A igualdade a duas bolas no embate entre Barcelona e Girona é o resultado que merece maior destaque na jornada 5 do campeonato espanhol. Reduzidos a dez, os “Culés” não tiveram capacidade suficiente para levar de vencido o “vizinho” Girona e o Real Madrid, vitorioso na véspera, beneficiou desse mesmo resultado que igualar o campeão em título no topo da tabela.

Asensio dá vitória ao Real

O Espanyol de Rubi aspira a alcançar uma das melhores classificações dos últimos anos e foi ao Bernabéu apostado em resgatar pelo menos um ponto. Tal não foi possível, pela qualidade do adversário e porque a equipa também pouco fez para conseguir melhor sorte, mas os catalães regressaram a casa de cabeça erguida, derrotados por uma bola a zero com um golo de Marco Asensio.

Os “merengues” dominaram praticamente todo o desafio, mas não conseguiram exibir a capacidade de “sufocar” o adversário no último terço do terreno. Em noite de pouca inspiração, Asensio definiu o encontro a favor daquela que foi a melhor equipa ao longo dos 90 minutos.

Expulsão de Lenglet complicou

Foto: " Alex Caparros/Getty Images"

Foto: ” Alex Caparros/Getty Images”

Motivado na sequência do triunfo ante o PSV Eindhoven na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Barcelona regressava à ação determinado em reassumir a liderança do campeonato a título isolado, isto depois de ter visto o Real Madrid vencer na véspera e ascender ao topo da tabela ainda que à condição.

Leo Messi deu o mota ao inaugurar o marcador aos 19 minutos, mas o Girona conseguiu resistir após o primeiro “abalo” da noite em Camp Nou e, aos 35 minutos, viria a beneficiar da expulsão do francês Clément Lenglet, jogador que foi uma das novidades no onze de Ernesto Valverde (tal como Nélson Semedo) e recebeu ordem para abandonar o jogo após uma cotovelada num jogador adversário.

Com tanto tempo para se jogar e em inferioridade numérica, o Barça  sabia que a possibilidade de passar por dificuldades até final era grande, até porque a margem miníma no marcador dava poucas garantias. Em cima do intervalo, Christián Stuani, uruguaio que ficará na história do Girona pelas boas prestações nas duas primeiras épocas do clube no escalão máximo, igualou o desafio.

Se o empate que se verifica na altura de recolher às cabines não deixava a plateia do Camp Nou nada contente, a situação ficou ainda pior logo aos cinco minutos do segundo tempo: Stuani voltou a encontrar os caminhos para a baliza defendida pelo alemão Ter Stegen e concretizou a reviravolta. No lance do golo, Gerard Piqué fica muito mal na fotografia, central catalão que viria a apontar o 2-2 aos 63 minutos de jogo. Até final, escusado será dizer que houve sempre mais Barça que Girona, mas os campeões em título tiveram que se contentar com um empate a duas bolas.

Atlético vence nos subúrbios de Madrid

O Atlético de Madrid não vencia há três jornadas para o campeonato, mas o triunfo conquistado a meio da semana, na deslocação ao Mónaco, foi o tónico ideal para os “Colchoneros” recuperarem o melhor nível. A formação do Wanda Metropolitano viajou até ao reduto do Getafe, nos arredores de Madrid, e venceu a formação treinada pelo argentino Diego Simeone por duas bolas a zero, beneficiando de um auto-golo de David Soria aos 14 minutos e de um tento do reforço Thomas Lemar.

  • O Alavés continua a surpreender neste início de campanha e surge logo atrás de Real Madrid e Barcelona na tabela classificativa, com dez pontos somados até à data. Nesta 5ª jornada do campeonato espanhol, foi vencer ao reduto do Rayo Vallecano por cinco bolas a uma.
  • Sevilha tomou-lhe o gosto. Após a goleada por cinco bolas a uma ao Standard Liège na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, o emblema comandado por Pablo Machín foi vencer ao reduto do Levante por seis bolas a duas. André Silva foi o autor de um dos golos, mas o principal destaque foi para Ben Yedder, autor de três tentos.
  • O Bétis de Sevilha, sem William Carvalho, empatou a dois na receção ao Athletic Club.
  • Nos outros três jogos da ronda, o Valência de Gonçalo Guedes (entrou na segunda parte) não conseguiu mais que um empate sem golos no “derby” da comunidade frente ao Villarreal. O Eibar de Paulo Oliveira recebeu e venceu o Leganés (1-0), a Real Sociedad venceu no terreno do Huesca de Luisinho e Rúben Semedo (titulares) e registou-se um empate a três entre Celta de Vigo e Valladolid.

Boas apostas!