República Irlanda – Omã (Amigável de Seleções)
O primeiro encontro de preparação da seleção da República da Irlanda é muito mais do que um simples jogo. Os irlandeses preparam-se, neste encontro, para se despedirem de um dos seus maiores jogadores de sempre, Robbie Keane, que fará a despedida da seleção. O adversário não dá grandes motivos de pensar numa partida muito equilibrada, pelo menos pelo que vão sendo as suas aparições em provas internacionais, pelo que o foco estará na exibição de Keane. Será que teremos golo do jogador dos LA Galaxy na sua despedida?
A República da Irlanda teve uma boa passagem pelo Euro 2016, apesar de ter somado uma vitória e um empate em quatro jogos. No entanto, esses resultados foram suficientes para atingir os oitavos-de-final, onde acabaram por criar muitas dificuldades à França, país organizador e finalista da prova. A caminhada no Euro começou com um empate perante a Suécia, um resultado algo injusto perante aquilo que a equipa irlandesa mostrou nesse encontro. Depois, uma derrota pesada perante a Bélgica deixou todas as decisões a custar uma vitória perante a Itália, que já estava apurada. Essa vitória aconteceu e tivemos oportunidade de ver os irlandeses nos oitavos-de-final, criar dificuldades aos franceses e sair de cabeça erguida desta competição. O desafio que se segue é conseguir o apuramento para o Mundial 2018, na Rússia, que será, no entanto, mais complicado, devido ao número reduzido de vagas. No seu grupo terá, pela frente, o País de Gales e a Áustria, duas seleções que também estiveram no Euro, para além da Sérvia, uma equipa com imenso talento e que, caso consiga organizar-se e disciplinar-se, poderá mesmo ser um dos conjuntos mais perigosos do grupo. A Geórgia e a Moldávia serão os mais fortes candidatos aos dois últimos lugares.
Este encontro frente a Omã é, assim, mais uma oportunidade para dar algum ritmo aos jogadores que se reencontram quando já começaram as respetivas ligas nacionais. Olhando para a lista que esteve presente na competição do último verão, destacam-se as ausências de Shay Given, que também renunciou à seleção, e Shane Duffy, que cumprirá suspensão depois de ter sido expulso no último jogo do Euro. Dos vinte e oito convocados para este encontro e para a primeira jornada do apuramento para o Mundial, apenas Robbie Keane não atua nas Ligas inglesas.
Onze Provável: Randolph – Coleman, O´Shea, Keogh, Ward – Hendrick, McCarthy, Brady – Long, Robbie Keane, Walters.
A seleção de Omã não estará no Mundial 2018, tal como nunca esteve em nenhum Campeonato do Mundo na sua história. Três presenças na Taça das Nações Asiáticas é o máximo que a equipa deste pequeno país alcançou, sempre para terminar na fase de grupos. Na caminhada para o Mundial da Rússia, acabou eliminado num grupo onde o Irão seguiu em prova, tendo agora em mente o apuramento para a próxima edição da Taça das Nações Asiáticas e também a Taça do Golfo. O atual selecionador, o espanhol Lopez Caro, tem a missão de elevar o nível futebolístico da seleção local, tendo em plano intervir nos diferentes escalões. Dos jogadores convocados, há um que será bem conhecido dos irlandeses, o guarda-redes Ali Al-Habsi, que tem feito grande parte da sua carreira em Inglaterra, onde ainda joga, com a camisola do Reading. Todos os outros elementos da seleção continuam a jogar no Omã, pelo que exceptuando as aparições na seleção, é difícil apontar as qualidades deste conjunto.
Onze Provável: Ali Al Habsi – Abdul Sallam Amur, Khalid AL Yaqoobi, Al Rawahi – Raed Ibrahim Saleh, Ahmed Kano, Mohammed Al Musalami – Harib Al Saadi, Hussain Al Hadhri – Abdul Aziz Al Muqbali, MohsinAl Khaldi.
Este será o terceiro encontro amigável que as duas seleções disputam nos últimos anos. Em 2012, os irlandeses venceram por 4-1, para, em 2014, vencerem de novo por 2-0.
Numa partida onde o momento festivo, de homenagem a Robbie Keane, terá uma parte da atenção do foco de todos os que marcarem presença no Aviva Stadium de Dublin, a vitória não deverá escapar à equipa da Irlanda.