A 27ª jornada ofereceu golos e espetáculo, mas acabou por ser mais uma confirmação do domínio do Paris SG, que entre os primeiros seis classificados foi a única equipa a conseguir uma vitória. Com ela, sobe para 14 pontos a diferença estabelecida para o seu mais próximo perseguidor, ainda o Monaco, acabando com qualquer pequena dúvida que ainda pudesse subsistir sobre a superioridade do seu conjunto.
Uma nuvem ensombra, no entanto, a vitória dos parisienses. Já perto do final do encontro, numa disputa de bola, Neymar torceu o tornozelo, acabando por sair de maca para grande consternação de todos no estádio. A situação ainda não é clara, quanto ao tempo de paragem, mas o lance deixou todos de sobreaviso, num momento em que o Paris SG se aproxima de um jogo importantíssimo frente ao Real Madrid.
Mas regressemos aos acontecimentos da partida frente ao Marselha. A expetativa em torno do encontro comprovava o crescimento reconhecido aos marselheses, que no entanto não pareciam conseguir superar o facto do Paris SG ter entrado em busca de uma resolução rápida para a partida. Ao dez minutos de jogo, Kylian Mbappé aproveitou um ressalto de bola para conquistar a posse dentro da área do Marselha, e com a sua capacidade técnica, abriu o marcador.
Ainda antes da meia-hora, com o Paris SG a repetir jogadas de envolvência ofensiva, Rolando aborda mal a bola e coloca-a dentro da própria baliza. A vantagem de dois golos denotava toda a superioridade esperada, mas no início do segundo tempo, Neymar soltou-se pelo flanco esquerdo do ataque parisiense, assistindo Cavani para um trabalho de costas para a baliza, rodopiando e assinando o terceiro. A lesão de Neymar ensombra, sem dúvida alguma, os acontecimentos do Parque dos Príncipes. Mas a vitória do Paris SG confirma que, em solo nacional, não há rival para os futuros campeões.
Monaco e Lyon não souberam aproveitar
Para o Monaco, era a possibilidade de ganhar margem de conforto no segundo lugar. Para o Lyon, a aproximação ao pódio. Mas nem um, nem outro, souberam aproveitar a derrota do Marselha e, mesmo antes do adversário ter entrado em campo, ficaram-se pelo empate.
O Monaco no terreno do Toulouse, onde entrou a ganhar, com golo de Rony Lopes, para permitir o empate por Sangaré. No início da segunda parte, o português voltou a marcar, estando ainda envolvido no terceiro golo da equipa, concretizado por Jovetic aos 72 minutos. Mas a história da partida não havia terminado. Num lance que gerou muitos protestos da parte do Monaco, Sanogo foi impedido de concretizar um remate de bicicleta e o árbitro assinalou um penálti, convertido por Delort. E quando se estava já nos minutos finais da partida, foi o próprio Sanogo a marcar para o empate. Uma repartição dos pontos que interesse muito mais ao Toulouse.
Para o Lyon, o dérbi regional disputado este domingo, frente ao Saint-Étienne, terá sido mais uma prova daquilo que tem que mudar no Olympique. A vencer desde o minuto 19, com golo de Mariano Diaz, autor de um trabalho fantástico ao receber a bola e a rodar para somar, a equipa do Lyon não conseguiu dar mais expressão à vantagem e, ao longo da segunda parte, foi recuando no terreno, permitindo a Les Verts várias possibilidades para empatar a partida. Com um certo toque de dramatismo, o empate chegou nos minutos finais, com Debuchy a ser o autor do tento do Saint-Étienne.
Boas Apostas!