Em Itália, a semana ficou marcada pela realização da 10ª jornada da Série A 2017/18. O Nápoles manteve a liderança ao vencer no terreno do Genoa (2-3) com dois golos de Dries Mertens, isto numa jornada em que os “favoritos” conseguiram vencer os respetivos desafios. Nenhum dos cinco primeiros colocados perdeu pontos.

Genoa-NapoliA jornada 10 do campeonato italiano até começou com uma alteração provisória no topo da tabela classificativa. O Inter de Milão não quis desperdiçar a oportunidade de colocar pressão no líder Nápoles e venceu na receção à Sampdoria por três bolas a duas, numa partida em que chegou a estar em vantagem por três golos de diferença. Mauro Icardi voltou a ser a figura da noite na equipa milanesa ao apontar dois golos, um em cada parte do desafio. O português João Mário foi lançado por Luciano Spalletti na partida já no decorrer do segundo tempo.

No entanto, a liderança foi sol de pouca dura para os homens de Milão. Volvidas cerca de 24 horas, o Nápoles venceu na sempre perigosa deslocação ao Luigi Ferraris para enfrentar o Genoa. A tarde nem começou de feição para os homens de Maurizio Sarri que ficaram em desvantagem logo aos quatro minutos de jogo graças a um golo de Adel Taarabt, porém, habituada a responder à adversidades, a equipa napolitana chegou à vantagem à meia hora e jogo graças a dois golos de Dires Mertens, avançado belga que continua em grande forma. Tudo ficou mais fácil para o Nápoles quando estavam cumpridos 60 minutos de jogo, altura em que Ervin Zukanovic marcou na própria baliza e dilatou a vantagem para dois golos. Armando Izzo, a 15 minutos do fim, ainda tentou relançar as contas do jogo, porém, sem sucesso. O Nápoles superou mais um teste exigente e recuperou a liderança da Série A 2017/18, reestabelecendo a vantagem de dois pontos em relação ao Inter e três face a Lazio e Juventus. Os “laziale” foram ao Renato Dall’Ara vencer por duas bolas a uma com golos de Milinkovic-Savic e Senad Lulic, ficando para a história do jogo o facto de Ciro Immobile ter falhado uma grande penalidade ao minuto 18.

Na noite de quarta-feira (25), em Turim, a Juventus recebeu o SPAL 2013 naquele que já se adivinhava como um dos encontros mais desequilibrados da ronda. De um lado, a hexacampeã italiana, do outro, uma formação estreante nestas andanças. A vitória “bianconera” por quatro bolas a uma foi o saldo final de um encontro com pouca história, marcado pelo domínio da equipa juventina. Ainda assim, quem se deslocou ao Juventus Stadium não deu o seu tempo perdido, já que mais não seja por ter assistido “in loco” aos grandes golos de Fede Bernardeschi e Dybala.

AS Roma e AC Milan também vencem

Um tento solitário de Diego Perotti na conversão de uma grande penalidade permitiu à AS Roma vencer na receção ao Crotone, cumprindo os serviços mínimos depois de no último fim-de-semana ter vencido o Torino fora de portas.

Quem também cumpriu nesta jornada 10 foi o AC Milan, capaz de regressar às vitórias após jogos sem triunfar – empate com o AEK (0-0) incluído nesta sequência. A equipa treinada por Vincenzo Montella foi a Verona golear o Chievo por quatro a um e aproximou-se dos lugares de acesso às provas europeias da próxima temporada.

Boas Apostas!