Num ano marcado pelos tons encarnados do Benfica, que venceu a Liga e a Taça da Liga, é quase inevitável que seja desta equipa que saiam a maior parte dos nomeados para os melhores do ano. Trata-se, de certa forma, de fazer jus ao crescimento de um conjunto que entrou em 2016 numa posição precária no campeonato, deu a volta alcançando o título e os quartos-de-final da Liga dos Campeões, para, já na nova época, se mostrar totalmente dominar no campeonato português. Ainda assim, um jovem leão mostra as suas garras e acaba por levar o prémio de revelação do ano, num 2016 que, a nível de seleções, fará sempre parte da história como o ano da primeira conquista num Europeu de futebol.

Equipa do Ano: SL Benfica

benfica-campeao-nacional

Benfica nos festejos do título

O título de campeão resgatado numa luta, quase ombro a ombro, com o Sporting, marcará o ano de 2016 no universo benfiquista. Foi a prova de que o talento dos jogadores pode ser espicaçado até desenvolver uma dinâmica vitoriosa sem grandes brechas em termos de consistência. O Benfica transformou-se nesse tipo de equipa e, juntando título e uma presença histórica nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, encontrou o rumo certo para continuar a dominar em Portugal. Isso mesmo vem sendo provado no início da presente temporada e, mesmo com entradas e saídas, continua a ser o Benfica a equipa com a vantagem da superioridade. Um ano quase perfeito no Estádio da Luz.

Jogador do Ano: Jonas

jonas-benfica

Jonas foi jogador-chave do sucesso encarnado

Apesar de terminar o ano marcado pelas lesões, mas também com um regresso que reaviva as esperanças de ver o melhor Jonas nos relvados, o jogador brasileiro foi, de longe, a peça mais influente no título do Benfica. A qualidade das suas movimentações, a genialidade das decisões e a oportunidade para chegar ao golo transformaram Jonas em elemento incontornável da dinâmica benfiquista, sendo um elemento que faz a diferença num plantel bastante bem recheado de grandes jogadores.

Revelação do Ano: Gelson Martins

gelson-martins

Gelson em Madrid, ponto alto de 2016 para o jovem leão

O Sporting descobriu mais uma pérola e 2016 é o ano da confirmação do talento de Gelson Martins, burilado pela mão de Jorge Jesus para o elevar de nível. As boas exibições nas competições europeias, sobretudo o jogo de Madrid, e a presença constante na seleção fazem de Gelson um dos mais promissores jogadores da sua geração. Num ano que também fica marcado pela ascensão de Renato Sanches na primeira metade, Gelson Martins acaba por beneficiar de ter mais tempo de maturação no campeonato português, onde mesmo não estando o Sporting a atravessar um grande momento, continua a somar créditos para dar o salto para uma liga mais competitiva.

Treinador do Ano: Rui Vitória

O crescimento do Benfica tem em Rui Vitória o seu principal agente. Capaz de herdar uma equipa que, nos primeiros tempos, sentiu, e de que maneira, a saída do seu timoneiro, para a transformar num conjunto onde as decisões dos jogadores acabam por ser a principal arma para dominar é a marca de um técnico que corre, já, para o seu segundo título consecutivo. Defender os jogadores, expondo-os menos ao erro, enquanto os liberta para que sejam eles os verdadeiros elementos diferenciadores tornam Rui Vitória na referência do ano.

Boas Apostas!