Paraguai – Uruguai (Mundial 2018)
O estádio Defensores del Chaco, em Asunción, acolhe o duelo entre Paraguai e Uruguai na 16ª jornada da fase de qualificação para o Mundial 2018, zona CONCACAF. A seleção do Paraguai foi a grande surpresa na 15ª jornada destas eliminatórias de apuramento para o Mundial 2018. A formação que equipa de vermelho e branco foi ao Chile conquistar uma vitória por três golos sem resposta, resultado que superou a melhor das expectativas. A estratégia adoptada pelos comandados de Francisco Arce deu frutos, com a equipa a assumir-se letal em contra-ataque. Foi o terceiro triunfo da seleção paraguaia a jogar fora de portas nesta etapa de qualificação, após os sucessos registados na Venezuela (0-1) e na Argentina (0-1).
Capaz do melhor e do pior nesta etapa de qualificação, o Paraguai ocupa agora o 7º posto da tabela, mas segue com aspirações de apuramento para a fase final do campeonato do mundo, uma vez que está a apenas dois pontos de Argentina (5º), Chile (4º) e a três deste Uruguai (3º). A Bolívia e a Venezuela são as únicas duas seleções que já são “cartas fora do baralho” nesta zona de apuramento sul-americana.
No último desafio que disputaram em casa, os paraguaios venceram o Equador (2-1). A estratégia para este desafio com o Uruguai será diferente, uma vez que a equipa paraguaia vai ser obrigada a assumir mais o jogo que no Chile, sabendo que também terá pela frente uma equipa de créditos firmados no que diz respeito a transições para o ataque.
Onze Provável: Anthony Silva, Jorge Moreira, Júnior Alonso, Gustavo Gómez, Paulo da Silva, Miguel Samudio, Victor Cáceres, Cristian Riveros, Miguel Almirón, Óscar Romero, Lucas Barrios
O Uruguai atravessa a sua pior fase desde que iniciou esta fase de qualificação para o Mundial 2018. A atual série negativa já vai em quatro jogos sem vencer, incluindo três derrotas. Na madrugada de quinta (31) para sexta (1), os “charrúa” empataram sem golos na receção à Argentina, resultado que surge após desaires consecutivos frente a Chile (3-1), Brasil (1-4) e Peru (2-1).
Urge colocar um ponto final na atual série negativa, sendo certo que esta seleção uruguaia tem mais do que qualidade para dar a volta por cima. Na terceira posição do grupo com 24 pontos, a qualificação não está garantida, mas encontra-se bem encaminhada, sobretudo se tivermos em conta que depois desta (exigente) deslocação ao Paraguia, a seleção treinada por Oscar Tabárez defrontará as duas últimas colocadas do grupo: Venezuela e Bolívia.
O nulo diante da Argentina constituiu a segunda ocasião em que os uruguaios ficaram a “zeros” nesta fase de qualificação. Com Suárez e Cavani na frente de ataque, não conseguir chegar ao golo é sempre algo digno de nota. A única vitória fora de portas conquistada pelo Uruguai nesta fase de qualificação surgiu logo na primeira jornada, diante da Bolívia (0-2).
Onze Provável: Fernando Muslera, Martín Cáceres, Diego Godín, José Giménez, Gastón Silva, Matías Vecino, Álvaro González, Nahitan Nández, Cristian Roríguez, Edinson Cavani, Luis Suárez
É provável que as duas equipas consigam marcar nesta partida.