O Brasileirão tem destas coisas. Há quatro jornadas atrás, depois da vitória do Santos em casa do Palmeiras, a sanidade de quem insistisse em colocar o “Verdão” entre os candidatos ao título seria questionada. Hoje, concluída que está a 30ª jornada, o campeão em título surge no segundo posto e parece reentrar na discussão. Alberto Valentim cada vez mais perto de ser “efetivado”.

Foto: " Cesar Grego/Ag. Palmeiras/Divulgação"

Foto: ” Cesar Grego/Ag. Palmeiras/Divulgação”

A quebra do Corinthians é clara. O emblema Paulista atravessa a pior fase da atual temporada e venceu apenas um jogo nas últimas seis jornadas do campeonato brasileiro, permitindo a aproximação dos principais concorrentes. O “Timão” ainda goza do conforto proporcionado por uma vantagem que atualmente é de seis pontos em relação ao Palmeiras e ao Santos, mas a fraca qualidade exibicional que a equipa tem demonstrado ao longo das últimas jornadas suscita natural preocupação nos adeptos. Em declarações ao “GloboEsporte”, o matemático Tristão Garcia considera que o Corinthians continua a ser amplamente favorito à conquista do título, mas aponta um dado interessante: pela primeira vez, o “Timão” está abaixo da dita “média de campeão”, que corresponde a dois pontos conquistados/jogo. Para se ter uma ideia mais clara sobre o mau momento do Corinthians, note-se que, considerando uma tabela relativa ao desempenho das equipas na segunda parte do Brasileirão, o Corinthians surgiria apenas na 16ª posição com 12 pontos.

Nesta 30ª jornada, o “Timão” perdeu o segundo jogo consecutivo fora de portas, desta vez na deslocação ao Engenhão para enfrentar o Botafogo. Brenner deu vantagem à equipa local no início da segunda parte, Jô empatou à hora e jogo mas Igor Rabello, a 14 minutos do fim, fez o golo que resultaria na vitória botafoguense. Seis pontos de vantagem numa altura em que ainda estão 24 por disputar e, dentro de duas jornadas, um encontro que poderá ditar muito daquilo que será a ponta final deste Brasileirão 2017: Corinthians – Palmeiras, na Arena de Itaquera.

Em contraponto com o que acontece ao Corinthians por esta altura, o Palmeiras dá interessantes sinais de vitalidade, recuperando depois de uma derrota na receção ao Santos (0-1) que parecia hipotecar em definitivo a hipótese de renovar o título de campeão brasileiro. O ainda campeão em título venceu nas últimas três jornadas e o sucesso alcançado no sábado, em casa do Grêmio (1-3), corresponde à maior prova de força da equipa Paulista nesta fase. O Palmeiras tem estado a muito bom nível nesta segunda metade do Brasileirão 2017, sendo que só o Botafogo pontuou mais no ciclo de jogos descrito – o “Fogão” tem a sua chance de garantir o acesso à Libertadores pelo segundo ano consecutivo cada vez mais reforçada.

O Santos tem os mesmos 53 pontos que o Palmeiras, no entanto, a vitória em casa do “Verdão” corresponde ao único sinal positivo ao longo das últimas jornadas. Antes da vitória “magra” (1-0) na receção ao “lanterna vermelha” Atlético Goianiense na presente jornada, o “Peixe” tinha deixado dois pontos em cada um dos três jogos que disputou, todos frente a emblemas que lutam por não descer de divisão. O Santos vacilou frente à Ponte Preta (1-1), ao Vitória (2-2) e ao Sport (1-1), demonstrando que é, muito provavelmente, o menos “confiável” dos atuais candidatos à conquista do título.

Boas Apostas!