Os grandes holofotes do futebol europeu voltaram a incidir em Nyon, na Suíça, palco habitualmente designado para os sorteios das principais provas europeias. Na manhã desta segunda-feira (11) foram sorteados os onze confrontos relativos aos “oitavos” da Liga dos Campeões. O encontro de maior cartaz coloca frente a frente o campeão europeu Real Madrid e o PSG de Neymar, Edinson Cavani e companhia.

KyivO PSG quer levantar a primeira “orelhuda” da sua história. O investimento realiza é conclusivo nesse sentido e, depois de ter avançado na primeira posição a partir de um grupo em que também estava o Bayern de Munique, a equipa francesa vai ter outro “colosso” pela frente, nada mais nada menos que o clube que mais edições da prova detém no seu palmarés: o Real Madrid, campeão europeu em título. Os homens da capital regressam a solo espanhol depois de na última temporada terem caído com estrondo em Camp Nou, mas desta feita contam com o contributo decisivo de um dos seus “carrascos”: Neymar Jr, astro brasileiro que volta a ter um “mano a mano” com Cristiano Ronaldo, desta feita fora de um “clássico” espanhol. Os parisienses podem queixar-se da sorte por lhes ter saído a “fava”, mas terão a seu favor a possibilidade de definirem a eliminatória a jogar na sua zona de conforto, o Parc des Princes, depois da visita ao Bernabéu na primeira mão.

Ingleses em força

A Inglaterra é a nação mais representa nesta edição dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os quatro participantes da Premier League conseguiram todos debelar a fase de grupos e, mais que isso, venceram os respetivos grupos. Assim, depois de se ter imposto ao campeão europeu Real Madrid na fase de grupos, o Tottenham vai ter duplo compromisso com o finalista vencido da última edição: a poderosa e hexacampeã italiana Juventus. Os “Manchesters” não se podem queixar das suas sortes: o City enfrenta o Basileia, conjunto helvético que defrontou o rival dos “Blue Moon” na fase de grupos, e o United defronta o Sevilha de Berizzo, conjunto andaluz que na fase de grupos também já tinha medido forças com um adversário inglês, no caso o Liverpool. Os “Reds” de Klopp estão de regresso à fase decisiva da “liga dos milhões” e vão defrontar o FC Porto, único representante português nesta fase da competição.

Paulo Fonseca vai novamente a Itália 

Contrariou as probabilidades para chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e mascarou-se de Zorro, promessa feita aos seus jogadores. O destino reconduziu Paulo Fonseca até Itália, isto depois de se ter superiorizado ao Nápoles de Sarri na fase de grupos. Desta feita a adversária ser a AS Roma de Eusebio Di Francesco, vencedora de um grupo em que também estavam os londrinos do Chelsea. A situação em Stamford Bridge está tudo menos fácil e a Antonio Conte parece cada vez mais apontado à porta da saída. O sorteio não foi nada simpático com os “Blues” que vão ter que encarar o Barcelona nesta luta pelo acesso aos quartos-de-final.

O Bayern de Munique, único representante alemão em prova, vai medir forças com o adversário mais “simpático” que continua em cena: a formação turca do Besiktas.

Boas Apostas!