imagine-se, até Agosto (!) de 2015. Na deslocação ao terreno do Excelsior, rival direto na luta pela permanência, o Roda assegurou um triunfo importante que motiva a equipa na hora de encarar o Utrecht. Os três pontos permitiram abandonar a zona de despromoção.
Num campeonato ofensivo por definição, um dos grandes problemas do Roda JC passa precisamente pela parca produção do ponto de vista ofensivo, uma vez que ostenta o pior desempenho da Eredivisie neste capítulo. 15 golos marcados em 19 jogos é um registo insuficiente tendo em conta o contexto competitivo que estamos a abordar. Não marcou nos últimos três jogos que disputou em casa para o campeonato e só não sofreu golos em três dos dez jogos caseiros que realizou para o campeonato.
Em 10 jogos disputados em casa para a Eredivisie, o Roda venceu dois, empatou cinco e perdeu três. Conquistou 11 dos 19 pontos que possui a jogar no seu reduto. Farshad Noor e Tomi Juric deverão falhar a partida devido a lesão.
Onze Provável: Leer, Dijkhuizen, Bujis, Swinkels, Peppen, Rostyn Griffiths, Gullón, Hyfte, Paulissen, Poepon, Gyasi
O Utrecht viaja até Kerkrade com o intuito de somar três pontos, motivado pelo triunfo conquistado ao cair do pano diante do Zwolle, na última jornada (1-0). A vitória permitiu dar sequência ao ciclo positivo que uma das equipas que se encontra em melhor forma na realidade holandesa atravessa: Cinco vitórias nos últimos seis encontros inseridos na Eredivisie.
Este ano, em jogos oficiais, o Utrecht venceu os dois jogos que realizou, diante de Groningen (1-4) e Zwolle (1-0). A equipa entra neste encontro embalada pelos resultados recentes, no entanto, à entrada para este encontro, registam-se várias baixas no sei do plantel às ordens de Erik ten Hag. Kevin Conboy, Jeff Hardeveld, Sean Klaiber, Willem Janssen e Rubio Rubin devem falhar a partida. O Utrecht conseguiu vencer em duas das últimas três deslocações que realizou para a Eredivisie e, de entre as dez que realizou, só não chegou ao golo em duas ocasiões.
Onze Provável: Ruiter, Maarel, Letschert, Leeuwin, Kum, Striedr, Amrabatar, Ramselaar, Ayoub, Haller, Joosten
Este ano, as duas equipas já se defrontaram no reduto do Utrecht e empataram a uma bola. Embora as casas de apostas atribuam uma quota interessante à vitória do Utrecht, que é favorito, importa ter em conta as baixas que se registam no conjunto visitante. Além disso, curiosidade para aferir de que forma responderá o Roda JC na sequência da primeira vitória para a Eredivisie passados mais de quatro meses. Uma cenário de vitória da equipa da casa constituiria, no entanto, uma grande surpresa apesar da motivação que a equipa transporta da última ronda para este compromisso com o Utrecht. Optar por um mercado que envolva golos também nos parece uma boa opção na hora de abordar esta partida.