Paraguai – Colômbia (Mundial 2018)
Com o aproximar do final da primeira volta na fase de qualificação para o Mundial 2018 da CONMEBOL, começam, também, a definir-se quais as seleções mais fortes do continente. Com o Uruguai, o Brasil e a Argentina a chegarem-se aos lugares cimeiros, a Colômbia tem nesta deslocação ao Paraguai uma boa oportunidade para reforçar o seu estatuto de mundialista. Isto porque, na corrida, estão também seleções como Equador e, sobretudo, o Chile, abrindo-se assim espaço para a probabilidade de uma das seleções com pergaminhos vir a acabar fora da prova. Responsabilidade para os colombianos, enquanto a equipa paraguaia se quer manter com hipóteses de voltar a jogar um Mundial.
Ao fazer uma boa primeira volta, o Paraguai vê alargar-se as perspetivas de lutar por uma posição no Mundial, mesmo se, nos dias de hoje, não possa ser visto como uma das melhores seleções da América do Sul. Os empates caseiros com Argentina e Brasil demonstram bem do potencial da equipa, sobretudo atuando em casa, sublinhando-se ainda um outro empate no Equador. É a velha tática da galinha que vai enchendo o papo, ponto a ponto, conseguindo desta forma ter o suficiente para começar a criar inquietação frente aos adversários. No último encontro disputado, em setembro, foi goleado no Uruguai, no que pode ser entendido como uma espécie de reencontro com a realidade, tendo agora dois encontros muito complicados onde precisará de, pelo menos, pontuar num deles. A jogar em casa com a Colômbia, antes de ir até à Argentina, esta parecerá a sua melhor possibilidade. A equipa lida também com algumas ausências, com a indisponibilidade de Ortigoza e Roque Santa Cruz, sendo que Federico Santander também acabou excluído da chamada.
Onze Provável: Barreto – Moreira, Pablo Aguilar, Da Silva, Candia – Ayala, Almirón, Riveros, Oscar Romero – Lucas Barrios, Derlis González.
A Colômbia tem razões para se preocupar. Apesar de ser uma das equipas mais fortes do continente, a sua posição nesta corrida para o Mundial 2016 não é muito confortável e explica-se facilmente. Até agora, os colombianos perderam para o Uruguai, Argentina e Brasil, tendo também empatado frente ao Chile. Ou seja, incapazes de bater os conjuntos que são vistos como igualmente fortes, os colombianos expõem-se à proximidade de outras seleções, como o Equador, ou mesmo como o Paraguai, que nesta quinta-feira jogará para ultrapassar os colombianos na tabela classificativa. Nos jogos realizados em setembro, a equipa cafetera venceu a Venezuela, em casa, por 2-0, tendo perdido na deslocação ao Brasil. Em nova deslocação, estará, na prática, proibido de perder, sendo que soará o alarme caso isso aconteça. A equipa não apresenta grandes ausências na sua convocatória, havendo apenas um destaque para a saída de Teo Gutierrez, que pagará o preço de ter deixado de ser titular no Sporting, não tendo marcado qualquer golo nas partidas que realizou com o Rosario Central.
Onze Provável: Ospina – Medina, J. Murillo, O. Murillo, Diaz – Barrios, C. Sanchez – James Rodriguez, M. Torres, Muriel – Bacca.
As duas equipas defrontaram-se já este ano, em jogo da Copa América Centenário, com a vitória a sorrir ao conjunto colombiano por 2-1.
O favoritismo mantém-se do lado da Colômbia, ainda que a equipa paraguaia, a jogar em casa e com a ambição de conquistar um bilhete para a Rússia, seja um adversário a ter em conta.