Ainda a 10 jornadas do final da temporada, é impossível prever a equipa que se sagrará campeã da La Liga, com o Real Madrid e o Barcelona a lutarem taco a taco pelo título. Fora da corrida pelo título mas a lutarem por acesso directo à Liga dos Campeões, estão o Sevilla e o Atlético de Madrid, com apenas 2 pontos a separarem estes 3º e 4º classificados.
Real e Barça, mais uma vez, a sós

Os dois gigantes espanhóis novamente na luta pelo título.
Esta é mais uma das tantas temporadas onde a luta pelo título de campeão espanhol é disputada, a sós, entre o Real Madrid e o Barcelona. Com a recente quebra de forma do Sevilla, e a consequente perda de pontos, o Barcelona e o Real Madrid distanciaram-se na corrida pelo 1º lugar e são os Merengues quem vai na frente, com 65 pontos somados para 63 do Barcelona, contando ainda com um jogo a menos que o rival da Catalunha, sendo este a disputar em casa do Celta de Vigo, mas com a data ainda desconhecida.
O Real Madrid entrou muito bem no campeonato espanhol esta temporada, chegando a alcançar o incrível registo de 40 jogos oficiais consecutivos sem provarem o sabor da derrota, em todas as competições, e apesar de terem menos golos marcados e mais golos sofridos que o Barcelona, são os Merengues quem ocupam o topo da tabela. Sob os comandos de Zinedine Zidane, a equipa tem somado algumas vitórias muito sofridas em jogos que seriam, teoricamente, muito fáceis, tendo mesmo sucumbido a um surpreendente desaire em casa do modesto Valencia, seguindo-se de um empate na recepção ao Las Palmas que lhes chegou a custar a liderança, mas recuperando-a novamente graças à derrota do Barcelona contra o Deportivo.
O título de campeão está bastante ao alcance dos dois conjuntos, mas a corrida pelo título poderá decidir-se no dia 23 de Abril, com El Clássico a ser disputado no Santiago Bernabéu para aquela que será a 33ª jornada do campeonato. Ainda assim, os Merengues aparentam ter um calendário mais complicado um pouco mais complicado, já que ainda têm de enfrentar os vizinhos do Atlético de Madrid e o 3º classificado Sevilla. No geral, e apesar de alguns resultados inesperados mais recentemente, estas são duas equipas constituídas por alguns dos melhores jogadores do mundo, o que torna imprevisível o desfecho do campeonato.
O Barcelona tem denotado um poder de finalização soberbo esta temporada, muito mais aguçado que o do Real Madrid, e conta com os dois melhores marcadores da La Liga, Leo Messi e Luis Suárez, com 25 e 22 golos marcados, respectivamente. Os catalães têm ainda uma defesa com menos golos concedidos que os madrilenos mas, de alguma forma, o Real Madrid demonstra sempre um espírito de luta e de sacrifício enormes que muitas vezes o acaba por compensar nos últimos minutos de alguns jogos, onde conseguem evitar muitos empates e algumas derrotas, algo também muito graças a Sergio Ramos, que tem sido decisivo esta época.
Acesso à Liga Milionária
Com o Villarreal e a Real Sociedad em 5º e 6º lugar, ambos com 48 pontos, é o Sevilla e o Atlético de Madrid quem estão em disputa pelo 3º lugar de acesso directo à Fase de Grupos da Liga dos Campeões, com o 4º lugar a garantir apenas presença do play-off de acesso. O Sevilla tem conseguido uma das melhores temporadas dos últimos anos, tendo ainda chegado a morder os calcanhares ao Real Madrid e a deixar para trás o Barcelona na corrida pelo título, mas a sua recente drástica quebra de forma fez a equipa da Andaluzia perder terreno e ficar agora já com 6 pontos a menos que o 2º classificado Barcelona.
O Atlético de Madrid, por seu turno, tem realizado uma temporada uns furtos abaixo daquilo que nos tem habituado nos últimos anos, mas tem vindo a recuperar e aproxima-se agora do 3º lugar com a vitória por 3-0 na recepção ao Sevilla, na última jornada do campeonato espanhol. Os Colchoneros perderam alguns pontos em jogos que lhes eram, teoricamente, acessíveis mas, ao contrário do Sevilla, denotam um bom momento nas competições europeias, já que se qualificaram para os quartos de final da Liga dos Campeões, derrotando o Bayer Leverkusen nos oitavos de final, a passo que o Sevilla acabou eliminado pelo modesto Leicester City.
Nas restantes 10 jornadas que faltam por disputar na La Liga, é o Atlético de Madrid quem aparenta ter um calendário mais acessível, tendo uma complicada deslocação a casa do vizinho Real Madrid na 31ª jornada do campeonato, e outra a casa do Espanyol, enquanto que o Sevilla terá que se deslocar tanto a casa do Barcelona como do Real Madrid, na 30ª e 37ª jornada, respectivamente, dois encontros que poderão significar a perca, ou a manutenção, deste 3º lugar. Ainda assim, é importante não esquecer que os madrilenos ainda têm outra competição de elevada importância em mãos, enquanto que o Sevilla se pode focar a 100% no campeonato.
No geral, o Atlético de Madrid apresenta uma equipa melhor organizada e mais regular que o Sevilla, apresentando uma melhor funcionalidade entre o ataque o processo defensivo, razão também pela qual apresentam a 2ª defesa que menos golos sofre no campeonato. Posto isto, os madrilenos são fortes candidatos a destronarem o Sevilla do 3º lugar de acesso directo à Liga dos Campeões, enquanto que a turma da Andaluzia irá, certamente, garantir pelo menos o lugar de acesso ao play-off.
Boas Apostas!