Enorme sensação do fim-de-semana na Ligue 1, o campeão em título voltou a quebrar e a lançar dúvidas sobre a sua capacidade para assegurar o título. Não só perdeu, mas foi goleado em Montpellier. Assim, Nice e AS Monaco distanciaram-se, em jogos em que voltaram a demonstrar estar em apurado momento de forma. Em suma, as notícias da “morte” do Nice revelaram-se bastante precipitadas…
Derrotados e goleados
Inesperado resultado em Montpellier, em que a equipa da casa conseguiu uma gorda vitória sobre o Paris SG, por 3-0. A equipa do Hérault entrou bem no jogo, conseguindo evitar o maior ímpeto ofensivo dos parisienses e assegurando a sua capacidade para lutar pelos pontos. O momento do jogo acabou por acontecer já perto do intervalo, quando Lasne abriu o marcador para a equipa da casa.
Depois do intervalo, esperava-se maior reação da equipa visitante, mas voltou a ser o Montpellier a chegar ao golo, com Shkiri a finalizar ainda antes dos 50 minutos. A perder por 2-0, o Paris SG tentou recuperar, com Unai Emery a modificar toda a frente de ataque através de substituições. A incapacidade para chegar ao golo manteve-se regular e foi mesmo o Montpellier quem colocou fim à disputa, com Boudebouz a fazer o terceiro golo com poucos minutos para terminar.
Nice e Monaco sem dúvidas
Quando muitos se deparavam com a hipótese do Nice largar o primeiro lugar, a dupla jornada desta semana permitiu-lhe solidificar a liderança. Neste domingo, a fechar a jornada 16, a equipa do Nice recebeu o Toulouse e mostrou características de conjunto vencedor. Durante a primeira parte, largo destaque para Dante, que em três minutos fez duas assistências para golo, com passes em profundidade que traíram o avanço da linha defensiva do Toulouse. Plea e Belhanda finalizaram.
A equipa de Toulouse chegou a prometer mais no início da temporada, mas vem revelando naturais dificuldades se olharmos ao seu contexto. Está, de facto, muito melhor do que na última edição do campeonato, mas não ao ponto de poder lutar por posições mais cimeiras que o atual oitavo lugar. Seri, na segunda parte, fechou o marcador em 3-0.
O AS Monaco continua a sua impressionante caminhada para ser o melhor ataque dos campeonatos europeus. Neste momento, a equipa do Principado tem mais 19 golos marcados do que o Paris SG, na Ligue 1, sendo que os campeões em título levam 30 tentos marcados.
Recebendo o Bastia, o Monaco começou a ganhar logo aos 10 minutos, com golo de Mbappe-Lottin, mas precisou de chegar à segunda parte para construir a sua goleada. E nem foi preciso muito tempo. Em 13 minutos, entre os 66 e os 79, quatro golos marcados por Lemar, Falcao (duas vezes) e Carrillo. Impressionante.
A vergonha da jornada
Um jogo desta jornada não chegou ao fim. Enquanto no relvado Metz e Lyon disputavam de forma equilibrada, com vantagem para os homens da casa, um jogo bastante interessante, das bancadas veio um petardo que rebentou junto do guarda-redes Anthony Lopes, que teve que sair devido ao impacto do rebentamento.
Este tipo de situações volta a atingir a qualidade do jogo, sendo incompreensível como medidas mais duras não são tomadas para colocar fim às mesmas. As notícias da recuperação de Lopes no espaço de duas semanas permitem algum alívio, por não se confirmarem as piores expetativas, mas o simples facto de se ter suspendido um encontro, visto um jogador a caminho do hospital e vê-lo impedido de jogar durante algumas semanas deveria ser suficiente para se perceber que certas coisas têm mesmo que acabar.