Em Paços de Ferreira, o sábado Pascal começou em festa. De regresso à “casa de partida”, Vítor Oliveira celebrou a segunda subida de divisão ao leme do clube da capital do Móvel. Na véspera, o Feirense já tinha visto a despromoção ao segundo escalão confirmada, isto sem sequer ter entrado em campo.

Foto: “Octavio Passos/Global Imagens”
11ª com os mesmos tons que na 1ª. Quase 30 anos depois de ter devolvido o Paços de Ferreira ao escalão máximo do futebol nacional (corria a época 1990/91) Vítor Oliveira, o “rei das subidas”, almejou esse mesmo feito pela 11ª vez na sua carreira e promoveu o conjunto do norte do país à elite, isto numa altura em que ainda faltam quatro jornadas para o fim da Ledman Liga Pro.
Na manhã deste sábado, os “Castores” entraram em campo com a convicção de que uma vitória em casa frente ao Académico de Viseu chegaria para confirmar a subida. Douglas deu vantagem aos “Canarinhos” aos 19 minutos, João Mário empatou aos 37 e o “herói do dia” seria o ganês Paul Ayongo, avançado de 22 anos que fez o 2-1 e permitiu que se “soltassem os fogos” no Estádio Capital do Móvel ou, se quisermos, na comummente conhecida “Mata Real”.
O Paços dista agora 13 pontos do terceiro colocado Estoril quando restam 12 por disputar. O Famalicão, segundo colocado com 57 pontos, viaja esta tarde até ao Caixa Futebol Campus e uma vitória poderá deixar a equipa que veste de azul e banco a apenas três pontos de garantir uma vaga na próxima edição da Liga NOS, hipotecando seriamente as hipóteses do Estoril que ainda ostenta uma réstia de esperança.
Os números impressionantes de Vítor Oliveira
11 subidas entre 1990/91 e 2018/19, seis delas nos últimos sete anos – na única em que não subiu, Oliveira esteve ao leme do Portimonense na Liga NOS 2017/18.
Os números falam por si só e, uma vez consumada a subida, Vítor Oliveira aponta à conquista do título de campeão desta LedMan Liga Pro. Neste momento, a vantagem é de sete pontos, restando apurar aquilo que o Famalicão vai conseguir fazer nesta jornada, frente ao Benfica B.
Subidas de divisão com Vítor Oliveira ao leme
- Paços de Ferreira (2018/19)
- Portimonense (2016/17)
- Desportivo de Chaves (2015/16)
- União da Madeira (2014/15)
- Moreirense (2013/14)
- Arouca (2012/13)
- Leixões (2006/07)
- Belenenses (1998/99)
- União de Leiria (1997/98)
- Académica (1996/97)
- Paços de Ferreira (1990/91)
Feirense despromovido
O Feirense só entra em campo esta tarde, a partir das 18h00, mas já sabe que na próxima época vai disputar a Ledman Liga Pro. As vitórias de Tondela e Desportivo das Aves ditaram a relegação do conjunto de Santa Maria da Feira, corolário negativo de uma época em que a equipa só venceu dois encontros até à data (logo nas duas primeiras jornadas) e está 16 pontos abaixo da linha de perigo.
Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, este ano serão três os emblemas despromovidos, em função da reintegração do Gil Vicente. Neste momento, para além do já despromovido Feirense, estão abaixo da linha de perigo as formações do Nacional (27 pontos) e do Chaves (25 pontos).
Boas apostas!