Portugal entrou para esta fase de qualificação, para o Euro 2020, com a responsabilidade acrescida de jogar como campeão em título. Talvez isso tenha pesado pelo facto de não ter ido além de dois empates, em dupla jornada jogada em casa. Assim, podemos dizer que Portugal desperdiçou, não apenas quatro pontos, como dois jogos em que tinha o factor casa, como forte handicap. Mesmo assim, não é por estes dois resultados que a seleção lusa passou a não ser a candidata maior ao primeiro lugar do grupo B. No entanto, a vantagem fica do lado de Ucrânia e Sérvia que terão os seus jogos em casa, onde poderão confirmar vantagem sobre a seleção portuguesa. Só o tempo dirá, mas Portugal habituou-nos, durante muitos anos a utilizar a máquina de calcular, em vários apuramentos para fases fineis de Europeus e mundiais. Será este mais um desses casos?
Portugal “emperra” no muro ucraniano
No jogo de abertura do grupo B, Portugal jogou no Estádio da Luz, e era naturalmente favorito a vencer a seleção da Ucrânia. Além de defender o título de campeão, a seleção das quinas tinha deixado excelentes indicações na última competição em que participou, a Liga das Nações. O desempenho nessa competição foi de alto nível, o que lhe garantiu a passagem às meias-finais. O que valoriza, ainda mais esse apuramento foi o facto de não contar com jogadores fundamentais, como por exemplo Cristiano Ronaldo. Aliás, os regressos de CR 7 e João Moutinho traziam, para este embate com a Ucrânia, um maior optimismo.
No entanto, este é um daqueles jogos em que a seleção lusa poderia estar a jogar horas a fio, que provavelmente não iria encontrar o caminho para o golo. O domínio da seleção lusa foi quase total, mas a seleção ucraniana não se importou de recuar no terreno, e desde cedo se percebeu que jogaria para pontuar. Com transições rápidas, e criteriosas, a seleção visitante tentava o golo, a espaços. Fernando Santos comentou, no final do encontro, que nunca tinha visto uma Ucrânia tão defensiva, mas isso não retira a desinspiração do ataque português.
Em suma, foi um jogo bem à moda portuguesa, com muita posse de bola, um domínio quase total, mas em parte muito consentido, e a habitual falta de eficácia nas situações de finalização. A seleção ficava desde já pressionada a vencer o próximo encontro diante da Sérvia, novamente em casa.
Portugal volta a marcar passo, agora diante da Sérvia
Era agora a hora de Portugal acertar contas com a Sérvia, por forma a somar a primeira vitória neste grupo B. Esta dupla jornada era demasiado importante para a seleção lusa, primeiro porque tinha dois jogos em casa, e depois porque eram contra as duas equipas que poderão ser sérios rivais na luta pelo apuramento. No entanto, o jogo com a Sérvia, apesar de ter um resultado diferente, com golos, o jogo da seleção nacional não foi muito diferente. Apesar do domínio não ser tão evidente, como com a Ucrânia, a verdade é que Portugal voltou a demonstrar dificuldades no último terço. O facto de ter entrado praticamente a perder, também complicou bastante a missão da seleção portuguesa.
Ao 7 minutos a seleção dos balcãs já estava a vencer, depois de converter uma grande penalidade. A seleção das quinas estava em maus lençóis, e isso pesou nos jogadores, que depois de verem 2 pontos perdidos com a Ucrânia, voltavam a ver a possibilidade de perder mais, agora frente à Sérvia. Este é um resultado ingrato para a seleção Portuguesa que a poderá “obrigar” a ter de vencer no jogo em território sérvio, ainda para mais com a seleção da Sérvia como principal oponente na luta pelo primeiro lugar. Após estas duas jornadas Portugal ficou no 3º lugar.
Outros destaques:
A Ucrânia aproveitou o seu 2º jogo para somar os três pontos, num triunfo sobre o Luxemburgo (1-2). Com este resultado a seleção ucraniana assume, para já, a liderança da grupo com 4 pontos.
Realizou-se ainda outro jogo, com o Luxemburgo a receber e a bater a seleção da Lituânia por (2-1) e coloca-se no 2º lugar do grupo.
De referir que a Sérvia e Lituânia realizaram apenas um jogo. Os sérvios ocupam o 4º lugar, com 1 ponto, e a Lituânia segura a lanterna vermelha sem qualquer ponto somado.
Boas Apostas!