PSV – Osijek (Liga Europa)
O PSV e o Osijek colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Philips Stadion, em Eindhoven, num embate a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Depois de uma temporada pouco conseguida, o PSV prepara-se agora para aquele que será o seu primeiro encontro oficial desta nova temporada, tendo-se andado a preparar bem durante a pré-época. Já o Osijek surpreendeu na última temporada e conseguiu um lugar que lhes permite sonhar com o acesso à fase de grupos, chegando aqui já com o campeonato interno a decorrer.
O PSV entra então numa prova que conhece bem, tendo-a vencido por uma vez na sua história numa altura em que ainda era conhecida como Taça UEFA, em 1977/78, e tem vindo a ser presença constante na fase de grupos dos últimos anos, participando em 5 das últimas 7 edições, com os quartos de final a ser o mais longe que chegou, ainda em 2010/11. Os holandeses vêm de uma temporada pouco conseguida, ficando-se pelo 3º lugar no campeonato e sem qualquer ponta de sucesso em competições europeias, mas pretendem mudar isso esta época e já se prepararam bem para os embates oficiais, tendo disputado 4 encontros amigáveis, chegando mesmo a vencer 2 deles. Em casa, o Camponês irá procurar tirar o máximo de proveito do apoio dos seus adeptos, devendo tomar a iniciativa e partir para cima do adversário em ataques organizados, tentando não deixar a defesa descompensada já que uma das prioridades é não conceder golos.
Nos seus 4 jogos amigáveis, o PSV apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno do Waalwijk. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Sion, um empate por 0-0 em terreno do AS Monaco, e na última jornada, uma derrota por 3-1 em terreno do Grasshoppers.
Onze Provável: Zoet – Arias, Isimat-Mirin, Luckassen e Brenet – Hendrix, Ramselaar e Propper – Pereiro, Jong e van Ginkel.
O Osijek, por sua vez, não tem, praticamente, historial nenhum na competição, tendo participado na prova por apenas 3 vezes, logo no início do milénio, e desde então alcançou as pré-eliminatórias por apenas duas vezes, em 2012/13 e 2017/18. Para chegarem a esta 3ª pré-eliminatória, os croatas começaram por tirar o Santa Coloma e o Luzern do seu caminho nas etapas anteriores.
Os Alvi-Azuis já começaram o campeonato croata, disputando duas jornadas mas sem conseguirem vencer ainda nenhuma delas, e agora encontram uma equipa talentosa, bem organizada e experiente neste tipo de competições, sendo de esperar que estes entrem com uma postura defensiva, baixando as linhas de forma a reduzirem as linhas de passe ao adversário perto da sua baliza, e tentando adiar a decisão da eliminatória para a 2ª mão, no seu terreno.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Osijek apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 4-0 na recepção ao Santa Coloma. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao FC Luzern, um empate por 1-1 na recepção ao NK Rudes, uma derrota por 2-1 em terreno do Luzern, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Istra Oula.
Onze Provável: Malenica – Sorsa, Lesjak, Barac e Barisic – Jambor e Mudrazija – Boban, Pusic e Lepa – Perosevic.
Esta será a primeira vez que as duas equipas se encontram. O PSV detém claramente um plantel melhor organizado e de maior experiência neste tipo de competições que o seu adversário. Além disso, na temporada transacta os holandeses mostraram uma grande organização defensiva, sendo de esperar que mantenha a sua baliza invicta.