A uma jornada do fim da fase de grupos da Taça Asiática 2019, as seleções e Coreia do Sul e Irão, ambas orientadas por portugueses, já têm presença assegurada nos oitavos de final da competição.

Paulo BentoNo grupo C, resta saber quem segue em frente com estatuto de líder, uma vez que daí dificilmente sairá um dos terceiros melhores colocados. A Coreia do Sul de Paulo Bento venceu os dois jogos que disputou, tal e qual como a congénere da China, reservando a discussão do primeiro lugar para o confronto entre si, na última jornada. Os coreanos venceram as Filipinas por uma bola a zero e, no segundo desafio, bateram o Quirguistão pelo mesmo resultado. De momento, pese embora a igualdade pontual, a seleção chinesa é líder do grupo em virtude da vantagem tanto no capítulo do “goal average” – tem três golos positivos (cinco marcados e um sofrido), ao passo que a Coreia tem apenas dois (dois tentos apontados e zero sofridos). O encontro entre as duas nações está agendado para as 13h30 (Portugal continental) da próxima quinta-feira. O vencedor do grupo C vai enfrentar o melhor terceiro de entre as equipas que terminarem nessas posições nos grupos A, B e F. Já o segundo colocado, terá que medir forças com o vencedor do grupo D.

A situação do Irão de Carlos Queiroz é idêntica. No grupo D, Iraque e Irão lideram com seis pontos cada, ao passo que Vietnam e Iémen ainda não sabem o que é pontuar. A derradeira jornada vai colocar as duas equipas frente a frente. Os iranianos, nas duas rondas já disputadas, golearam o Iémen por cinco bolas a zero e foram triunfar ao Vietnam por dois tentos sem resposta. O encontro entre as duas seleções que encabeçam o grupo está marcado para quarta-feira, a partir das 16 horas.

Encontro entre Paulo Bento e Carlos Queiroz nos “oitavos”? Pode acontecer

A equipa que terminar na segunda posição do grupo C, da Coreia do Sul, vai medir forças com o líder do grupo D. Nesse sentido, poderá estar à vista um embate entre as duas equipas com liderança portuguesa nesta Taça Asiática: caso a Coreia do Sul não vença a China, terminará no segundo lugar do grupo C, podendo vir a marcar encontro com o Irão caso os eleitos de Queiroz terminem o grupo no primeiro lugar.

Para além de China, Coreia do Sul, Iraque e Irão, já estão apurados para os oitavos-de-final as seleções dos Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Qatar, Arábia Saudita, Uzbequistão e Japão.

Boas apostas!