Depois de perderem em Santiago Bernabéu no El Clássico, o Real Madrid cedeu o 1º lugar ao Barcelona, graças à diferença de golos, e mesmo contando com um jogo a menos que os catalães, os madrilenos precisam de vencer todos os jogos nesta recta final. Com a recepção ao Valencia, as coisas ficaram complicadas com o golo de Parejo, empatando a eliminatória, mas Marcelo fez o favor de desempatar com um golo perto do fim. Já os rivais da Catalunha também levaram a melhor no derby com o Espanyol, ficando tudo igual nas contas do campeonato.

Ronaldo e Marcelo dão vitória em Bernabéu

Marcelo e Ronaldo apontam os dois golos da partida.

Ronaldo e Marcelo apontam os dois golos do Real Madrid na partida.

Depois de perderem contra o Valencia na primeira volta do campeonato espanhol, este era um jogo especial para o Real Madrid, que não só queria vingança pela derrota no Mestalla como também sabiam perfeitamente que não podem perder pontos. A partida começou e o Valencia foi o primeiro a estar muito perto do golo, ainda antes do 1º minuto chegar ao fim, com Santi Mina rematar para defesa de Navas, e na recarga a acertar no poste. A resposta madrilena chegou aos 11 minutos, com Ronaldo a cruzar para cabeceamento de Benzema, mas à figura de Diego Alves.

As duas equipas continuaram a criar perigo, com o Real Madrid mais atrevido, e aos 25 minutos um livre-directo de James Rodríguez quase que parava dentro da baliza, mas acabou por passar mesmo rente ao poste. Ainda assim, apenas 1 minuto depois, noutro lance madrileno, Carvajal executa um grande cruzamento para dentro de área e, como era de esperar, movimentação, salto e cabeceamento perfeitos de Cristiano Ronaldo terminam em golo. A partida acabou por chegar ao intervalo e, já no segundo tempo, Benzema recebe um passe de Marcelo no flanco esquerdo, corta para dentro e remata em jeito, com a bola a embater no poste, sobrando para Carvajal, que entrega a Modric e que acaba por sofrer uma grande penalidade, sendo puxado por Pareja. Estavam passados 55 minutos e Cristiano Ronaldo foi chamado a marcar o castigo máximo mas Diego Alves levou a melhor.

Com um segundo sem tantas oportunidades como o primeiro, foi apenas aos 81 minutos que voltou a surgir uma nova situação de perigo, desta vez a favor do Valencia, que terminou com Parejo a igualar a partida na cobrança de um livre-directo muito bem marcado, com Navas ainda a tocar na bola. Aos 85 minutos, é Morata que começa a jogada para o 2-1, entregando para Marcelo que finalizou de forma clínica com o seu pior pé.

Barcelona vence dereby da Catalunha

Barcelona volta a vencer derby da Catalunha.

Barcelona não desarma da corrida pelo título.

Como era de esperar de um derby da Catalunha, este foi um encontro intenso que acabou a favor do Barcelona, vencendo por 3-0 em casa do Espanyol, com a turma caseira a ficar em branco no marcador, embora não tenha sido por falta de oportunidades. A primeira grande ocasião de golo chegou aos 4 minutos, com Piatti a passar para Jurado, que mesmo sozinho acabou atirar ao lado. No resto da primeira parte só deu Barcelona, mas nenhuma das equipas foi capaz de marcar golo até chegar ao intervalo.

Foi então aos 49 minutos que apareceu o primeiro golo do jogo, com Suárez a aproveitar um mau passe de Jurado, interceptando a bola e partindo sozinho para cima do guarda-redes Diego López, fazendo o 0-1. O Espanyol tentou responder, com Jurado ainda a fazer um forte remate aos 69 minutos, mas Stegen fez uma excelente intervenção. Na resposta, aos 75 minutos, uma arrancada de Messi levou os jogadores todos a trás e, já à entrada da grande área, tocou apenas para o lado onde Rakitic estava sozinho, que de primeira não facilitou. Ao cair do pano, novamente Messi, cruza para Suárez que veio a fazer uma diagonal da direita para dentro e aproveitou o mau corte do defesa do Espanyol para finalizar e ditar o 0-3, fechando as contas do jogo.

Outras curtas da jornada:

  • Atlético de Madrid goleou em casa dos Las Palmas por 0-5.
  • Sevilla perdeu terreno na corrida pelo 3º lugar ao sair derrotado de casa do Málaga, por 4-2.
  • Athletic Bilbao mantém 6º lugar com vitória em casa do Celta de Vigo.
  • Real Sociedad vence Granada por 2-1 e continua no encalço do Athletic Bilbao e do Villarreal.

Boas Apostas!