Na quinta-feira discutiu-se a 1ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa, onde se pôde presenciar dois hat-tricks, um Ibrahimovic e outro de Dzeko, colocando o Manchester United e a AS Roma, respectivamente, com um pé e meio nos oitavos de final da prova. Houve ainda a surpresa da Fiorentina, que levou a melhor no complicado território do Borussia M’Gladbach.
Ibrahimovic brilha na Liga Europa
Ainda que sem ter conseguido uma boa primeira parte do jogo contra o Saint-Étienne, o Manchester United chegou ao intervalo em vantagem por 1-0, com Zlatan Ibrahimovic a brilhar logo aos 15 minutos de jogo, na cobrança de um livre-directo rasteiro, ainda que tenha tido alguma sorte, com a bola a sofrer um desvio na barreira. O Saint-Étienne criou mais perigo no primeiro tempo, principalmente de contra-ataque, mas sempre sem sucesso. Com o segundo tempo os Red Devils melhoraram e controlaram mais o jogo, com o sueco a marcar outro golo aos 48 minutos, mas anulado.
Aos 75 minutos uma grande jogada individual do jovem Rashford resulta no 2º golo da partida, com o jovem inglês a entrar bem dentro de área a rematar à baliza, com Ibra a aproveitar a recarga e a fazer o 2-0. Já perto do apito final, Ibra faz o terceiro golo do jogo, e da conta pessoal, ao concretizar uma grande penalidade que o próprio sofreu, aos 88 minutos. Este resultado coloca a turma de Mourinho com um pé e meio nos oitavos de final.
AS Roma goleia no El Madrigal
O jogo começou animado desde o primeiro apito naquele que era considerado o jogo em destaque da eliminatória. Contudo, a Roma foi a melhor equipa na 1ª parte, criando sempre perigo quando saíam em velocidade e o primeiro golo acabaria por chegar aos 31 minutos, com Emerson a aproveitar uma perde de bola de Castillejo à entrada da área e a fazer um belo remate para o 0-1. No segundo tempo o Villarreal entrou mais forte e começou a procurar o golo, mas quem acabaria por voltar a marcar era Roma, aos 64 minutos através de contra-ataque, com Salah a assistir Dzeko naquele que seria o primeiro dos 3 golos da sua conta pessoal da partida.
O Villarreal deixou-se ficar abatido pelo 0-2 e desmotivou. Sem grande vontade aparente de dar a volta ao marcador, a Roma aproveitou e chegou ao 0-3 aos 78 minutos, com grande passe de Juan Jesus para Ediz Dzeko bisar, com um forte remate de primeira. E foi então ao cair do pano que o bósnio voltou a marcar e a fechar as contas da partida, com Nainggolan a passar rasteiro para dentro de área, com o avançado bósnio a receber o esférico praticamente sozinho e a carimbar a goleada. Com este forte resultado, os italianos estão praticamente nos oitavos de final.
Tottenham desilude
Apesar de ter de viajar até à Bélgica, era de se esperar mais de um Tottenham que acabou por desiludir ao sair derrotado de casa do Gent pela vantagem mínima de 1-0. Numa partida um pouco monótona, com poucas situações de golo e até mesmo com os ingleses a usufruírem de maior parte da posse de bola e ocasiões de golo. A primeira oportunidade de perigo veio por Alli, com o remate a sair ligeiramente ao lado, seguiram mais algumas tentativas por parte dos Spurs, mas todas sem êxito. Foi então já no segundo tempo que apareceria o único golo do jogo, com Milicevic a furar dentro de área do Tottenham e a assistir Jérémy Perbet, que praticamente apenas teve que encostar.
O Gent ganhou confiança e não se contentou com o 1-0, partindo para cima do Tottenham e conseguindo mesmo encostá-lo à sua grande área, com Milicevic ainda a dar um grande susto aos Spurs com um remate fora de área a ir ao poste. Com este resultado o Gent obriga o Tottenham a correr atrás do prejuízo na 2ª mão, em Inglaterra.
Outras curtas da jornada:
- Fiorentina vence na Alemanha, batendo o Borussia M’Gladbach por 0-1.
- Lyon goleia na Holanda em casa do Ajax, por 1-4.
- Zenit é derrotado por 2-0 em casa do Fenerbahce.
- Schalke leva a melhor na Grécia, batendo o PAOK em casa por 0-3.
- Athletic Bilbao vence APOEL com dificuldade, conquistando um triunfo pouco confortável por 3-2.
Boas Apostas!