Panathinaikos – Maccabi Electra (Euroleague)
Um verdadeiro clássico da Euroleague a fechar o Grupo D, com os israelitas do Maccabi Electra a terem garantida a vitória final, enquanto para os gregos do Panathinaikos a partida tem ainda um interesse mais lato, dado que poderão terminar em qualquer posição entre o segundo e o quarto lugar, dependendo de como acabar o encontro entre o Laboral Kutxa e o Lokomotiv Kuban, que se disputará na noite de sexta-feira. Ainda assim, é seguro que ambos os conjuntos tentarão, com todas as suas forças, alcançar a vitória.
O Panathinaikos pagou caro a inconstância nesta fase de grupos, terminando a primeira parte da competição sem qualquer vitória no terreno das equipas que conseguiram o apuramento consigo. São três derrotas que vergaram a equipa grega e a deixam dependente de terceiros para alcançar a melhor posição possível, algo que agora já é, apenas, o segundo lugar do grupo. A força do conjunto do Pireu tem em Dimitris Diamantidis um elemento central, com James Gist e Jonas Maciulis a destacarem-se no capítulo da concretização. O lituano é também um dos jogadores mais eficazes no ressalto, acompanhado por Fotsis e Stephane Lasme, um verdadeiro tronco de força no jogo interior. Defensivamente, todo o conjunto é bastante ativo na recuperação da bola, sendo essa intensidade uma das possíveis chaves para resolver a partida a favor da equipa grega na tarde de quinta-feira.
O Maccabi Electra viaja com alguma tranquilidade até Atenas, tendo em conta que tem o primeiro lugar garantido. Os israelitas apenas perderam com o Laboral Kutxa, por duas vezes, e com essa regularidade conseguiram resolver as contas antes da última jornada. Como já referimos antes, muita da qualidade do conjunto israelita está concentrada na capacidade de Joe Ingles estar em todos os momentos do jogo. De resto, cabe aos norte-americanos da equipa, Ricky Hickman, Devin Smith e Shawn James fazerem a diferença em termos de intensidade e pontos. Em termos coletivos, o Maccabi é comparativamente muito parecido com o Panathinaikos, contando também com um portento no jogo interior, Sofoklis Shortsanitis, que visitará a sua antiga casa e terá a ambição de mostrar serviço.
Num encontro que acabará por ser decidido nos pormenores, é bom lembrar o que aconteceu no encontro entre as duas equipas em Telavive, onde o Maccabi acabou por vencer por ter uma escolha de lançamento muito mais eficaz e cuidada do que o seu adversário. Será nesse ponto que o Panathinaikos poderá melhorar e, através disso, garantir uma vitória que o poderá levar a fechar o grupo em segundo lugar.
*
O apuramento está ainda em aberto para cinco das 16 participantes na segunda fase. No grupo A, o Partizan tem vantagem e recebe o CSKA Moscovo, enquanto o JSF Nanterre recebe o Fenerbahce. Aos sérvios, bastará fazer o mesmo resultado que os franceses para avançar na prova. No grupo B, o Brose Baskets terá que vencer a sua partida para mexer com as contas de um grupo onde o Anadolu Efes e os lituanos do Zalgiris, que jogam na Alemanha, estão em vantagem na luta pelo apuramento. Finalmente, no grupo C, o Unicaja Málaga tem uma leve vantagem sobre os seus adversários e, caso vença, condenará o Montepaschi Siena em detrimento do Bayern. Se os italianos vencerem, então as contas poderão complicar-se para o conjunto germânico, que recebe o Galatasaray.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus