A penúltima jornada do campeonato espanhol chegou ao fim e as contas pelo título permanecem iguais, com o Real Madrid e o Barcelona taco a taco na corrida pelo título. Com o fechar desta jornada foram também conhecidos os despromovidos, Sporting Gijón, Osasuna e Granada já oficialmente relegados à segunda divisão de Espanha.

Merengues goleiam Sevilla no Bernabéu

Cristiano Ronaldo bisa contra Sevilla.

Cristiano Ronaldo bisa contra Sevilla.

Sem poder perder pontos já que corre taco a taco com o Barcelona pelo título, o Real Madrid recebeu o Sevilla e não perdoou, goleando por 4-1. Vitolo foi o primeiro a criar perigo, rematando fora de área, mas à figura de Navas. Aos 10 minutos, Asensio sofre uma falta à entrada da grande área, e enquanto todos os jogadores do Sevilla se recompunham, Nacho aproveitou a distração Sevillista e marcou o 1-0. Na resposta o Sevilla criou duas vezes seguidas perigo, ambas por Jovetic, com o avançado a atirar uma vez ao poste com um bom remate de primeira, e a seguir a atirar para nova defesa de Navas.

Como quem não marca sofre, aos 22 minutos o Real Madrid recupera a bola no meio-campo e parte rapidamente em contra-ataque, com Ronaldo a lançar para a esquerda, Asensio remata mas um dos defesas bloqueia o remate, sobrando para James Rodríguez, que tentou a sorte mas Sergio Rico defendeu, sobrando para Ronaldo, que na recarga apenas teve de encostar. À passagem da meia hora, Jovetic voltou a tentar a sua sorte, mas continuava a não conseguir marcar, desta vez acertando na barra, e 9 minutos depois voltou a tentar, mas Navas fez uma boa mancha e impediu o golo.

Já no segundo tempo, Jovetic conseguiu finalmente colocar o esférico dentro da baliza madrilena, depois de uma jogada, que terminou com Vitolo a assistir o montenegrino que marcou um bom golo fora de área. O Sevilla ficou motivado e foi atrás da igualdade, mas quem chegou ao golo foi o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo a marcar um grande golo de pé esquerdo, graças a um passe rasteiro de Toni Kroos. Aos 82 minutos foi Toni Kroos quem fechou as contas do jogo, com Nacho a cruzar rasteiro e com o Alemão a desviar de primeira para dentro da baliza, noutra jogada de contra-ataque Merengue.

Show de Neymar no chapa 4 do Barcelona

3 golos e 1 assistência de Neymar no 4-1 do Barcelona.

3 golos e 1 assistência de Neymar no 4-1 do Barcelona.

O Barcelona não se ficou atrás do Real Madrid e cumpriu as respectivas responsabilidades, chegando ao golo aos 20 minutos num rápido contra-ataque, com Suárez a assistir Neymar, que teve apenas que encostar. Apenas 6 minutos depois, Neymar retribuiu o favor ao colega uruguaio e fez um excelente passe em desmarcação, com Suárez a finalizar de forma perfeita, picando a bola por cima de Varas. O Las Palmas foi à procura do golo e esteve bem perto de o conseguir por várias ocasiões, especialmente no segundo tempo.

Foi mesmo só no segundo tempo que o Las Palmas conseguiu reduzir para 2-1, com Los Amarillos a partirem em rápido contra-ataque e com Boateng a ir pelo flanco direito e a cruzar para Bigas encostar. O Barça rapidamente respondeu, com Rakitic a fazer um excelente cruzamento para o segundo poste, com Neymar a não perdoar de cabeça. Apenas dois minutos depois, aos 70, um rápido contra-ataque pelo flanco esquerdo, lançado por Rakitic, termina com Jordi Alba a assistir Neymar, que finalizou de primeira. Grande jogo do brasileiro, que esteve presente nos 4 golos do jogo.

Oficialmente relegados

O Granada e o Osasuna já estavam oficialmente despromovidos há algumas jornadas atrás, mas o Sporting Gijón tornou-se o novo relegado, e o grande culpado disso foi mesmo o Deportivo. O Sporting Gijón conseguiu bater o Eibar no país basco e, caso o Deportivo tivesse saído derrotado, a manutenção ainda estaria ao alcance do Gijón. Acontece que o Deportivo conseguiu empatar a zero em casa do Villarreal, somando agora 33 pontos no 17º lugar, o suficiente para assegurar a sua manutenção e confirmando a desgraça do Sporting Gijón.

Outras curtas da jornada:

  • Atlético de Madrid assegura 3º lugar, empatando por 1-1 em casa do Real Betis e ficando com 6 pontos de vantagem sobre o Sevilla.
  • Real Sociedad desaponta com empate por 2-2 na recepção ao Málaga.
  • Athletic Bilbao também desilude com empate por 1-1 na recepção ao Leganés e continua apertado na corrida pela Europa.

Boas Apostas!