Conhecido o grupo de Portugal e os respectivos adversários no Mundial 2018, Espanha, Irão e Marrocos, fazemos uma análise à história da Selecção das Quinas com cada uma dessas selecções.
Duelo ibérico
A Espanha fez uma fase de qualificação de grande qualidade, apurou-se como líder do Grupo G sem ser derrotada e terminou 5 pontos acima da 2ª Itália. Os espanhóis entram assim no Mundial 2018 como um dos favoritos a sagrarem-se Campeões do Mundo. Esta é a 15ª vez que a selecção se qualifica a um Mundial, tendo a Fúria passado a fase de grupos por oito vezes, e vencido o Mundial de 2010, na Africa do Sul. O jogador espanhol com mais golos nesta competição é David Villa, com 9 tentos assinalados, e Casillas o jogador com mais presenças na prova, com 17 jogos disputados.
Espanhóis e portugueses já se colocaram frente a frente por 38 vezes, com o histórico de confrontos directos a sorrir à Espanha, que venceu 17 jogos, empatou 13 e perdeu 8. A última vez que as duas selecções se enfrentaram foi nas meias-finais do Euro 2012, com a Fúria a vencer a Selecção das Quinas em grandes penalidades e, mais tarde, viria mesmo a vencer a competição. Portugal e Espanha enfrentam-se na 1ª jornada do Grupo B, dia 15 de Junho, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.
Portugal x Marrocos
Marrocos também fez uma excelente fase de qualificação, tendo começado por vencer a Guiné Equatorial na 2ª eliminatória de acesso à fase de grupos da fase de qualificação ao Mundial 2018. Seguindo então em frente depois dessa vitória, os marroquinos ficaram no Grupo C juntamente com a Costa do Marfim, Gabão e Mali, qualificando-se assim Campeonato do Mundo depois de se apurarem isolados no topo do grupo, e sem perderem uma única vez. Khairi, Hadda e Bassir, todos retirados, são os melhores marcadores marroquinos em Mundiais, todos com 2 golos marcados.
Portugal enfrentou Marrocos apenas por uma vez em toda a história, no Grupo F do Mundial de 1986, no México, com a selecção portuguesa a ser derrotada por 3-1. Esta será a 5ª vez que a selecção de Marrocos se qualifica a um Campeonato do Mundo, tendo apenas passado a fase de grupos por uma vez, em 1986, acabando eliminada nos oitavos de final pela Alemanha. Hadji, também já retirado, é o jogador com mais presenças em Campeonatos do Mundo, 6 partidas disputadas. Portugal e Marrocos defrontam-se no dia 20 de Junho no Estádio Lujniki, em Moscovo.
Portugal x Irão
Tal como os outros dois adversários de Portugal neste Grupo B, também o Irão realizou uma boa campanha pela fase de qualificação, começando por se qualificar à 2ª fase de grupos da fase de apuramento ao Mundial 2018 ao ser líder invicto do Grupo D, onde faziam parte o Omã, Turquemenistão, Guam e India. Já na 2ª fase de grupos, com adversários um pouco mais capazes, a turma orientada pelo português Carlos Queirós qualificou-se também como líder isolada, e novamente invicta, onde faziam parte a República da Coreia, Síria, Usbequistão, China e Catar.
O técnico português conduzirá então a selecção iraniana para o sua 5ª presença em Campeonatos do Mundo, com esta selecção a nunca ter conseguido ir além da fase de grupos. Não se destaca nenhum melhor marcador, uma vez que vários jogadores apontaram um golo, e Mahdavikia e Andraik são os jogadores com mais presenças, tendo disputado 6 partidas. Portugal e Irão defrontaram-se por duas vezes em toda a história, com Portugal a vencer sempre, uma vez por 3-0 na Taça Independência em 1972, e mais recentemente por 2-0 no Mundial 2006, na Alemanha, com golos de Deco e de Cristiano Ronaldo.
Vendo com atenção cada selecção, provavelmente este não é um grupo assim tão fácil e a qualificação não serão favas contadas.
Boas Apostas!