Panamá – Nicarágua (Gold Cup 2017)
A seleção do Panamá estreou-se com um resultado positivo na Gold Cup 2017, ao empatar a um golo com os Estados Unidos, nação anfitriã da prova. A Nicarágua, por seu turno, caiu diante da seleção de Martinica, resultado muito comprometedor no que diz respeito ao acesso à próxima fase da principal prova de seleções da CONCACAF.
Terceira colocada da Gold Cup 2015, a seleção panamiana entrou bem na Gold Cup 2017, dividindo pontos com a congénere dos Estados Unidos, anfitriã da prova. Em Nashville, o Panamá sofreu um golo a abrir a segunda parte, porém, soube reagir ao cenário de desvantagem e reestabeleceu o empatou ao minuto 60, com um golo de Miguel Camargo, avançado que atualmente milita no New York City da Major League Soccer. Com Ismael Díaz (FC Porto B) na equipa titular e Fidel Escobar (ex-Sporting B) no onze inicial, a seleção treinada pelo colombiano Hernán Darío Gómez conquistou um ponto importante frente à seleção teoricamente mais forte deste grupo B.
Segue-se a seleção da Nicarágua e a equipa panamiana sabe que uma vitória nesta segunda jornada praticamente garante um lugar na fase seguinte. O histórico recente das duas seleções fala por si e a formação do Panamá tem a responsabilidade de conquistar os três pontos neste encontro.
Onze Provável: José Calderón, Michael Murillo, Juan Carlos Vargas, Roberto Chen, Luis Ovalle, Gabriel Gómez, Aníbal Godoy, Yoel Bárcenas, Gabriel Torres, Ismael Díaz, Miguel Camargo
Jogo de “tudo ou nada” para a seleção da Nicarágua neste grupo B da Gold Cup 2017. Caso queira continuar a sonhar com o acesso aos quartos-de-final do torneio, pontuar (no mínimo) frente a esta equipa do Panamá é condição necessária. À entrada para o encontro inaugural entre Martinica e Nicarágua já se sabia que quem vencesse, daria um importante passo rumo à fase seguinte. A vitória sorriu a Martinica por duas bolas a zero e a Nicarágua ficou em muito maus lençóis, desejando o insucesso da principal concorrente na luta pelo terceiro lugar e, pior que isso, ficando dependente de alcançar bons resultados diante das duas melhores seleções do grupo: Estados Unidos e Panamá. A hipóteses de sucesso da Nicarágua nos dois confrontos que faltam são altamente reduzidas, tal como demonstram as odds das casas de apostas.
Por muito necessitada que esteja, a equipa da Nicarágua não deverá ter argumentos suficientes para pontuar e lutar pelo acesso à fase seguinte. Não sofrer cedo será determinante para, já que mais não seja, a seleção da Nicarágua poder discutir o jogo.
Onze Provável: Justo Lorente, Josué Quijano, Erick Téllez, Luis Copete, Manuel Rosas, Marlon López, Bismark Montiel, Luis Galeano, Carlos Chavarria, Jorge García, Elvis Figueroa
O Panamá tem condições para vencer a partida de uma forma relativamente tranquila, provavelmente por uma margem superior a um golo de diferença.