Qualificação Mundial / América do Sul – Com os resultados de ontem nesta fase de qualificação, quatro países destacaram-se no acesso ao Mundial do Brasil, sobrando assim a disputa do lugar no playoff com o representante da Confederação Asiática.
Uruguai volta a sonhar
Antes de entrar em ação na Taça das Confederações, a equipa de Óscar Tabarez tinha missão complicada no acesso ao Mundial, visitando a Venezuela, que estava à sua frente na tabela classificativa. O conjunto vinotinto não desmereceu essa posição, dando sinais, desde cedo, que estava em jogo para vencer. No entanto, a exibição de Muslera e alguma sorte à mistura, permitiram ao Uruguai assegurar uma vitória que os deixa em boa posição para garantir, pelo menos, um lugar no playoff. É um regresso ao sonho, para uma equipa de valor reconhecido, mas que tem sofrido bastante para somar pontos. Edison Cavani foi o autor de um grande golo, surgindo solto no corredor direito do seu ataque e penetrando pela área, onde ainda fintou um defesa, antes de rematar sem hipóteses para Hernández.
O Uruguai conta agora com menos um jogo do que o seu concorrente direto, tendo um calendário nada fácil para cumprir. Viagens ao Peru e ao Equador, para além de receber em casa Colômbia e Argentina, significa exigência máxima, para um conjunto que terá que voltar a encontrar o seu melhor para se manter na corrida. À Venezuela sobram três partidas, uma fora, no Chile, e depois em casa, com Peru e Paraguai. Os peruanos correm ainda, por fora, neste acesso ao playoff, tendo que, para além de defrontar os dois adversários diretos, ainda terão que ir à Argentina e receber a Bolívia. Caminhada difícil é certa, seja quem for o classificado na 5ª posição.
Argentina soma mais um ponto
A Argentina viu a difícil deslocação ao Equador tornar-se mais fácil quando, logo aos 4 minutos, beneficiou de uma grande penalidade. Kun Aguero não perdoou e colocou a seleção das Pampas na frente. Mas era o Equador quem tinha a iniciativa do jogo, procurando não perder para se manter entre os primeiros da fase qualificativa. Castillo alcançou o empate aos 17 minutos e o resto da partida foi um festival de oportunidades falhadas pelos equatorianos, com Felipe Caicedo muito ativo na área argentina, mas também sempre muito bem contrariado por Garay e F. Fernández. No final, um ponto para cada lado, o que parece satisfazer as ambições de ambos os conjuntos.
Por sua parte, a Colômbia tomou o segundo lugar e, tendo menos um jogo, poderá mesmo alcançar a Argentina na frente do grupo. Defrontando o Peru, os colombianos não deram qualquer hipótese ao adversário, com Falcao, na transformação de uma grande penalidade, e Teófilo Gutierrez a marcarem para os cafeteros. Outro país ficou mais perto de garantir um lugar no Brasil, o Chile, que venceu a Bolívia por 3-1. Vargas, Alexís Sánchez e Vidal foram os autores dos golos da equipa da casa, enquanto Marcelo Moreno marcou o tento solitário dos visitantes.
Com estes resultados, no fundo da tabela, ficam Bolívia e Paraguai que, definitivamente, perderam já todas as esperanças de ainda conseguir marcar presença neste Mundial que se irá realizar na América do Sul. As eliminatórias voltam no início de setembro.
Boas apostas!