A 14ª jornada da La Liga veio com algumas surpresas, com o poderoso líder Barcelona a perder pontos com a recepção ao Celta de Vigo, algo que não foi aproveitado nem pelo Valencia nem pelo Real Madrid. Já os Colchoneros e o Sevilla não desperdiçaram a oportunidade e aproximam-se assim do topo da tabela, ainda que com um longo caminho a percorrer.

Celta volta a roubar pontos pouco mais de um ano depois

Celta de Vigo rouba pontos em Camp Nou.

Celta de Vigo rouba pontos em Camp Nou.

Foi no dia 2 de Outubro de 2016 que o Celta de Vigo roubou pontos ao Barcelona pela última vez, embora tenha sido no Balaídos, vencendo por 4-3. Desta vez os Celtas não venceram, mas arrancaram um empate a duas bolas. Iago Aspas desbloqueou o marcador logo aos 19 minutos, aproveitando a recarga de um remate de Maxi Gómez e de uma grande defesa de Stegen. Contudo, Messi, os suspeito do costume, não precisou de mais de 2 minutos para igualar a partida, depois de uma grande jogada de equipa que terminou com Paulinho a assistir o astro argentino.

O Barcelona controlou o primeiro tempo e usufruiu da maioria das oportunidades desde que fizeram o 1-1, mas o segundo golo só apareceu na 2ª parte, com Suárez a finalizar uma jogada surpreendente dos catalães, uma jogada entre Alba e Messi ao primeiro toque com Alba a cruzar rasteiro para o avançado uruguaio finalizar. Contudo, aos 69 minutos veio o golo do empate num rápido contra-ataque, novamente com Iago Aspas na jogada, desta vez a ganhar em velocidade a Umtiti e a passar por Jordi Alba para deixar a bola redondinha a Maxi Gómez para este finalizar. Surgiram mais oportunidades de golo, mas nenhum foi finalizada. Destaque para Blanco, o guarda-redes do Celta teve um papel muito importante neste empate com a quantidade de defesas que fez.

Vitória puxada a ferros da equipa Colchonera

Griezmann fecha as contas com golo ao cair do pano.

Griezmann fecha as contas com golo ao cair do pano.

O Wanda Metropolitano foi palco de um intenso e emocionante embate entre o Atlético de Madrid e a Real Sociedad. La Real entrou atrevida e, depois de algumas ocasiões ameaçadoras, desbloquearam o marcador numa grande penalidade, com golo de Willian José aos 29 minutos. Angel Correa desperdiçou uma oportunidade de outro aos 36 minutos, falhando no cara a cara com Rulli. O mesmo Angel Correa voltou a falhar aos 48 minutos, desta vez de baliza praticamente toda aberta, disparando bastante por cima, desperdiçando mais uma oportunidade de ouro.

Os Colchoneros continuaram a apertar com a Sociedad e a procurar incansavelmente o golo, acabando por encontrá-lo aos 62 minutos por Filipe Luis. Motivados com o golo do empate, os madrilenos partiram novamente em busca do golo, com a Real Sociedad a procurar responder maioritariamente em contra-ataque. Foi uma segunda parte de loucos, inúmeras oportunidades para os dois lados mas sempre a falharem na finalização. Foi então que Griezmann fez a diferença, apontando o golo da vitória aos 87 minutos, encostando uma bola ao segundo poste após passe de cabeça de Ñíguez.

Valencia desperdiça vantagem numérica

Getafe impôs a primeira derrota da temporada ao Valencia.

Getafe impôs a primeira derrota da temporada ao Valencia.

O Valencia foi até casa do Getafe em busca de 3 pontos que lhes permitissem aproximar do Barcelona no topo da tabela. Contudo, o final do encontro não foi bem assim. Foi uma primeira parte um pouco pacata, com poucas oportunidades de golo, e com o jogo a acabar mesmo por para o intervalo empatado a zero. Foi aos 24 minutos que o Getafe viu Mauro Arambarri levar o 2º cartão amarelo e ficou assim em desvantagem numérica. O Valencia foi superior durante grande parte da partida, criou mais oportunidades e teve mais posse de bola, mas foi o Getafe quem chegou primeiro ao golo, apontando o primeiro e único golo do encontro aos 65 minutos, com um remate do meio da rua Bergara, ainda a ser desviada em Gabriel Paulista e a deixar Neto pregado ao relvado. O Valencia ainda tentou chegar à igualdade, mas sem sucesso.

Outras curtas da jornada:

  • Real Madrid empata a zero na deslocação a San Mamés e fica mais longe dos top-3.
  • Sevilla vence na recepção ao Deportivo e iguala Real Madrid no 4º lugar, ambos com 28 pontos.
  • Eibar vence na recepção ao Espanyol e conquista terceira vitória consecutiva no campeonato.

Boas Apostas!