A oitava jornada da Primeira Liga russa fica marcada por um facto pouco comum nas competições. Entre os oito primeiros classificados, apenas uma equipa, o FK Rostov, venceu, sendo que o líder Spartak de Moscovo perdeu e todos os restantes seis “passageiros” da frente da tabela empataram. À parte o Rostov, todos mantiveram as suas posições, como que numa paragem do tempo a adiar para a próxima semana um novo “combate” pelos pontos.

E o grande vencedor foi o Rostov

poloz-rostov

Poloz foi autor do golo do Rostov

Equipa de Liga dos Campeões, a quem muitos quiseram fazer a cama neste início de temporada, devido aos muitos problemas revelados pelo conjunto de Rostov, o FK foi o grande vencedor desta jornada, ao receber e ultrapassar o Lokomotiv de Moscovo. Em termos teóricos, estava longe de ser um encontro fácil, tendo em conta que se trata de um conjunto com grande capacidade defensiva e inteligência para congelar a partida. O golo do Rostov surgiu marcado por Poloz, e mesmo com Erokhin sendo expulso e a equipa ter que aguentar os últimos dez minutos com menos um jogador, a vitória escapou.

Por outro lado, o pior resultado da semana foi o do Spartak de Moscovo, já que recebia em sua casa o FK Ural e poderia, tendo em conta as circunstâncias da jornada, aproveitado para fugir em semana em que os seus principais perseguidores vão ter obrigações europeias. Depois de uma derrota na Taça da Rússia, o líder perdeu com um golo marcado por Fatai, e Massimo Carrera terá uma semana para recuperar o conjunto com vista a não deixar escapar a liderança antes da pausa para os jogos das seleções.

No reino dos empatas

smolov-krasnodar

Smolov voltou a marcar

O campeão em título, CSKA Moscovo, também foi eliminado da Taça da Rússia e tinha, este fim-de-semana, encontro marcado com um “parceiro europeu”, o FK Krasnodar. Lacina Traoré abriu o marcador logo ao terceiro minuto, dando ideia de que poderíamos estar perante um jogo “fácil” para o campeão, mas o FK Krasnodar não desiste de ser um intruso na luta pelos primeiros lugares, mesmo depois de ter perdido um pouco de gás nas últimas semanas. Smolov, quem mais, voltou aos golos, aos quinze minutos de jogo e não mais se desapartaram as equipas do empate.

O Zenit visitou o terreno do Anzhi e também esteve a vencer, e por dois golos, com Dzyuba a revelar-se imparável nos primeiros vinte minutos. O pior foi conseguir gerir o resultado no tempo que restou ao conjunto de Mircea Lucescu, depois de ter visto a vantagem diminuir à passagem da meia-hora, com grande penalidade marcado por Berisha, e Yannick Boli a fazer o empate já no decorrer da segunda parte.

Finalmente, o Amkar, que está em quarto lugar, perdeu a oportunidade de subir na classificação, já que recebendo no seu estádio o Krylya Sovetov, último classificado da Primeira Liga russa, não conseguiu marcar e fecho o jogo com um 0-0 que soube a muito pouco.

O próximo domingo é, então, o dia que já todos os adeptos do futebol russo esperam, quando o Zenit receber o Spartak de Moscovo e o CSKA viajar até ao terreno do Rostov.

Boas Apostas!