A poucos dias da disputa da jornada 5 do Grupo H de Qualificação para o Euro 2016, fazemos uma apreciação ao já acontecido e ainda aos próximos acontecimentos do agrupamento. Num grupo onde figuram Croácia, Itália, Noruega, Bulgária, Malta e Azerbaijão, poderemos assistir nesta jornada a um Azerbaijão vs Malta, um Bulgária vs Itália e ainda a um Croácia vs Noruega, sendo que este último é o encontro de destaque desta ronda.

No jogo de maior relevo deste Grupo H já disputado, entre a Itália e a Croácia, o resultado terminou num empate a um golo.
Com 10 pontos, a Croácia é a líder deste Grupo H a par com a Itália, ambas com três triunfos e um empate obtidos nas quatro jornadas desta qualificação já disputadas, sendo que os croatas acabam por sair em vantagem por deterem já uma diferença de 9 golos entre os marcados e os sofridos, contra apenas 4 dos homens de Antonio Conte. Já na 3ª posição classifica-se a Noruega. Sob o comando de Per-Mathias Høgmo os nórdicos somaram três triunfos e uma derrota nos quatro jogos que já disputaram, detendo por isso 9 pontos que os deixam em posição para disputarem o play-off de apuramento. Abaixo destes três conjuntos, já fora dos lugares de qualificação, encontramos a Bulgária que soma quatro pontos, fruto do triunfo na jornada 1, na casa do Azerbaijão, e ainda do empate cedido á Malta na 3ª jornada desta qualificação. Já esta seleção maltesa, bem como o conjunto do Azerbaijão, encontram-se ainda sem qualquer triunfo nesta qualificação, tendo os primeiros somado já um ponto, obtido ante da Bulgária, que os classifica na 5ª posição do grupo, enquanto que os homens do leste, orientados pelo croata Robert Prosinečki, sofreram quatro derrotas em quatro jogos, sendo por isso os actuais lanternas vermelhas do agrupamento.
Esta jornada 5 de qualificação para o Europeu 2016, que terá lugar em França, será jogada inteiramente no próximo dia 28 de Março, sendo que o encontro entre a Croácia e a Noruega é o de maior destaque por opor dois conjuntos do top-3 deste Grupo H.
Azerbaijão vs Malta
No Estádio Tofiq Bahramov em Baku, capital do Azerbaijão, a seleção nacional de futebol deste respectivo país encontra o conjunto de Malta. Após um pessimo arranque da disputa desta fase de qualificação europeia, o Azerbaijão chega a este encontro com uma cara nova no comando técnico da equipa, sendo ele o croata Robert Prosinečki, que ocupou a 1 de Dezembro de 2014 as funções anteriormente desempenhadas pelo alemão Berti Vogts. Já a equipa de Malta, com o italiano Pietro Ghedin no comando técnico, entra para este jogo com a motivação ligeiramente elevada depois de, no último jogo disputado, terem conseguido arrancar um empate, somando assim também o único resultado positivo obtido em 2014. Agora, visto que defrontam aquele que, na prática, tem sido o conjunto mais débil do agrupamento, os malteses entrarão em campo de cabeça erguida e à procura de mais um resultado que não a derrota. Também os homens do Azerbaijão, a jogar em casa ante de outros do mais modestos conjuntos deste agrupamento, vêm este encontro como uma clara oportunidade para somarem os primeiros pontos na qualificação.
Bulgária vs Itália
Em Sofia, capita búlgara, no Estádio Nacional Vasil Levski, a Bulgária recebe a Itália. O conjunto da casa, agora orientado por Ivaylo Petev, que ocupou o lugar de Luboslav Penev após a última derrota, continua a acreditar numa possível qualificação para a fase final do Euro 2016. Contudo, para que tal aconteça precisam de somar vitórias nas próximas partidas, inclusive nesta que acontece ante de um dos líderes do agrupamento. Desde o fim do Mundial 2014 com Antonio Conte no comando técnico, os Azzurri têm vindo a realizar uma boa campanha nesta fase de qualificação, tendo conseguido vencer nas três primeiras jornadas a Noruega, o Azerbaijão e Malta. Já na última jornada, 4, o técnico ex-Juventus acabou por vacilar pela primeira vez desde que assumiu as funções de seleccionador italiano ao ceder, a um golo, o empate na recepção à Croácia, com quem dividem a liderança do agrupamento. Ainda assim, mesmo a jogar fora de casa, espera-se deste jogo um triunfo italiano, visto que detêm um grupo com experiência e qualidade bastante superiores às dos búlgaros.
Croácia vs Noruega

Com 3 golos o atleta do Wolfburg, Ivan Perišić, é o melhor marcador deste Grupo H.
Naquele que é o jogo grande deste Grupo H nesta jornada 5, no Estádio Maksimir, em Zagreb, a Croácia recebe a Noruega. O conjunto da casa está a conseguir exibir-se a um bom nível nesta fase de qualificação, e é para já uma das 12 equipas, por entre as 53 na disputa desta qualificação, sem qualquer derrota sofrida. Com o ex-internacional Niko Kovač no comando técnico, os croatas venceram os três primeiros jogos desta fase de qualificação, dos quais se destaca o último triunfo, na recepção ao Azerbaijão, por 6-0. Já depois disto, na deslocação a terras italianas, a Croácia acabou por perder os primeiros pontos da campanha ao ceder um empate a zero. Sem se ter conseguido classificar para nenhum dos três últimos europeus de futebol, os croatas têm agora neste agrupamento uma oportunidade de ouro para o conseguirem visto que, para além de Croácia e Itália, todas as três restantes selecções que aqui figuram estão algo abaixo das suas capacidades. Posto isto, é de prever que este seja um jogo de enorme intensidade visto que a Croácia, para se manter na liderança, está obrigada a vencer, e a Noruega, apesar de não ter a 3ª posição em risco, quererá também dar uma boa surpresa aos adeptos e tentar ainda classificar-se nos lugares de apuramento directo para a fase final da prova.
Depois da disputa destes três encontros, que acontecerá no próximo 28 de Março, será de esperar que encontremos a Croácia e a Itália algo distenciadas da 3ª classificada, Noruega, ainda que o mais provável seja que mantenham as actuais posições. Já nos três últimos lugares do agrupamento, é de prever uma ultrapassagem do Azerbaijão à Malta, devendo os homens de leste somar 3 pontos, ascendendo ao 5º lugar, enquanto que os homens do Mediterrâneo cairão para o último lugar com apenas um ponto. Já a Bulgária, que não deve conseguir um resultado positivo nesta ronda, manter-se-à no 4º lugar do grupo.
Boas Apostas!