Com o desfecho da 2ª jornada do campeonato espanhol, tanto o Barcelona como o Real Madrid voltaram a somar os 3 pontos, enquanto que o Atlético de Madrid ficou pelo caminho, empatando em casa do Leganés. Surpreendentemente, é o Las Palmas que lidera a tabela de classificação geral graças ao número de golos marcados nesta jornada, goleando o Granada por 5-1.

Real Betis e Espanyol somam os primeiros pontos

Espanyol soma o primeiro ponto num encontro bastante equilibrado.

Espanyol soma o primeiro ponto num encontro bastante equilibrado.

Na sexta-feira o Real Betis recebeu o Deportivo, e o Espanyol recebeu o Málaga, dois jogos onde ambas equipas da casa somaram os primeiros pontos no campeonato espanhol. O Real Betis mostrou-se incapaz de conseguir melhor que um empate sem golos num jogo onde foram a equipa mais dominante em campo, detendo 57% da posse de bola e criando mais tentativas de golo que os seus adversários, que por sua vez dispararam apenas uma vez à baliza da equipa da casa. Foi um jogo de médio interesse, onde os fãs certamente gostariam de ter assistido a, pelo menos, um golo. Tirando as estatísticas, não houve qualquer superioridade evidente na forma como actuaram em campo, sendo que ambas procuraram oportunidades de golo, maioritariamente, através de passes longos.

Já no encontro do Espanyol o espetáculo foi outro. Mesmo usufruindo do factor casa, o Málaga foi esteve bem à altura do desafio foi a equipa que deteve mais ocasiões de golo, efectuando mais remates à baliza que a equipa da casa. O Espanyol colocou-se em vantagem no marcador logo na 1ª parte, aos 28 minutos de jogo, através de Gerard Moreno que voltaria a aumentar a vantagem para 2-0 aos 61 minutos. Contudo, a equipa da casa não soube gerir a vantagem e acabou por conceder o 2-1 aos 67 minutos, por Diego Llorente, e já perto do final da partida foi Charles quem marcou o golo do empate, aos 90 minutos. Este foi um jogo certamente agradável para o público, onde foram visíveis momentos de bom futebol e muitas oportunidades de golo, um jogo bem equilibrado sem grandes diferenças entre as duas equipas, com o conjunto da casa a tentar segurar a vantagem com passes entre si, e com o Málaga a tentar vencer a defensiva adversária usando maioritariamente o contra-ataque.

Real Sociedad e Barcelona vencem fora de portas

Rakitic garante os 3 pontos ao Barcelona numa partida difícil em San Mamés.

Rakitic garante os 3 pontos ao Barcelona, numa partida difícil em San Mamés.

Desta 2ª jornada do campeonato espanhol, estas foram as únicas equipas a vencerem fora de portas. A Real Sociedad deslocou-se até ao terreno do Osasuna, no sábado, onde apesar de terem detido maior percentagem de posse de bola (55%) e de terem rematado mais à baliza adversária, este foi um jogo pouco satisfatório para os fãs, onde apesar de ter sido equilibrado, não houve grande diferenças entre as duas equipas, com o Osasuna e procurar criar perigo através de bolas longas, e a Real Sociedad a adoptar um estilo mais defensivo. Os forasteiros chegaram ao golo no desfecho da 1ª parte, 45+2 minutos de jogo, e viram a vantagem ser aumentada aos 81 minutos devido a um auto-golo de Uani García.

Já o Barcelona, no Domingo, apresentou o habitual futebol de posse de bola onde controlaram o jogo durante a maior parte do tempo, tendo ainda atravessado algumas dificuldades devido à pressão do Athletic Bilbao, fazendo os Culés atravessarem algumas situações difíceis. Valeu ao Barcelona a cabeça do médio croata, Ivan Rakitic, que aos 21 minutos de jogo finalizou um cruzamento de Arda Turan com uma cabeçada forte para o fundo das redes do Athletic Bilbao. Nota positiva para o português André Gomes, que entrou aos 71 minutos de jogo e ajudou o Barcelona a aguentar a pressão final dos bascos.

Zidane sorri, enquanto que Simeone fica, novamente, pelo caminho

No sábado, os dois gigantes de Madrid tiveram encontros difíceis, com o Real Madrid a ter dificuldades em vencer na recepção ao Celta de Vigo, e com o Atlético de Madrid a empatar novamente, desta vez, em casa do recém-promovido Leganés. Apesar de ter sido um encontro bem equilibrado, com os jogadores de ambas equipas a merecerem elogios pelo seu desempenho, foi o Real Madrid quem se destacou mais, detendo maior percentagem de posse de bola (54%), e sendo o conjunto que mais oportunidades criou durante a partida, executando 10 remates à baliza do Celta de Vigo.

