Internacional – Será em casa, mais concretamente em São Petersburgo, e frente a Israel, que a Rússia terá o grande teste às suas capacidades na caminhada para o Mundial 2014. Equilibradas as contas com Portugal, o seu grande rival neste grupo, com uma vitória de 1-0 para cada lado, é frente às outras equipas do grupo que acabará por ficar decidido quem segue diretamente para o Brasil e quem terá que passar pelo playoff.
A Rússia beneficia, neste encontro, de um Israel bastante fragilizado por ausências, sobretudo nas linhas mais adiantadas da equipa. Isto retira ao conjunto de Eli Guttmann boa parte da sua capacidade concretizadora, o que pode explicar o empate frente ao Azerbaijão, do passado sábado. Ainda assim, o teste dos russos será conseguir rasgar a defensiva israelita, sem que, com isso, venha a perder a sua segurança defensiva.
Nesta partida poderá, também, assistir-se à afirmação do jovem Kokorin como titular de pleno direito da seleção russa. Dividindo funções com o mais experiente Kerzhakov, o jogador do Dínamo de Moscovo é, por estes dias, uma sólida certeza do futebol russo. Utilizando duas referências ofensivas, Capello ganha maior capacidade frente às defensivas adversárias, podendo assim potenciar a qualidade técnica do seu meio-campo – tudo excelentes referências que os portugueses prefeririam ver no playoff, sinal de que a equipa nacional conseguiria terminar em primeiro lugar do Grupo F.
À beira do apuramento
A Itália é uma das seleções que poderá confirmar, já hoje, o seu apuramento. A equipa transalpina defronta a República Checa e, em caso de vitória, assegura o primeiro lugar do Grupo B. Com quatro equipas ainda a lutar pelo acesso ao playoff, Arménia e Dinamarca testam as suas oportunidades, num frente a frente que poderá definir que seleção acompanhará de perto a Bulgária na ambição de jogar o Mundial.
No Grupo C, a Alemanha poderá ficar a apenas um ponto da qualificação, com todo o interesse do grupo a focar-se na segunda posição. A Suécia terá que ultrapassar o Cazaquistão, fora, para seguir isolada, enquanto Áustria e República da Irlanda se defrontam num duelo que poderá deixar uma das seleções sem opções de sonhar com o apuramento.
A Holanda só precisa de vencer em Andorra para festejar mais uma presença no Mundial. No Grupo D, poderá ver a Roménia ficar mais próxima do playoff, caso consiga vencer a Turquia na tarde de hoje. No Grupo E, a Suíça precisa de vencer e de uma favorável conjugação de resultados para poder assegurar já hoje o apuramento. Na Noruega, os suíços procuram uma vitória que, ainda assim, será duramente disputada pela equipa da casa, que precisa de vencer para se manter isolada na segunda posição. O Islândia – Albânia é o outro jogo a ter em conta para se perceber o desfecho do grupo.
No Grupo G, a vitória da Eslováquia na partida da passada sexta-feira reabriu as contas do Grupo, com os eslovacos a reencontrarem os bósnios, agora em casa, e, em caso de vitória, entrando na disputa pela presença no Mundial. Ainda assim, só deverão aspirar ao playoff, já que a Grécia, a jogar em casa frente à Letónia, poderá lançar-se à vitória do grupo. Depois de um mau início, a Ucrânia poderá terminar o dia de hoje em primeiro lugar no Grupo. A quinta vitória consecutiva, agora frente à Inglaterra, poderá valer a oportunidade de enfrentar os jogos finais com vantagem. A Polónia, que caso consiga vencer em São Marino, ficará com 13 pontos, apertará ainda mais as contas de um grupo que, a certa altura, parecia entregue. Nada mais falso.
Boas apostas!