A 17ª jornada da Premier League trás uma novidade que é o facto do Manchester City ter perdido a liderança para o Liverpool. Depois da derrota em Stamford Bridge, os citizens estão agora a um ponto do Liverpool. A equipa de Pep Guardiola vai tentar recuperar o 1º lugar, e começa com a recepção ao Everton de Marco Silva. O novo líder da Premier League tem jogo grande na recepção ao Manchester United, sendo esse o prato forte desta jornada. Já o Arsenal joga no St. Mary’s Stadium, diante do Southampton, enquanto o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo tenta consolidar a sua recuperação, recebendo o Bournemouth.
Liverpool vs Manchester United – Um clássico para os reds defenderem a liderança
Para muitos é o maior clássico do futebol inglês, pelo menos em termos de massa adepta e tradição, Liverpool e Manchester United são dois gigantes do futebol inglês, mas que atravessam momentos bem diferentes. O Liverpool está na liderança da Premier League, depois de ter beneficiado da derrota do Manchester City, na última jornada. A equipa de Klopp regista 13 vitórias e 3 empates, e é a única equipa invicta na competição.
Apenas com um ponto de vantagem sobre os citizens, a vitória é o único resultado que garante a permanência no 1º lugar, isto tendo em conta as boas probabilidades dos citizens vencerem o seu jogo, nesta ronda. Os reds chegam ainda duplamente motivados a este jogo, depois do triunfo para sobre o Nápoles, que garantiu a passagem aos oitavos de final da prova. É assim, num excelente momento, e no mítico Estádio de Anfield, que o Liverpool defenderá a liderança na Premier League, diante do eterno rival Manchester United.
A equipa de José Mourinho continua em “agonia”, e vem de mais uma derrota, desta feita no Mestalla (2-1). Na Premier League, o Manchester United é apenas o 6º classificado e já está a 16 pontos do Liverpool, isto em apenas 16 jornadas! A luta continua, dentro e fora do clube, com José Mourinho numa situação cada vez mais complicada, com uma relação pouco saudável com os jogadores, e claro que todo este mau ambiente se estende à direcção e adeptos.
No entanto, o Manchester United já provou, esta temporada, que consegue dar resposta, mesmo em situações muito difíceis. Recorde-se a exibição que realizou em Stamford Bridge, ou mesmo o triunfo no Estádio da Juventus. Um clássico é sempre um jogo de tripla, em que todos os jogadores se superam, apesar de Liverpool e Manchester United estarem em lados opostos, quer na forma, quer mesmo sob ponto de vista anímico.
Manchester City quer retomar a liderança
É estranho não vermos o Manchester City na liderança da Premier League. Mérito seja dado ao Liverpool, mas os citizens têm outro poderio, e muito provavelmente isso vai-lhe conferir o 1º lugar, com o passar das jornadas. No entanto, a oportunidade dos citizens pode estar nesta 17ª jornada. Para isso terá de vencer o Everton, e esperar por uma “ajuda” do seu rival Manchester United.
A equipa de Pep Guardiola vem de somar mais uma vitória na Liga dos Campeões, desta feita diante do Hoffenheim (2-1). No entanto, o tropeço em Stamford Bridge foi o que lhe custou a perda da liderança. A par do Liverpool eram as únicas equipas invictas, e isso mostra bem do campeonato “à parte” que estas duas equipas estão a fazer.
Mas, para poder usufruir de um possível tropeço do Liverpool, o Manchester City precisa ultrapassar a equipa de Marco Silva. O Everton vacilou, novamente, em em dupla jornada caseira, primeiro com o Newcastle (1-1), e depois com o Watford (2-2), com o golo do empate a surgir no último minuto de jogo, salvando assim um ponto.
O Manchester City é amplamente favorito, mas atenção ao Everton que ainda há pouco trouxe um empate de Stamford Bridge (0-0).
Trio londrino tenta aproximação
Tottenham, Chelsea e Arsenal são o trio que persegue os dois primeiros lugares. Os Spurs somam 36 pontos, e estão a 5 do Manchester City e a 6 do Liverpool, enquanto que Chelsea e Arsenal soma o mesmo número de pontos (34), e mantém-se na perseguição ao duo da frente, como também a lutar por um lugar de acesso à Liga dos Campeões.
Assim, este trio promete tentar lutar pelos primeiros lugares, mas como objetivo mínimo terão um dos quatro primeiros lugares que darão acesso à liga milionária. O Tottenham tem, em teoria o jogo mais acessível, recebendo o Burnley, enquanto o Chelsea e Arsenal têm deslocações a cumprir. Os blues vão até ao terreno do Brighton, enquanto os gunners jogam com o Southampton.
Neste momento este trio londrino é um trio de outsiders, e que prometem uma intensa luta pelos lugares cimeiros da Premier League.
Boas Apostas!