Está, definitivamente, marcado este início de Ligue 1 pela forma como a equipa do Paris SG não consegue cumprir com os seus objetivos de dominação tranquila do campeonato francês. Este fim-de-semana, em Toulouse, frente a uma equipa muito jovem e de pensamento rebelde, o campeão orientado por Unai Emery voltou a cair. Enquanto isso, Nice e AS Monaco somaram vitórias pela margem mínima e seguem na frente, numa jornada que confirma os momentos positivos de Bordéus e Metz, vê o Lyon a perder uma vez mais e o Marselha a conseguir dar mostras de vida.
Pascal Dupraz consegue-o outra vez
Atrevimento puro, aquilo que o Toulouse apresentou na receção ao Paris SG na passada sexta-feira. A equipa orientada por Pascal Dupraz não se importou com o facto de ter jogado a meio da semana, nem de estar perante uma equipa que, no que toca a experiência e talento, estará uns furos acima. Sempre provocando calafrios com uma pressão muito alta e a não dar tempo de decisão ao portador da bola, o Toulouse conseguiu manter o PSG longe da sua baliza e acabou por conseguir, no início da segunda parte, tomar conta do encontro, no seguimento de uma grande penalidade cometida por Serge Aurier. Bodiger avançou para a marcação e fez o 1-0.
A jogar com menos um, já que Aurier acabou expulso no lance do primeiro golo, o Paris SG esboçou uma reação, mas o Toulouse não deixou de se manter por cima, numa partida que ganhou ritmo, mas não originou a quebra das linhas da equipa da casa. Pascal Dupraz vai cumprindo com a sua promessa de ter uma equipa muito trabalhadora e com claras intenções de terminar numa posição elevada na classificação da Ligue 1. Durmaz, um dos jogadores lançados no decorrer da segunda parte, viria a ser o autor de mais um golo, fechando assim as contas de uma partida que deixam o Toulouse na terceira posição da tabela.
Nice e Monaco cumprem com obrigação
Os líderes vão acumulando obrigações e, quer Nice, quer AS Monaco, não deixaram de o fazer neste fim-de-semana. A equipa do Nice, vinda de uma goleada sobre o seu, agora, perseguidor, foi até Nancy para vencer por 1-0. O golo surgiu à hora de jogo, por Plea, permitindo assim que o conjunto da Côte d’Azur se mantenha mais uma semana no primeiro lugar, enquanto cumprirá com o seu calendário na Liga Europa.
Também com pensamentos nos jogos europeus, o AS Monaco viu-se a perder perante o Angers, em casa, quando Diedhiou fez o golo ao minuto 55. Crescia assim uma espécie de fantasma de quebra generalizada das forças monegascas, mas a reação não demorou a surgir, com Glik e um defesa do Angers a contribuir com um autogolo. Leonardo Jardim conseguiu, desta forma, impor a ideia de que a derrota em Nice foi uma exceção, partindo para o jogo da Liga dos Campeões com o segundo lugar seguro na Ligue 1.
A jornada em curtas
- Sólidos na corrida à Europa continuam o Bordéus e o Metz. Os Girondinos até poderiam ter-se isolado no quarto lugar, mas ficaram pelo empate frente ao Caen, enquanto o Metz foi vencer a Montpellier com golo de Erding.
- Quem não arranca é o Lyon, que depois de ter regressado às vitórias perdeu no terreno do Lorient. Graças a esse resultado, fuga ao último lugar, onde agora reside o Lille de Éder e Rony Lopes.
- Por falar em vitórias, o Marselha fez figura, pois mesmo tendo entrado a perder frente ao Nantes, com golo de Sala, o Olympique deu a volta e conseguiu ganhar, graças a golos de N’Jie e Gomis. René Girard é que não estará nada contente com esta sua prestação no conjunto canarinho…
Boas Apostas!