Depois do empate de Portugal em Israel, a Europa esperou pelo final da noite para abrir a boca de espanto, com a Espanha a permitir um empate caseiro frente à Finlândia. Outra das surpresas aconteceu na Eslovénia, onde a Islândia conquistou uma vitória que a coloca na luta pelo apuramento para o Mundial.

Tiki-taka treme outra vez

Dois empates consecutivos em casa deixam a Espanha, campeã mundial, em desvantagem na corrida para o Brasil. Ontem, frente à Finlândia, os espanhóis marcaram primeiro, por Sérgio Ramos, mas mesmo mantendo a posse de bola e dominando toda a partida, permitiram que empate surgisse no único remate que os finlandeses fizeram à baliza de Valdés. Pukki, o avançado do Schalke 04, foi o autor da proeza que fará com que a Espanha tenha que vencer na França para chegar ao primeiro lugar do Grupo I.

Espanha Finlândia

Surpresa nórdica deixa Espanha de rastos

Isto porque, em Paris, os franceses não sentiram dificuldades para bater a Geórgia. Num jogo marcado pela estreia de Varane e Paul Pogba como titulares da equipa francesa, França marcou nos descontos do primeiro tempo, por Oliver Giroud. Já na segunda parte, Valbuena e Franck Ribéry aumentaram a vantagem para três golos, tendo vindo a ser diminuída por um golo de Kobakhize. A equipa de Didier Deschamps tem agora todo a seu favor para conquistar o apuramento direto.

Islândia e Albânia perto de fazer história?

Noruega Albânia

Albaneses foram mais fortes na Noruega

O Grupo E prometia, desde o sorteio, ser um dos mais equilibrados da fase de qualificação europeia. Com a Suiça em primeiro lugar, três equipas mantêm esperanças de alcançar o segundo lugar e o playoff para aceder ao Mundial. A Eslovénia parece já fora da corrida, depois de ter perdido com a Islândia. Depois de estar a vencer por 1-0, com golo de Novakovic, e de ter desperdiçado várias oportunidades para alagar essa vantagem, viu Sigurdsson, jogador do Tottenham, marcar por duas vezes na segunda parte. Noutro jogo do grupo, a Noruega, a jogar em casa, foi surpreendida pela Albânia. Salihi foi o herói da partida e deixa islandeses e albaneses com os mesmos pontos na segunda posição.

Forte equilíbrio também no Grupo D. A Holanda venceu a Estónia por 3-0, com golos de Van der Vaart, Van Persie e Schaken, parecendo lançada para mais uma qualificação 100% vitoriosa. Mas na luta pelo segundo lugar, três candidatos prometem luta até ao fim. A Turquia cumpriu o dever de vencer em Andorra, por 0-2, e viu a Hungria e a Roménia empatarem a dois golos, um resultado que permite que os turcos mantenham o sonho do Mundial vivo.

Decisões nos lugares da frente

Mandzukic Croácia

Mandzukic marcou um dos golos da vitória croata

No Grupo A, o dérbi da antiga Jugoslávia colocou frente a frente uma Croácia muito superior a uma Sérvia que anda longe dos seus tempos áureos. Com os croatas a vencerem por 2-0, com golos de Mandzukic e Olic, mantém o seu lugar na frente, junto com a Bélgica – que foi à Macedónia vencer por 0-2. Já para a Sérvia, está na hora de colocar o pensamento no Europeu 2016.

No Grupo C, a Alemanha foi ao Cazaquistão vencer por 0-3, com Schweinsteiger, Gotze e Muller a serem os marcadores dos golos germânicos. A Suécia recebeu a Rep. da Irlanda de Giovanni Trapattoni e, ao empatar a zero, permite que austríacos e irlandeses mantenham as esperanças de alcançar o Mundial intactas.

Finalmente, jogo grande no Grupo G, com a Bósnia e Herzegovina a dar uma autêntica lição de domínio à Grécia, orientada por Fernando Santos. Dzeko esteve em grande destaque, marcando dois golos, com Ibisevic a fazer o terceiro para os bósnios. A Grécia reduziu ainda para 3-1, através de Gekkas, no último minuto, mas com esta derrota vê o primeiro lugar (e possível apuramento direto) escapar-lhe entre os dedos. Quem não conseguiu aproveitar foi a Eslováquia, já que ao empatar a uma bola com a Lituânia, no seu país, fica ainda a dois pontos de uma presença no playoff.

Na próxima terça-feira, a história da caminhada para o Brasil continua a escrever-se no continente europeu, com vários encontros a chamarem a atenção dos adeptos do futebol. Disso mesmo daremos conta nos próximos dias.