Toni Kroos desata o nó do empate e garante os 3 pontos ao Real Madrid

Toni Kroos desata o nó do empate e garante os 3 pontos ao Real Madrid.

O 1º golo da partida surgiu aos 60 minutos através de Álvaro Morata, mas os homens do Celta de Vigo souberam responder à altura e, pouco depois, aos 67 minutos, Fábian Orellana igualou o marcador. Enquanto que a equipa da casa tentava prevalecer com passes entre si, os jogadores visitantes tentavam vencer a defesa dos Merengues usando principalmente o contra-ataque. Foi um excelente remate de Toni Kroos, aos 82 minutos, que desatou o nó do empate no Santiago Bernabéu e que deu os 3 pontos à equipa da casa.

Já os vizinhos do Atlético de Madrid voltaram a empatar com mais uma equipa recém-promovida, desta vez, o Leganés. Esta foi uma partida peculiar onde os pupilos de Diego Simeone viajaram até o terreno do Leganés, em que apesar do empate sem golos, foi a equipa do técnico argentino quem controlou o jogo, detendo 63% de posse de bola e a ser quem criou mais ocasiões de golo, contudo, não conseguiram colocar a bola no fundo das redes da baliza adversária. O Leganés deixava os madridistas deterem a posse de bola enquanto esperavam pelo momento certo para a ganhar e se lançarem em contra-ataque, contudo, efectuaram apenas 1 remate à baliza de Oblak durante toda a partida. O Leganés soma já 4 pontos enquanto o Atlético de Madrid conta com apenas 2.

Las Palmas goleia, Valencia soma outro desaire

Dois jogos, duas derrotas para o Valencia.

Dois jogos, duas derrotas para o Valencia.

No Domingo o Las Palmas recebeu o Granada num jogo onde ninguém esperava tal desfecho. O conjunto da casa goleou os Nazaríes por 5-1, somando a 2ª vitória consecutiva e colocando-se no topo da tabela de classificação geral, com os mesmos pontos, mas com mais golos, que o 2º classificado Barcelona. Orientados por Quique Setién, a turma caseira foi claramente superior, e embora tenha chegando ao intervalo empatados por 1-1, o Las Palmas mostrou a forte futebol ofensivo ao apontar 4 tentos no 2º tempo, cortesia de Nabil El Zhar, que marcou também o 1º golo do jogo, Prince Boateng, e Momo e Sergio Araújo, ambos saídos do banco na 2ª parte. Um bom espetáculo de futebol para os fãs.

Já o Valencia tentava corrigir a derrota caseira da 1ª jornada, diante do Las Palmas, só que não conseguiu melhor na deslocação ao terreno do Eibar. Los Che foram apenas superiores na posse de bola, 60%, mas isso não passara apenas de uma estatística, já que não houve qualquer superioridade evidente dentro de campo, com ambas equipas apenas a tentarem segurar a bola o maior tempo possível. O Eibar venceu por 1-0, na sequência da recarga de uma grande penalidade falhada por Pedro León, que não desperdiçou a segunda bola e colocou-a no fundo das redes do Valencia.

Alavés e Villarreal voltam a empatar

Villarreal volta a empatar, desta vez, contra o Sevilla.

Villarreal volta a empatar, desta vez, contra o Sevilla.

No Domingo o Alavés recebeu o Sporting Gijón naquele que foi um jogo bastante equilibrado em todos os aspectos, apenas com uma ligeira superioridade ofensiva para o conjunto da casa. Foi uma partida onde o conjunto recém-promovido tentou segurar a posse de bola durante o maior tempo possível, enquanto que os forasteiros adoptaram o contra-ataque como forma de criarem perigo. Nenhuma das equipas conseguiu chegar ao golo.

Já o Villarreal voltou a empatar, desta vez com a recepção ao Sevilla, num jogo ainda que equilibrado, foi o Submarino Amarelo a ser superior e a demonstrar que a posse de bola pouco conta, já que o Sevilla deteve 62% de posse, mas não conseguiu chegar uma única vez à baliza da equipa da casa. O futebol ofensivo Jorge Sampaoli parece não ter surtido efeito nos pupilos de Fran Escribá, que por sua vez detiveram 12 tentativas de golo, com 5 remates a acertarem no alvo, embora todos sem êxito. As duas equipas tentaram superar-se com jogadas combinadas, mas o jogo acabou por terminar 0-0.

Boas Apostas!