Portimonense – Porto (Primeira Liga)
O Porto viaja até ao Algarve para participar no encontro que inaugura a jornada 25 da Primeira Liga 2023/24. Depois da goleada imposta ao Benfica, os “Dragões” querem somar novo resultado positivo para pressionarem os dois primeiros colocados. O Portimonense, por seu turno, ambiciona continuar a distanciar-se dos últimos lugares da tabela.
Análise Portimonense
O Portimonense terminou a época 2022/23 imediatamente acima da linha de perigo e, cumpridas que estão 24 jornadas na atual edição da Primeira Liga, é nas imediações da zona de descida que os algarvios se situam.
A formação do sul do país contabiliza 23 pontos, um a mais que o 16º colocado Estrela da Amadora e mais cinco que Chaves (17º) e Vizela (18º). A margem é reduzida e, na luta pela permanência, todos os pontos contam.
Olhando para o desempenho do Portimonense até então, um dado que “salta à vista” pela negativa é o facto de apresentar um dos ataques menos concretizadores do campeonato. Os algarvios têm tantos jogos disputados quanto golos marcados (24) e só Estrela (23), Vizela (23) e Casa Pia (22) apresentam números piores a esse nível. De resto, os comandados de Paulo Sérgio não fazem golos há 180 minutos, já que os últimos dois jogos culminaram com uma goleada às mãos do Benfica (4-0) e com uma igualdade sem golos na receção ao “lanterna vermelha” Vizela – nos últimos cinco jogos oficiais, o Portimonense não somou qualquer vitória e apontou apenas dois golos.
Em 12 jogos caseiros na presente edição da Primeira Liga, o Portimonense somou três vitórias, quatro empates e cinco derrotas, sendo que marcou em 83 dos jogos e sofreu em 75 por cento das partidas aí disputadas. Num momento em que se prepara para defrontar um dos três principais candidatos ao título, note-se que as receções a Benfica (1-3) e Sporting (1-2) se traduziram em desaires.
Pedrão, expulso na receção ao Vizela, é baixa confirmada para este encontro.
Onze provável: Nakamura, Formiga, Alemão, Gonçalo Costa, Relvas, Dener, Lucas Ventura, Jasper, Carlinhos, Hélio Varela, Hildeberto
Análise Porto
Se o objetivo do Porto passava por dar uma prova de força e demonstrar que ainda tem uma palavra a dizer nas contas do título, a verdade é que o coletivo “azul e branco” foi capaz de fazê-lo de forma cabal na goleada imposta ao Benfica. Os “dragões” impuseram-se categoricamente, encurtaram a distância em relação à segunda posição e, ainda que a liderança esteja a sete pontos de distância (sendo que o Sporting tem menos um jogo), não é menos verdade que ainda falta bastante campeonato e que, de certo modo, alguma esperança se terá reacendido após o mais recente resultado.
Motivação não faltará à equipa orientada por Sérgio Conceição que viaja até ao sul do país apostada em confirmar o amplo favoritismo que possui à entrada para o desafio. A quatro dias do encontro com o Arsenal no Emirates, não se perspetivam grandes alterações na equipa tendo em vista o duelo em solo londrino, já que a prioridade passa por alcançar o terceiro triunfo consecutivo nas provas domésticas e com isso “embalar” para o duelo com os “Gunners”.
As últimas duas deslocações portistas para o campeonato não correram de feição, já que o Porto perdeu em Arouca (3-2) e também deixou dois pontos na visita a Barcelos, ante o Gil Vicente (1-1). Sem desprimor pelo Portimonense, não deixa de ser justo reconhecer que o Porto terá pela frente um adversário com menos argumentos que os dois anteriores e ainda por cima diante do qual possui um histórico francamente positivo: o Porto venceu os últimos 18 embates com o Portimonense, 14 deles de 2017 para a frente. Há cinco jogos que os algarvios não fazem um golo aos portistas, sendo que o encontro da primeira volta se traduziu numa vitória do Porto por um a zero.
Onze provável: Digo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Wendell, Alan Varela, Nico, Francisco Conceição, Galeno, Pepê, Evanilson
Dica de Prognóstico
O Porto chega a Portimão “embalado” pelo grande resultado alcançado diante do principal rival e tudo leva a crer que conseguirá somar mais três pontos frente a um adversário que procurará discutir o resultado até final.
Casas de Apostas com os melhores Bónus