Penafiel – Braga (Taça da Liga)
Penafiel e Braga vão estar frente a frente esta segunda-feira (7), no Estádio Municipal 25 de Abril, em encontro relativo à primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Os dois emblemas do norte de Portugal integram o grupo A juntamente com Marítimo e Paços de Ferreira, adversários que empataram a uma bola no último sábado.
O Penafiel é um dos únicos quatro emblemas nesta fase de grupos da Taça da Liga que não milita no escalão máximo do futebol português. A formação comandada por Miguel Leal foi reforçada para lutar pelos postos cimeiros da tabela classificativa mas, até ver, não tem estado à altura das melhores expectativas. Ao cabo de seis jornadas, o Penafiel ocupa a 9ª posição com nove pontos, resultado de três vitórias e outras tantas derrotas, contabilizando nove tentos apontados e oito sofridos. Para chegar a esta fase da Taça da Liga, o Penafiel teve que se superiorizar primeiramente ao Académico de Viseu (1-0) e de seguida ao primodivisionário Tondela (1-0). Curiosamente, em três jogos caseiros para a Liga Pro, o Penafiel perdeu com os viseenses logo na primeira jornada (0-2) – único jogo em que não chegou ao golo – e venceu os dois duelos seguintes diante de Cova da Piedade (3-0) e Mafra (2-1). A vitória diante do Cova da Piedade correspondeu à única ocasião em que o Penafiel não sofreu golos na atual edição da Ledman Liga Pro.
No último fim-de-semana, o Penafiel teve que sofrer para avançar na Taça de Portugal, dado que levou de vencida a equipa do Mortágua, fora e portas, já no prolongamento e por três bolas a duas.
O experiente avançado Pires é o melhor marcador da equipa com cinco golos, seguido de Ronaldo Tavares, jogador com passagem pela formação do Sporting.
Onze provável: Léo Navacchio, Felipe Macedo, Vinícius, Inácio Santos, Rafa Sousa, Capela, Romeu Ribeiro, Ludovic, Gleison, Yuri, Pires
A Taça da Liga é sempre uma competição especial para o Sporting de Braga, dado que estamos a falar de uma prova cuja “final-four” é disputada na “sua” Pedreira. O envolvimento em várias frentes tem atrapalhado a prestação do Braga nas provas internas na atual temporada, ou não estivéssemos a falar de uma equipa que já leva nada mais nada menos que 13 jogos oficiais nas pernas, carga considerável sobretudo se tivermos em conta as várias deslocações realizadas.
Os “Guerreiros do Minho” não perdem há quatro jogos. Na fase de grupos da Liga Europa, foram venceram ao reduto do Wolves (0-1) e empataram em casa com os eslovacos do Slovan (2-2) – provavelmente a pior exibição europeia da época -, ao passo que, para o campeonato, empataram a dois com o Marítimo em casa e foram a Portimão triunfar pela margem mínima (0-1). Seguem-se dois jogos consecutivos para a Taça da Liga, em tempo de pausa para compromisso de seleções, sendo que o Braga é o grande favorito ao acesso a partir do grupo A – os bracarenses vão deslocar-se aos redutos de Penafiel e Paços, recebendo o Marítimo.
O Braga entrou em cena na última quinta-feira e agora viaja até ao terreno do Penafiel. A equipa teve tempo para recuperar, preparar a partida, sendo que se perspetivam algumas alterações na equipa em relação ao onze habitual, sem que isso mexa com o favoritismo da equipa forasteira.
Em 13 encontros oficiais, o Braga só ficou em branco na receção ao Benfica (0-4) e na visita a Setúbal (1-0). Em termos absolutos, o Braga marcou em 21 ocasiões e sofreu 17 tentos. Nos últimos cinco encontros oficiais, sofreu golos em três desafios.
Onze provável: Matheus, Esgaio, Pablo, Bruno Viana, Sequeira, Palhinha, Fransérgio, Horta, Trincão, Galeno, Rui Fonte
O Braga encara a participação na Taça da Liga e custa a crer que não pontue no 25 de Abril.