Real Madriz – Chinandega (Torneio de Encerramento)
Numa das últimas partidas referentes à jornada 17 do Torneio de Encerramento, também conhecido como Clausura, da Liga Primera da Nicarágua, o Real Madriz irá receber a visita do Chinandega. O jogo está marcado para a madrugada da próxima quinta-feira e terá lugar no Estadio Solidaridad Augusto Cesar Mendoza, em Somoto. A equipa da casa precisa de vencer para poder ficar mais perto do objetivo da manutenção, enquanto que o conjunto do treinador Reyna Espinoza ainda sonha com a presença nos play-offs de acesso às fases finais.
O Real Madriz chega a esta reta final do Clausura 2020 da Liga Primera numa situação relativamente comprometedora. Tudo porque, devido ao sistema que define quem desce e sobe nas duas primeiras divisões do futebol nicaraguense, o conjunto proveniente de Somoto é o 9.º e penúltimo classificado na tabela de classificação geral, relativa às prestações no Apertura e no Clausura. Com 33 pontos, o Real Madriz soma mais dois que o Ocotal e está a um do Las Sabanas e a dois do Municipal Jalapa. O penúltimo classificado terá de realizar um play-off de manutenção contra o vice-campeão do segundo escalão.
Relativamente às contas do Clausura, o Real Madriz é 8.º classificado, com registo de 14 pontos em 16 jogos, onde venceu quatro, empatou dois e perdeu 10. Em golos, os números são de 12 apontados e 25 sofridos. Algo que piorou após o jogo do passado fim-de-semana, fora de casa, diante da Juventus Managua. A perder por 0-2 a meio da segunda parte, o Real Madriz decidiu abandonar o campo e acabou por perder, na secretaria, por 0-3. Tudo por protestos relativos à forma como o segundo golo sofrido foi validado pelo árbitro principal da partida. Foi a segunda derrota seguida da formação de Juan Ramírez, depois do desaire (0-4) diante do Walter Ferretti.
Onze provável: Simón Rodríguez, Trujillo, Tinoco, Moreno, Bermudez, Estrada, Ortíz, Viveros, Espinoza, Rayo, Bordas
O Chinandega está longe de pertencer ao lote das melhores equipas deste principal campeonato da Nicarágua, mas chega a esta 17.ª e penúltima jornada da fase regular do Torneio de Encerramento com a sua situação definida no que à questão da manutenção diz respeito. Isto em virtude dos 40 pontos que soma no total das campanhas no Apertura e no Clausura, que dão, a duas jornadas do fim, uma vantagem de sete pontos relativamente ao penúltimo classificado Real Madriz.
Relativamente às contas exclusivas deste Clausura, o Chinandega é 7.º classificado, com 18 pontos, a dois da Juventus Managua (que ocupa o primeiro lugar de apuramento para o play-off). Em 16 jogos, a equipa de Reyna Espinoza somou cinco vitórias, três empates e oito derrotas, tendo marcado 16 golos e visto as suas próprias redes balançarem por 26 vezes. Nas duas últimas jornadas, o Chinandega foi derrotado, pelo Diriangén (0-3), fora de casa, e pelo Real Estelí (1-3), em casa. Antes, a equipa tinha ganho conforto relativamente ao seu objetivo, ao vencer, de forma consecutiva, a Juventus Managua (4-0) e o Municipal Jalapa (1-0).
Onze provável: Cañate, Cabria, Rodríguez, Izaguirre, Morán, Alvarado, Espinoza, Zúñiga, Barrios, Alcázar, Loaisiga
Este tem ingredientes para vir a ser um jogo bem disputado de parte a parte, uma vez que só a conquista dos três pontos interessará às duas equipas. Se o Real Madriz precisa de vencer para poder chegar mais confiante, relativamente à manutenção, à última jornada, o Chinandega terá de ganhar e esperar um deslize da Juventus Managua para poder ainda ir a tempo de se qualificar para os play-offs. Certo é que, em casa, o Real Madriz deverá ter condições para se superiorizar, de forma mais ou menos vincada, sobretudo devido às fragilidades que o Chinandega tem exibido quase sempre que joga fora de portas. Assim, será um investimento de valor o mercado agregado de dupla possibilidade e total de golos, de Vitória do Real Madriz ou Empate e mais de 1,5 golos, cotado a 1.42 na Bet.pt.