A Libertadores 2018 já mexe. Esta semana é dedicada à disputa da segunda fase preliminar, a penúltima antes de se iniciar a fase de grupos da competição de clubes mais importante da América do Sul. Os brasileiros Vasco da Gama e Chapecoense vão estrear-se nesta noite de quarta-feira. Desta fase preliminar vão avançar os quatro emblemas que faltam para completar a fase de grupos da atual edição da prova.
Olimpia (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e Olimpo Petrolero (Bolívia) foram os três emblemas que superaram a primeira fase da pré-Libertadores, galgando o primeiro obstáculo rumo à fase de grupos da competição.
Esta semana realizam-se os oito jogos relativos à segunda fase preliminar da prova, três deles já disputados. Na Venezuela, o Carabobo recebeu e venceu a equipa paraguaia do Guaraní, garantindo vantagem para o encontro decisivo. Os argentinos do Banfield empataram a um golo com o Independiente del Valle e os chilenos do Santiago Wanderers ficaram-se pelo mesmos resultado diante dos peruanos do FBC Melgar.
Chapecoense e Vasco em ação
Os primeiros representantes brasileiros na prova vão entrar em ação na noite desta quarta-feira.
A Chapecoense, eliminada na fase de grupos da última edição devido à utilização irregular de um jogador, procura voltar a marcar presença na fase final do certame. Para isso, precisa de se superiorizar aos uruguaios do Nacional de Montevidéu. A discussão começa na Arena Condá, terreno da equipa catarinense, e ficará decidida na próxima semana, na capital uruguaia. Quem seguir em frente, vai medir forças com o vencedor do confronto entre Banfield e Independiente del Valle.
O Vasco da Gama vai acabar com o “jejum” de Libertadores na noite desta quarta-feira. O “cruz maltino” não disputa a competição desde 2012 e a “obsessão” pela prova continental é ainda maior que o habitual. Depois do empate sem golos frente ao Flamengo para o campeonato Carioca, é expectável que o treinador Zé Ricardo mantenha a base da equipa para esta visita ao terreno do Universidad Concepción. A equipa do Rio de Janeiro não joga nesta localidade chilena desde 2001, ano em que aí venceu por três bolas a uma, resultado que também agradaria nesta ocasião e permitiria encarar a segunda mão com um certo conforto.
Confronto nacional
Esta segunda fase preliminar da Libertadores inclui um duelo entre rivais nacionais. Oriente Petrolero e Jorge Wilstermann, emblemas bolivianos, vão defrontar-se por uma vaga na próxima fase da competição continental e quem vencer enfrentará o Vasco ou o Universidad Concepción.
Nos outros dois jogos que completam o quadro desta fase, o Deportivo Táchira enfrenta a equipa colombiana do Santa Fe, disputando a primeira mão em casa, na Venezuela. O Olimpia, outro dos apurados da primeira fase, enfrenta a equipa colombiana do Junior Barranquilla – as duas partidas estão marcadas para a madrugada de quinta para sexta-feira.
Boas Apostas!