Conhecido o grupo de Portugal e os respectivos adversários no Mundial 2018, Espanha, Irão e Marrocos, fazemos uma análise à história da Selecção das Quinas com cada uma dessas selecções.

Duelo ibérico

Em 2012 a festa foi da Espanha. Quem levará a melhor em 2018?

Em 2012 a festa foi da Espanha. Quem levará a melhor em 2018?

A Espanha fez uma fase de qualificação de grande qualidade, apurou-se como líder do Grupo G sem ser derrotada e terminou 5 pontos acima da 2ª Itália. Os espanhóis entram assim no Mundial 2018 como um dos favoritos a sagrarem-se Campeões do Mundo. Esta é a 15ª vez que a selecção se qualifica a um Mundial, tendo a Fúria passado a fase de grupos por oito vezes, e vencido o Mundial de 2010, na Africa do Sul. O jogador espanhol com mais golos nesta competição é David Villa, com 9 tentos assinalados, e Casillas o jogador com mais presenças na prova, com 17 jogos disputados.

Espanhóis e portugueses já se colocaram frente a frente por 38 vezes, com o histórico de confrontos directos a sorrir à Espanha, que venceu 17 jogos, empatou 13 e perdeu 8. A última vez que as duas selecções se enfrentaram foi nas meias-finais do Euro 2012, com a Fúria a vencer a Selecção das Quinas em grandes penalidades e, mais tarde, viria mesmo a vencer a competição. Portugal e Espanha enfrentam-se na 1ª jornada do Grupo B, dia 15 de Junho, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.

Portugal x Marrocos

Marrocos também fez uma excelente fase de qualificação, tendo começado por vencer a Guiné Equatorial na 2ª eliminatória de acesso à fase de grupos da fase de qualificação ao Mundial 2018. Seguindo então em frente depois dessa vitória, os marroquinos ficaram no Grupo C juntamente com a Costa do Marfim, Gabão e Mali, qualificando-se assim Campeonato do Mundo depois de se apurarem isolados no topo do grupo, e sem perderem uma única vez. Khairi, Hadda e Bassir, todos retirados, são os melhores marcadores marroquinos em Mundiais, todos com 2 golos marcados.

Portugal enfrentou Marrocos apenas por uma vez em toda a história, no Grupo F do Mundial de 1986, no México, com a selecção portuguesa a ser derrotada por 3-1. Esta será a 5ª vez que a selecção de Marrocos se qualifica a um Campeonato do Mundo, tendo apenas passado a fase de grupos por uma vez, em 1986, acabando eliminada nos oitavos de final pela Alemanha. Hadji, também já retirado, é o jogador com mais presenças em Campeonatos do Mundo, 6 partidas disputadas. Portugal e Marrocos defrontam-se no dia 20 de Junho no Estádio Lujniki, em Moscovo.

Portugal x Irão

Em 2006, Ronaldo fechou as contas do jogo com uma grande penalidade.

Em 2006, Ronaldo fechou as contas do jogo com uma grande penalidade.

Tal como os outros dois adversários de Portugal neste Grupo B, também o Irão realizou uma boa campanha pela fase de qualificação, começando por se qualificar à 2ª fase de grupos da fase de apuramento ao Mundial 2018 ao ser líder invicto do Grupo D, onde faziam parte o Omã, Turquemenistão, Guam e India. Já na 2ª fase de grupos, com adversários um pouco mais capazes, a turma orientada pelo português Carlos Queirós qualificou-se também como líder isolada, e novamente invicta, onde faziam parte a República da Coreia, Síria, Usbequistão, China e Catar.

O técnico português conduzirá então a selecção iraniana para o sua 5ª presença em Campeonatos do Mundo, com esta selecção a nunca ter conseguido ir além da fase de grupos. Não se destaca nenhum melhor marcador, uma vez que vários jogadores apontaram um golo, e Mahdavikia e Andraik são os jogadores com mais presenças, tendo disputado 6 partidas. Portugal e Irão defrontaram-se por duas vezes em toda a história, com Portugal a vencer sempre, uma vez por 3-0 na Taça Independência em 1972, e mais recentemente por 2-0 no Mundial 2006, na Alemanha, com golos de Deco e de Cristiano Ronaldo.

Vendo com atenção cada selecção, provavelmente este não é um grupo assim tão fácil e a qualificação não serão favas contadas.

Boas Apostas!