A 12ª jornada da Premier League foi marcada pelo dérbi de Manchester, e claro está com outro dérbi a passar-se nos bancos de suplentes, entre dois dos melhores treinadores do mundo: Pep Guardiola e José Mourinho. O treinador espanhol, desta vez, levou a melhor, vencendo por (3-1). Marco Silva e Nuno Espírito Santo também estiveram em destaque ao pontuarem em deslocações verdadeiramente complicadas. O Wolverhampton empatou no Emirates Stadium, diante do Arsenal, e o Everton em Satmford Bridge, na casa do Chelsea. Com a vitória do Liverpool, tudo permanece igual, em termos de diferença pontual, no topo da Premier League.
Manchester United não resiste no Etihad Stadium
É um clássico que tomou proporções gigantes, desde que o Manchester City foi comprado, e muitos e muitos milhões foram investidos. Esse investimento foi de tal ordem que hoje os citizens estão num patamar acima, de toda concorrência. Além desse pormenor, este é um dérbi que junta dois dos melhores treinadores do mundo, com estilos muito diferentes, mas com muitos títulos. Pep Guardiola levou a melhor num triunfo por (3-1).
David Silva abriu a contagem à passagem do minuto 12, culminando uma grande jogada com Sterling a rasgar toda a defesa do Manchester United, com um cruzamento, onde apareceu Bernardo Silva a cruzar atrasado para a entrada do espanhol. Os citizens foram para o intervalo com uma vantagem mínima, mas logo ao abrir o 2º tempo, o melhor marcador da história dos citizens, Aguero fez um golo de levantar o estádio, à passagem do minuto 48, depois de uma combinação com Mahrez.
O Manchester United ainda reduziu, através de uma grande penalidade, que Martial converteu, mas os citizens iriam sentenciar a partida, ao cair do pano, com Gundongan a finalizar um grande cruzamento de Bernardo Silva. Houve Manchester City a mais para que o Manchester United pudesse resistir.
Liverpool cumpre frente ao Fulham e mantém-se no segundo lugar
Os reds tinham, em teoria, um dos jogos mais acessíveis, recebendo o Fulham que atravessa sérias dificuldades. O pragmatismo e o cinismo da equipa de Klopp veio ao de cima novamente. Ao minuto 40 o Fulham marca, e os jogadores festejam, mas o golo foi invalidado. Alisson lança de imediato o contra ataque, Salah isola-se e no “cara a cara” com Sérgio Rico não vacilou e colocou os reds em vantagem.
A 2ª parte iniciou-se, e não demorou muito até o Liverpool aumentar a vantagem, agora com um golo repleto de qualidade técnica por parte de Shaqiri, aproveitando um super cruzamento de Robertson que cruzou toda a área do Fulham. No entanto, a forma como o “pequeno” génio finalizou é realmente de assinalar. Uma vitória tranquila dos reds, que lhe permite manterem-se no 2º lugar, a dois pontos do Manchester City.
Marco Silva e Nuno Espírito Santo passam nos testes
Esta 12ª jornada prometia ser “dura” para Marco Silva e Nuno Espírito Santo. Ambos jogavam em Londres, frente a dois dos grandes clubes ingleses. O Everton jogou em Stamford Bridge, na casa do Chelsea, e conseguiu aguentar o nulo, muito à custa de uma exibição de grande classe do guardião da seleção inglesa Pickford. O Chelsea foi sempre a equipa mais perigosa, mas Marco Silva sai premiado com um ponto, mantendo o Everton no bom caminho.
Já o Wolverhampton jogou no Emirates Stadium, e o resultado (1-1) foi até “curto” para tão bom desempenho dos wolves. O Arsenal nunca conseguiu lidar bem, primeiro com a boa organização da equipa de Nuno Espírito Santo, e depois com as transições “venenosas”, sobretudo com a verticalidade de Hélder Costa e Adama Traoré, e a mobilidade de Jiménez, como homem mais ofensivo. Este pode ter sido um resultado importante, para recuperar a confiança dos wolves.
Outros destaques:
- O Newcastle demorou a vencer o seu primeiro jogo, nesta edição da Premier League, mas apanhou-lhe o gosto e soma a 2ª vitória consecutiva, ascendendo ao 14º lugar.
- O Tottenham também voltou a vencer, agora no terreno do Crystal Palace, em mais um dérbi londrino. Um golo apenas bastou para somar os 3 pontos e estar no 4º lugar.
- O Huddersfield não foi além de um empate a um golo na recepção ao West Ham e mantém-se em zona de descida de divisão.
- O Leicester recebeu o Burnley e não foi além do nulo. Os foxies regressaram ao King Power Stadium, depois da morte do proprietário do clube.
Boas Apostas!