Na quinta-feira discutiu-se a 1ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa, onde se pôde presenciar dois hat-tricks, um Ibrahimovic e outro de Dzeko, colocando o Manchester United e a AS Roma, respectivamente, com um pé e meio nos oitavos de final da prova. Houve ainda a surpresa da Fiorentina, que levou a melhor no complicado território do Borussia M’Gladbach.

Ibrahimovic brilha na Liga Europa

Ibrahimovic aponta os 3 golos da partida.

Ibrahimovic aponta os 3 golos da partida.

Ainda que sem ter conseguido uma boa primeira parte do jogo contra o Saint-Étienne, o Manchester United chegou ao intervalo em vantagem por 1-0, com Zlatan Ibrahimovic a brilhar logo aos 15 minutos de jogo, na cobrança de um livre-directo rasteiro, ainda que tenha tido alguma sorte, com a bola a sofrer um desvio na barreira. O Saint-Étienne criou mais perigo no primeiro tempo, principalmente de contra-ataque, mas sempre sem sucesso. Com o segundo tempo os Red Devils melhoraram e controlaram mais o jogo, com o sueco a marcar outro golo aos 48 minutos, mas anulado.

Aos 75 minutos uma grande jogada individual do jovem Rashford resulta no 2º golo da partida, com o jovem inglês a entrar bem dentro de área a rematar à baliza, com Ibra a aproveitar a recarga e a fazer o 2-0. Já perto do apito final, Ibra faz o terceiro golo do jogo, e da conta pessoal, ao concretizar uma grande penalidade que o próprio sofreu, aos 88 minutos. Este resultado coloca a turma de Mourinho com um pé e meio nos oitavos de final.

AS Roma goleia no El Madrigal

Hat-trick de Dzeko coloca Roma praticamente nos oitavos de final.

Hat-trick de Dzeko coloca Roma praticamente nos oitavos de final.

O jogo começou animado desde o primeiro apito naquele que era considerado o jogo em destaque da eliminatória. Contudo, a Roma foi a melhor equipa na 1ª parte, criando sempre perigo quando saíam em velocidade e o primeiro golo acabaria por chegar aos 31 minutos, com Emerson a aproveitar uma perde de bola de Castillejo à entrada da área e a fazer um belo remate para o 0-1. No segundo tempo o Villarreal entrou mais forte e começou a procurar o golo, mas quem acabaria por voltar a marcar era Roma, aos 64 minutos através de contra-ataque, com Salah a assistir Dzeko naquele que seria o primeiro dos 3 golos da sua conta pessoal da partida.

O Villarreal deixou-se ficar abatido pelo 0-2 e desmotivou. Sem grande vontade aparente de dar a volta ao marcador, a Roma aproveitou e chegou ao 0-3 aos 78 minutos, com grande passe de Juan Jesus para Ediz Dzeko bisar, com um forte remate de primeira. E foi então ao cair do pano que o bósnio voltou a marcar e a fechar as contas da partida, com Nainggolan a passar rasteiro para dentro de área, com o avançado bósnio a receber o esférico praticamente sozinho e a carimbar a goleada. Com este forte resultado, os italianos estão praticamente nos oitavos de final.

Tottenham desilude

Mau desempenho de Tottenham dificulta qualificação.

Mau desempenho de Tottenham dificulta qualificação.

Apesar de ter de viajar até à Bélgica, era de se esperar mais de um Tottenham que acabou por desiludir ao sair derrotado de casa do Gent pela vantagem mínima de 1-0. Numa partida um pouco monótona, com poucas situações de golo e até mesmo com os ingleses a usufruírem de maior parte da posse de bola e ocasiões de golo. A primeira oportunidade de perigo veio por Alli, com o remate a sair ligeiramente ao lado, seguiram mais algumas tentativas por parte dos Spurs, mas todas sem êxito. Foi então já no segundo tempo que apareceria o único golo do jogo, com Milicevic a furar dentro de área do Tottenham e a assistir Jérémy Perbet, que praticamente apenas teve que encostar.

O Gent ganhou confiança e não se contentou com o 1-0, partindo para cima do Tottenham e conseguindo mesmo encostá-lo à sua grande área, com Milicevic ainda a dar um grande susto aos Spurs com um remate fora de área a ir ao poste. Com este resultado o Gent obriga o Tottenham a correr atrás do prejuízo na 2ª mão, em Inglaterra.

Outras curtas da jornada:

  • Fiorentina vence na Alemanha, batendo o Borussia M’Gladbach por 0-1.
  • Lyon goleia na Holanda em casa do Ajax, por 1-4.
  • Zenit é derrotado por 2-0 em casa do Fenerbahce.
  • Schalke leva a melhor na Grécia, batendo o PAOK em casa por 0-3.
  • Athletic Bilbao vence APOEL com dificuldade, conquistando um triunfo pouco confortável por 3-2.

Boas Apostas!